BlogMarketing Digital

Geração de leads: potencialize seu negócio

Para manter uma empresa sempre em crescimento, é importante conseguir mais clientes à medida que os negócios vão expandindo. Sem consumidores, não há como manter o caixa no positivo. Isso exige certa dedicação, já que a geração de leads não é uma tarefa tão simples.

Leads são, de forma simples, clientes em potencial. Aqueles que possuem maior chance de fazer pedidos e de serem fidelizados após a compra. Esse tipo de público é o alvo principal da maioria dos empresários, pois possuem baixo custo de aquisição e podem oferecer um grande retorno financeiro. Mas considerando o nível de concorrência no mercado atual, atrair leads não é apenas benéfico, mas também necessário.

Benefícios da geração de leads

1. Aceleração do tempo de venda

geração de leads venda

Reduzir o tempo consumido para fechar cada venda significa menor esforço e menos recursos investidos para obter o mesmo retorno. Se você demora muito tempo para fechar cada venda, as despesas irão se acumular e o lucro que você obteria irá aos poucos cair. Com uma atração de leads mais eficiente, é possível atender mais clientes e fechar mais vendas em menos tempo.

Seus leads são uma das principais fontes de renda para o seu negócio. Clientes antigos podem deixar o seu negócio em algum momento sem aviso prévio, apesar do esforço para fidelizá-los. Trabalhar a geração de leads é uma forma de manter um número estável e promissor, apesar destas saídas.

2. Aumento da produtividade

geração de leads produtividade

A ideia não é atrair clientes para manter os números iguais, mas sim para que eles cresçam. Para isso, o número de leads atraídos e convertidos em clientes precisa ser maior do que os que saem. Ou pelo menos que sejam clientes melhores, que peçam com mais frequência e tenham ticket médio mais alto.

Para alcançar esse resultado, e necessário trabalhar em duas frentes: na atração e na fidelização. O setor de marketing deve desenvolver métodos para continuar atendendo os clientes atuais ao mesmo tempo em que faz a geração de leads. É um esforço coordenado que costuma trazer excelentes resultados.

3. Maior aproveitamento de oportunidades

geração de leads oportunidade

As mudanças na realidade empresarial são quase constantes. Seu público muda constantemente, o que leva a empresa a se adaptar. Sua base de clientes atual pode não ser mais rentável, ou apenas pode estar mudando.

Encontrar leads em novos públicos para seu serviço é uma ótima maneira de acompanhar o ritmo do mercado. Pode ser que você descubra um novo grupo de clientes altamente rentáveis, ou que note uma migração do seu serviço para outras demografias.

Como promover a geração de leads

1. Campanhas direcionadas

geração de leads direção

Uma das formas mais simples de atrair novos leads é encontrar seu público e direcionar uma campanha de marketing especifica. É impossível agradar a todos de uma só vez, então você deve focar naqueles que possuem maior chance de se tornarem clientes.

Use sua base atual como parâmetro para determinar seu público. Procure a demografia mais específica, idade, meios de comunicação com mais alcance, etc. Quanto mais específico for o perfil, mais fácil será captar o lead e conduzi-lo até a compra.

Alguns dos principais meios para criar campanhas direcionadas são as mídias sociais, onde as pessoas passam a maior parte de seu tempo online. Criação de conteúdo para a internet, como imagens, vídeos e artigos informativos, é outra maneira de prospectar mais leads.

2. Uso do funil de vendas

geração de leads vendas

Falando em conduzir, a geração de leads não é um processo único. É utilizado o conceito do funil de vendas, que é um tipo de caminho que o lead faz até se tornar cliente.

Ele começa como um interessado no tema ou serviço, passa a buscar uma solução específica para um problema e depois é levado diretamente para o seu atendimento para encontrar esta solução. Alguns leads pulam estágios, mas é sempre possível trabalhar em todos eles.

Claro que, como todo processo, é importante nutrir o funil de vendas, ou ele não será útil para a companhia. A geração de conteúdo, que citamos acima, é uma forma bem eficiente de conduzir o cliente através desse funil. Primeiro, são criados conteúdos sobre temas relacionados ao produto, com a intenção de captar os leads.

Em seguida, os conteúdos devem apresentar um problema e uma solução, a qual o cliente pode resolver com os serviços da sua empresa. Por fim, você apresenta seu produto como uma solução, já induzindo à compra.

Agora que você sabe como a geração de leads é importante para manter seus negócios em funcionamento, é hora de pensar em como executá-la. O processo pode ser um pouco difícil, sendo uma boa ideia ter a ajuda de uma agência.

Entregamos a você e sua equipe comercial, contatos de potenciais clientes acelerando suas vendas. Aumente suas vendas com maior economia e receba potenciais clientes através de nosso painel. Elaboramos estratégias para atrair seus clientes através das redes sociais capturando seu possível cliente, visando acelerar suas vendas com maior economia.

 

Se estiver interessado, entre em contato com a Echosis, tire mais dúvidas sobre o assunto e peça um orçamento.

Postagens relacionadas

Botão Voltar ao topo