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Planejamento marketing digital: Descubra 5 passos de como fazer o seu

Ter um plano é uma parte importante de qualquer campanha. Não adianta querer alcançar algum grande resultado e não ter ideia de como chegar lá. É provável que você acabe desperdiçando muitos recursos e não consiga o que precisa. Para evitar esse problema, você deve fazer um planejamento marketing digital antes de começar.

Considerando o grande impacto que uma campanha de marketing pode ter no seu faturamento, é muito importante aumentar as suas chances de sucesso. Claro, isso é mais fácil na teoria do que na prática. Há muitas variáveis a serem levadas em consideração, o que pode criar certa confusão.

Para ajudar a te orientar, trouxemos aqui 5 passos simples que você pode seguir para planejamento marketing digital de suas campanhas. Confira:

1. Estude seu público-alvo

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Todo planejamento marketing digital começa com uma avaliação do público da empresa em questão. Para que uma campanha seja bem-sucedida, ela deve ser voltada para um grupo específico, com uma série de características em comum. Esse grupo possui maiores chances de ser alcançado e, consequentemente, maiores chances de fechar uma compra.

Existem vários dados relevantes no estágio de planejamento. Por exemplo, a faixa etária dos seus clientes, perfil geográfico, hábitos de consumo, poder aquisitivo, etc. A partir destas informações, você pode traçar um tipo generalizado de cliente, uma persona, que ilustre alguém do seu público. Se você conseguir focar suas campanhas em algo que agrade a esta persona, terá boas chances de agradar seu público-alvo também.

2. Crie metas plausíveis

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Algumas pessoas acreditam que o marketing digital pode fazer uma microempresa triplicar o próprio faturamento em 1 ou 2 meses, mas essa é a maior falácia de todo mercado. Não existem soluções milagrosas em nenhum lugar. Se você quer ter sucesso, precisa de metas que sejam alcançáveis dentro do prazo estimado.

Ao fazer o seu planejamento marketing digital, estude o mercado e quais são suas tendências. Assim você terá uma estimativa de quanto de retorno poderá conseguir após sua campanha e quanto tempo levará para alcançar o resultado final. O que é muito importante em uma empresa. Se você ficar correndo às cegas, certamente esbarrará em muitos prejuízos.

3. Monte um cronograma de ações

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Você tem um objetivo. Agora precisa de um plano mais concreto para alcançá-lo. É neste momento que você pega um calendário e começa a inserir todas as tarefas e prazos nele. O resultado disso é um cronograma que pode ser seguido durante a campanha, até conseguir o resultado desejado.

É importante ter um cronograma detalhado, mas segmentar as tarefas por setor. Alguém do financeiro, por exemplo, não precisa saber de cada ação realizada no setor de marketing. Da mesma forma, o gestor não precisa acompanhar cada clique e e-mail enviado pela sua equipe, desde que tudo seja feito com qualidade dentro do prazo.

4. Meça seus indicadores chave

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O planejamento de marketing digital deve sempre acompanhar os indicadores chave de performance da sua campanha. De forma simples, eles são variáveis que refletem melhor o desempenho de alguma ação, setor ou produto da empresa. Este conceito é amplamente aplicado no marketing digital, onde há muito mais variáveis do que é possível analisar, sendo que a maioria delas não é relevante.

Decidir quais são esses indicadores chave e tomar nota deles ao longo de todo o projeto é muito importante. Depois que tudo acabar, eles serão sua melhor chance de provar se os resultados esperados foram alcançados ou se é hora de mudar os planos.

5. Avalie, adapte e repita

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Então o prazo da sua campanha acabou? Mas o seu trabalho não! É momento de parar, refletir e analisar todas as anotações e relatórios gerados até agora. Com base neles, se pergunte: “eu consegui resultados tão bons ou melhores do que esperava?”.

Se sim, é hora de ver o que causou esse sucesso e, se possível, fazer tudo de novo. Se não, é melhor você descobrir o que deu errado e tentar corrigir isso. Em ambos os casos, você deve usar essa análise para planejar sua próxima campanha e continuar repetindo esses passos.

Agora você entende melhor como funciona o planejamento marketing digital. Acha que vai precisar de mais ajuda para fazer o seu? Então entre em contato com a Echosis, tire suas dúvidas e peça um orçamento que caiba no seu bolso.

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