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Geração de conteúdo e produção de conteúdo: O que é? Como pode ajudar seu negócio?

A ascensão astronômica da internet nos últimos anos afetou e ainda afeta a forma como muitas empresas se relacionam com seus clientes. O tempo da propaganda televisiva acabou. Os consumidores podem escolher para onde olhar, o que procurar e trocar opiniões sobre a qualidade de um produto ou serviço. Tudo isso culminou no surgimento do marketing digital e, especialmente, na geração de conteúdo e produção de conteúdo.

Este é um conceito relativamente novo, mas que já está na pauta de praticamente toda reunião de publicidade. Os meios digitais de comunicação possuem o maior alcance entre todos, o que proporciona excelentes oportunidades, mesmo para os pequenos negócios. E saber trabalhar com a geração de conteúdo e produção de conteúdo para a internet é uma boa maneira de entrar nesse meio.

O que é?

Basicamente, a geração e produção de conteúdo é o que o nome diz. Você cria um vídeo, texto, imagem ou similar e disponibiliza-o em uma página para que seja visto. Então, vamos falar mais sobre o marketing de conteúdo.

Este é um tipo de marketing que é muito comum na internet. É quando uma empresa, para atrair clientes interessados em seus produtos, passa a produzir conteúdos que interessam ao seu público. Por exemplo, uma empresa de equipamentos de jardinagem pode chamar mais clientes ao gerar conteúdo sobre paisagismo e cultivo de pequenas plantas.

Em outras palavras, a ordem é investida. Em vez de buscar patrocinar canais de comunicação que já possuam o seu perfil de cliente, você mesmo cria este canal. É um método simples e bem flexível, que pode ser aplicado por praticamente qualquer pessoa que tenha algum conhecimento.

Como funciona geração de conteúdo e produção de conteúdo?

Trabalhar com geração de conteúdo e produção de conteúdo não é tão simples quanto escrever uma frase ou gravar um vídeo. Existem vários fatores envolvidos para garantir o sucesso deste tipo de ação. Vejamos dois dos pontos principais:

Você precisa encontrar seu público

Uma campanha de marketing, para ser bem sucedida, deve ser direcionada. Assim como você não divulgaria uma churrascaria em um evento para vegetarianos, você não pode colocar seu produto onde seu público-alvo não está. Com conteúdos mais voltados para uma demografia específica, é possível gerar leads (potenciais compradores) com maior facilidade.

É preciso agradar aos motores de busca

O Google usa um sistema para entregar a pesquisa solicitada aos seus usuários. De forma simples, ele considera coisas como o código fonte, o conteúdo escrito da página, nomes de arquivos, entre outras coisas. Quanto mais informações compatíveis com a pesquisa forem encontradas, maior será a posição do site na pesquisa.

Agradar ao seu público ainda é vital, mas é necessário encontrar formas de equilibrar isso com as exigências dos motores de busca. Estas práticas são chamadas de Search Engine Optimization, ou apenas SEO.

Quais são os benefícios para o meu negócio?

Considerando a quantidade de empresas que aderem a estas práticas, você já deve imaginar que a lista é grande. Mas vamos focar nos elementos principais:

Baixo investimento inicial

Você pode criar uma conta de e e-mail e em qualquer rede social de graça. Pode montar um site de graça. Ou seja, pode divulgar seu trabalho e seu conteúdo de graça através da internet. É verdade que, para aumentar seu alcance, você precisará colocar algum dinheiro, mas os valores são bem menores do que os da mídia tradicional.

Alcance amplo

Já mencionamos que a internet é o meio de comunicação mais abrangente que existe. A navegação em aparelhos mobile é um dos fatores que contribui para este poder. Estar presente no dia a dia dos seus clientes, através de redes sociais, notícias e vídeos, é uma boa maneira de melhorar a sua presença no mercado e aumentar o brand awareness do seu público.

Maior eficiência diante do investimento

Quando falamos em eficiência, estamos nos referindo à quantidade de investimento diante do retorno esperado. Com um valor muito inferior ao que seria colocado em uma mídia tradicional, você poderá exibir seu conteúdo para muito mais pessoas em um espaço bem menor de tempo. Basta saber como direcionar seus esforços.

Começar a trabalhar com conteúdo para sua empresa não é algo caro, como já mencionamos. Mas mesmo assim, é importante que você tenha algum conhecimento sobre a área. Instruções sobre SEO e escrita para o meio digital são partes fundamentais do trabalho de marketing digital.

Se você está interessado em entrar neste ramo, mas não sabe como, não se preocupe! Entre em contato com a Echosis, tire suas dúvidas e veja como pode alavancar seu negócio utilizando marketing digital.

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