BlogMarketing Digital

O que é SEO? 4 ações simples para aparecer no Google

Avalie esse artigo

Quando o assunto é conquistar espaço e autoridade na Internet, aparecer no Google é um dos requisitos fundamentais para alcançar o objetivo. Contudo, mesmo que estejamos falando dos primeiros passos rumo ao sucesso online, conseguir os resultados almejados é sempre um desafio. Isso ocorre por conta de vários fatores, como a alta concorrência disputando posições na primeira página e a infinidade de critérios que afetam o desempenho do site.

Não por acaso, aprender SEO — Search Engine Optimization, do inglês ou Otimização para Motores de Busca, em português — é crucial para manter a evolução. Isso porque ele consiste na aplicação de técnicas e estratégias específicas para tornar o site mais amigável aos buscadores.

Na prática, as técnicas de SEO facilitam a indexação e aumentam a reputação da página, de modo que o Google reconheça as qualidades do site e seu potencial para atender às expectativas do usuário. Quer saber como trabalhar o SEO em seu site? Confira, abaixo, 4 ações pelas quais você pode iniciar.

1. Heading tags

As heading tags são como o esqueleto de um texto, visto que são elementos que mapeiam a estrutura do conteúdo, ou seja, proporcionam ao robô (indexador) do Google a identificação do título principal — o qual deve aparecer nos resultados de busca — e dos subtítulos.

Quando usamos o MS Word para fazer um trabalho acadêmico, por exemplo, aplicamos uma espécie de hierarquia na parte textual por meio das heading tags, ou, no caso das versões em português-BR, as opções de Título 1, Título 2, Título 3 e assim por diante. O mesmo processo é feito em uma publicação online.

Isso é extremamente importante para que, ao varrer o banco de dados em busca de resultados condizentes à pesquisa do usuário, o robô compreenda o tema do post, bem como os assuntos secundários presentes no conteúdo.

2. Características de conteúdo

Existem diversos aspectos que fazem do conteúdo uma influência positiva para aparecer no Google, e o mais importante deles é a qualidade! Um post que responde às dúvidas e conflitos do usuário tende a receber novas visitas, o que reflete em crescimento de tráfego, construção de reputação e, consequentemente, a confiança do Google.

O tamanho do conteúdo também é algo que requer atenção da empresa. Como o Google analisa o aprofundamento do texto, as chances de ranquear aumentam substancialmente quando a publicação é composta de 1000 palavras ou mais. Porém, isso não significa que ele deve ser interminável, afinal, a experiência do leitor deve ser a melhor possível.

3. Backlinks

Se caracteriza pela referência que um site faz à sua página, por meio de hyperlink, possibilitando que, ao clicar, o leitor seja redirecionado. Logicamente, quanto maior o número de sites qualificados apontarem para o seu, melhor será a influência dos backlinks para sua empresa aparecer no Google.

Além disso, os backlinks são indicadores de outro fator que, conforme dissemos, é extremamente valorizado: a reputação do site! A partir do momento em que ele é referenciado em várias publicações no segmento, o Google reconhece que há autoridade e que os serviços são úteis.

4. Responsividade

A responsividade é uma característica que passou a ser “obrigatória” a todo e qualquer site que não tem versão mobile. Trata-se, basicamente, da capacidade dos elementos da página (layout, imagens, corpo de texto, botões etc.) se redimensionarem automaticamente, adaptando-se, assim, a telas de todas as dimensões.

Por exemplo, um determinado site, quando acessado via smartphone, SmartTV e notebook, deve carregar na plena integridade em todos os dispositivos. Muitos pontos são perdidos com o Google quando o site não tem essa capacidade.

Conforme constatamos em meio às dicas aqui elencadas, considerando que existe uma vasta gama de outras ações — entre mais e menos relevantes, mas que geram impacto —, aparecer no Google consistentemente está longe de ser uma tarefa simples, detalhe que faz da agência digital ser um parceiro imprescindível.

Há mais de 8 anos, a Echosis ajuda empresas a conquistar espaço na Internet, permitindo que os resultados apareçam com rapidez e eficiência. Entre em contato com um de nossos consultores e conheça as nossas soluções!

Faça um comentário
Tags

Postagens relacionadas