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Afinal, o que é e como funciona o algoritmo do Google?

Muito se fala sobre motores de busca e sobre o algoritmo do Google, mas muita gente também não sabe o que tudo isso significa nem o quão importante estes conceitos são para quem divulga conteúdo online. Se você é um empreendedor e precisa ter seu nome reconhecido na internet, é importante aprender sobre o tema o quanto antes.

Para te ajudar um pouco com esta missão, vamos te mostrar um pouco mais sobre o algoritmo do Google, como ele funciona e qual é o efeito dele no seu trabalho de divulgação online. Acompanhe:

O que é e como funciona o algoritmo do Google?

De forma bem simples, esse algoritmo é uma série de regras e processos que o Google aplica para poder identificar as páginas disponíveis na internet e definir aquelas que melhor correspondem às pesquisas de seus usuários. Dessa forma, o resultado que aparece toda vez que você busca uma palavra-chave ou expressão é o mais próximo possível do que você queria.

Para isso, o Google desenvolveu uma série de cálculos e variáveis para identificar padrões nos processos de pesquisa, além dos próprios conteúdos. Com estas estatísticas em mãos, a máquina pode definir quais páginas possuem maiores chances de corresponder a determinada pesquisa. Para que o site seja visível em uma pesquisa, o algoritmo executa três passos:

Rastreamento

A primeira etapa, o rastreamento, é quando as páginas são primeiro encontradas pelo robô de pesquisa do Google. Essa máquina vasculha a internet constantemente, atrás de todo e qualquer código que seja acessível. Ele faz pesquisa por novas URLs que são enviadas à sua base de dados e avalia o conteúdo. Caso ele possa identificá-lo, a URL passa para o próximo estágio.

Indexação

Conteúdos indexados são aqueles que efetivamente contam na lista de sites do Google toda vez que você faz uma pesquisa. Mesmo que uma página exista, ela não vai aparecer em nenhuma busca caso não esteja devidamente indexada nos motores de busca. A diferença é que, para o robô de indexação, a página aparece apenas como um texto, sem nenhuma imagem ou interface.

Ranqueamento

Por fim, o conteúdo precisa receber uma “nota” de acordo com sua adequação às normas do algoritmo do Google. Toda vez que uma palavra é inserida na pesquisa, o motor de busca realiza um ranqueamento de todas as páginas da internet em relação ao termo escolhido. Eles então aparecem para o usuário na ordem de maior para menor nota.

Como as mudanças no algoritmo afetam seu trabalho de SEO?

O SEO, como você já deve saber, é o conjunto de práticas usado para garantir que uma página esteja no topo das pesquisas. Naturalmente, qualquer mudança nas normas que determinam esse ranqueamento vão afetar também a otimização de SEO.

O Google utiliza machine learning para aprimorar suas ferramentas de forma constante e rápida. Para manter seu site relevante, você precisa se adaptar a estas mudanças à medida que elas ocorrem.

Se você precisa de ajuda nesse ponto, o melhor é contar com um especialista. A Echosis trabalha a vários anos com otimização de SEO e marketing digital. Se você quer aprimorar sua presença online, entre em contato conosco e veja como podemos te auxiliar.

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