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Na prática, por onde começar uma estratégia de marketing digital?

Uma das ferramentas indispensáveis para quem quer divulgar uma empresa é o marketing. Para que a estratégia de marketing digital seja efetiva, entretanto, é preciso saber usar o potencial da ferramenta. Para isso, o primeiro passo é criar um planejamento das ações a serem executadas com os respectivos objetivos.

Sem ele, a execução pode ser prejudicada. É essencial, portanto, dedicar um tempo para essa fase para evitar os erros mais recorrentes. Quer saber como se planejar e o que incluir nesse processo? Então, acompanhe o post a seguir e compreenda!

Planejamento

Antes de começar a planejar, é preciso pesquisar. Essa pesquisa aponta o caminho a ser seguido no planejamento. É preciso, então, considerar o cenário em que sua empresa atua, o desempenho da concorrência e as oportunidades do mercado para poder traçar os objetivos da marca e definir as metas que se quer atingir.

Plano de ação

Nesta etapa, são escolhidos os canais a serem usados na campanha, a partir dos objetivos estabelecidos no planejamento. Vale, ainda, observar que cada canal tem seu tipo específico de linguagem. O plano de ação pode deixar clara essa diferença e as características de cada meio de comunicação utilizado.

É preciso ter em mente que se deve diversificar os canais e o conteúdo de acordo com os benefícios de cada um deles. O Facebook é a maior rede social do mundo e tem ótimo alcance. O Twitter, por sua vez, permite comunicação instantânea e direta com o público. Já o LinkedIn garante visibilidade para parcerias.

Persona

Definir o perfil do consumidor ideal é essencial. Afinal, é com ele que a empresa precisa falar. Por isso, a marca deve conhecer seus interesses e atuar no sentido de satisfazê-los. Caso contrário, existe chance de que a mensagem não chegue a eles da forma como deveria.

Quando a comunicação com esse público é eficiente, a empresa consegue encantar justamente os clientes que têm mais chances de serem fidelizados. O objetivo é justamente direcionar a mensagem àqueles que estão mais propensos a comprar o produto da marca.

Cronograma

O cronograma é essencial para que seja possível controlar a frequência das atualizações e a distribuição do conteúdo. Ele pode ser feito em forma planilha, mas já existem ferramentas específicas para fazer essa tarefa de forma mais eficiente e eficaz.

Ter um critério para a frequência das publicações evitar que se publique muito em um único dia e que, depois, passem vários dias sem qualquer sinal de presença da empresa. É preciso lembrar que há muita informação on-line e o consumidor muitas vezes fica sobrecarregado. Vale, então, considerar os horários e os períodos em que a mensagem tem maior alcance.

Monitoramento

Todo esse trabalho deve ser monitorado para que seja possível determinar se os resultados esperados estão sendo atingidos. Entre as métricas relevantes a serem consideradas estão:

  • número de visitas ao site;
  • páginas com o maior número de acessos;
  • origem de cada visita;
  • compra dos produtos;
  • quantidade de cadastros preenchidos.

A mensuração dos resultados é fundamental para que seja possível calcular o retorno sobre o investimento (Return on Investment – ROI), as taxas de conversão e rejeição e o custo de aquisição de clientes (CAC), entre outros. Esses números ajudam o empreendedor a compreender os resultados da campanha e a fazer os ajustes necessários.

De forma geral, essas são as considerações fundamentais a serem feitas ao criar uma estratégia de marketing digital. Esses passos ajudam a criar um planejamento mais consistente das ações da campanha e, então, atuar para atingir os resultados estabelecidos.

Precisa de ajuda para definir a sua de forma mais eficiente para ter mais chances de sucesso? Entre em contato com a gente e saiba como podemos ajudá-lo nessa tarefa!

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