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SEO Local: Chegou a hora de atrair mais clientes para o seu negócio

Você sabia que de todas as pesquisas no Google, 46% estão procurando informações locais? A internet se tornou um enorme “catálogo” de informações que te ajuda a encontrar estabelecimentos próximos com mais facilidade. Mas quando se trata do seu negócio, os usuários que buscam pela sua empresa ou produto no Google, te encontram com facilidade? Se não, chegou a hora de começar a se preocupar com o seu SEO Local.

Para começar, criar uma conta no Google Meu Negócio ajuda a melhorar a classificação local da sua empresa e aumentar sua presença no Google Maps e na Pesquisa Google. Contudo, essa é apenas uma das etapas, para uma estratégia de SEO Local completa há muito mais para se fazer.

O que é o SEO Local?

Search Engine Optimization (SEO) trata-se da otimização de páginas do site e do domínio com o objetivo de alcançar um bom posicionamento orgânico nos mecanismos de busca. Essa tática é usada por diversas empresas que desejam melhorar o ranking e aumentar o tráfego das páginas nos principais buscadores, como Google, Yahoo e Bing.

Já o SEO Local é um conjunto de estratégias que busca otimizar a presença online das empresas e desta forma ajudar o usuário a encontrar a solução que precisa perto do local que ele se encontra. Para exibir esses resultados, o algoritmo do Google considera principalmente a localização do usuário.

Assim, se você buscar por “café perto de mim”, por exemplo, o Google entende que você deseja um estabelecimento próximo, com o qual possa entrar em contato ou se deslocar facilmente. Essa técnica também funciona quando o usuário busca por “pizzaria em São Paulo”, por exemplo, assim o Google apresentará os resultados mais relevantes da busca, mesmo que a localização no momento seja outra.

Como o Google determina a classificação local?

Os resultados para as buscas locais são gerados com base em três fatores principais: relevância, distância e proeminência. Eles são combinados com o intuito de ajudar a encontrar a melhor correspondência para a pesquisa do usuário.

Por exemplo, os algoritmos do Google podem determinar que uma empresa mais distante de onde você está tem mais probabilidade de oferecer o que você procura do que uma mais próxima. Assim, a empresa mais distante recebe uma classificação melhor nos resultados locais.

Relevância

A relevância determina a melhor combinação entre uma ficha local e a pesquisa de um usuário. A adição de informações comerciais completas e detalhadas ajuda o Google a entender melhor sua empresa e relacionar sua ficha às pesquisas relevantes.

Distância

A distância é o espaço físico entre cada resultado de pesquisa em potencial e o termo de local usado na pesquisa. Se um usuário não especificar um local na pesquisa, o Google fará o cálculo da distância com base no que se sabe sobre a localização desse usuário.

Proeminência

A proeminência se refere à popularidade de uma empresa. Alguns lugares são mais proeminentes no mundo off-line, e os resultados de pesquisa tentam refletir isso na classificação local. Por exemplo, museus e hotéis famosos ou lojas de marcas conhecidas por muitas pessoas também tendem a ser proeminentes nos resultados da pesquisa local.

A proeminência também é avaliada com base nas informações da Web que o Google tem sobre uma empresa (como links, artigos e diretórios). A pontuação e a contagem da avaliação do Google são consideradas na classificação da empresa na pesquisa local: quanto mais avaliações e classificações positivas ela tiver, melhor será sua classificação local. Sua posição nos resultados da Web também é incluída. Assim, as práticas recomendadas de SEO (otimização de mecanismos de pesquisa) também se aplicam à otimização da pesquisa local.

Quais são os benefícios do SEO Local?

Além de ajudar os usuários a encontrar resultados rápidos e precisos, essa estratégia também se tornou uma importante ferramenta para muitos negócios.

Principalmente para empresas que dependem da captação de clientes próximos geograficamente, como oficinas, lojas de materiais de construção, barbearias, mercados, restaurantes e muitos outros.

Padaria por perto? Dá um Google.

Além disso, separamos detalhadamente todas as vantagens que o SEO Local, quando bem feito, pode proporcionar para sua empresa. Confira:

Atrair um novo público

Como vimos, o SEO Local facilita a busca dos usuários por estabelecimentos próximos a eles. Desta forma torna-se mais fácil atrair potenciais consumidores que ainda não conhecem o seu negócio, como turistas, por exemplo.

Aumentar as vendas

Ao ser encontrada mais vezes nas buscas do Google, sua empresa terá mais visibilidade e, consequentemente, mais oportunidades de vendas. Principalmente porque os consumidores demonstram mais interesse de compras por produtos de empresas que estão próximas a eles.

Presença online relevante

Estar entre os resultados orgânicos e os resultados de busca local é o desejo de muitas empresas, pois, estar bem posicionado transmite credibilidade para os usuários e faz com que eles acrescentem valor à imagem da empresa.

Agora que você já sabe o que é SEO Local e, porque essa estratégia é importante, chegou a hora de colocar a sua empresa (definitivamente) no mapa! Para uma estratégia completa e bem definida de SEO Local, entre em contato com Echosis e descubra como podemos te ajudar!

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