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Marketing nas redes sociais: quais serão as tendências do futuro?

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Saber fazer marketing nas redes sociais é hoje uma necessidade. Essa é uma área que está em constante mudança, já que todos os dias surgem novas tecnologias e conceitos. Por isso, para sair na frente, é essencial estar sempre de olho nas tendências do segmento.

Preocupar-se com os fundamentos do marketing e da comunicação, a construção da marca, a necessidade de ter uma base de prospects, leads e clientes e, claro, em atender e se relacionar bem com o cliente é fundamental em qualquer cenário. Além disso, porém, acompanhar as tendências faz toda a diferença.

No Brasil, 78% dos usuários de internet estão em uma rede social segundo levantamento do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br). Na pesquisa Social Media Trends 2018, 47,1% dos 452 usuários de redes sociais entrevistados disseram preferir o Instagram. O Facebook fica em segundo lugar, com 29,6%.

O Instagram é o preferido das mulheres (52,9% contra 41,6% de homens). Já o Facebook tem 29,8% de adeptas mulheres e 30% de preferência masculina. Em terceiro lugar, o YouTube é escolhido majoritariamente pelos homens: são 12,8%, em comparação com os 4,4% de preferência feminina.

Para ter sucesso, então, é essencial saber o que é tendência em termos de comportamento nas redes sociais, consumo de conteúdo, preferência de mídia e assim por diante. Neste post, apresentamos algumas das tendências que devem permear as decisões daqui para a frente. Quer conhecê-las? Acompanhe a seguir!

Engajamento entre marcas e consumidores

Administrar a comunidade de forma a melhorar a interação da marca com os clientes é crucial para empresas de todos os segmentos. Para isso, é preciso estudar a persona, identificar grupos e oferecer conteúdo exclusivo. Essa é uma tendência importante que pode revolucionar esse relacionamento.

Afinal, é nesses espaços que a marca pode responder dúvidas, mostrar novidades, encontrar influenciadores, acompanhar os conteúdos produzidos pelos clientes e pedir feedback a eles em tempo real. Isso ajuda a ganhar a confiança deles e estabelecer um relacionamento saudável.

Melhora na comunicação a partir do social listening

Saber o que falam da empresa nas redes sociais é essencial para melhorar a comunicação com a clientela. O social listening consiste em avaliar as menções da marca e da concorrência nas redes sociais (principalmente no Facebook, no Instagram e no Twitter) para saber quais são as tendências da área de atuação da companhia.

A partir disso, é possível montar estratégias de marketing e vendas alinhadas com as necessidades e as expectativas do consumidor. Isso, além de melhorar o atendimento, permite acesso a leads qualificados (que podem se tornar clientes) e ajuda a avaliar a concorrência e quais são seus pontos fortes e fracos.

Crescimento do conteúdo em vídeo

A produção de vídeos é essencial na composição do mix de conteúdos da empresa. Com eles, é possível capitalizar quando o usuário faz uma pausa para ver um material interessante em vídeo enquanto desliza o feed de notícias.

Só que não basta criá-los. É preciso que a produção possa ser adaptada para cada canal de forma a garantir o máximo de exposição. Nesse processo, é essencial entender que cada rede social tem sua própria dinâmica de interação e é a empresa que deve se adaptar ao cliente, não o contrário.

Uso de realidade virtual

Os ares são futuristas, mas a verdade é que a realidade virtual já é realidade para muitas empresas. Com ela, a companhia pode proporcionar ao potencial cliente uma aproximação mais real do produto, o que aumenta as chances de ele ter interesse em adquiri-lo.

Isso porque essa tecnologia torna um cenário desenvolvido em computador mais real para o consumidor. Um exemplo conhecido são os videogames: o jogador assume o controle do personagem em um espaço virtual e tem emoções e sentimentos mais intensos do que nos jogos comuns.

É hora, então, de observar de perto essas tendências de marketing nas redes sociais e, na medida do possível, colocar a mão na massa para adotá-las na prática. Isso vai fazer sua empresa se destacar em seu nicho de mercado.

Já que está aqui no blog, quer aproveitar para conhecer dicas importantes para ajudar sua empresa a ter mais presença online? Clique para ter acesso ao post e boa leitura!

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