BlogFranquias

O que você precisa saber antes de abrir um negócio próprio

O sonho de ter uma casa ou um carro é algo que a maioria dos brasileiros tem em comum. Mas existe outro desejo que muitos dividem, que é a vontade de abrir um negócio próprio. Porém, enquanto de um lado alguns acham que empreender é simples, que basta ter uma boa ideia e dinheiro para investir. Do outro há aqueles que acham tudo muito difícil, como se fosse um bicho de sete cabeças.

A verdade é que o caminho para o empreendedorismo é repleto de surpresas, são muitos desafios e dificuldades para quem deseja se tornar o próprio chefe. Entretanto, com força de vontade, planejamento, criatividade, dinheiro e persistência, você tem tudo para conseguir abrir a sua empresa.

Para que você possa se tornar um empreendedor de sucesso, nós preparamos um conteúdo especial sobre o que é necessário saber antes de abrir um próprio negócio. Com certeza essas informações irão te ajudar no momento de decisão. Confira:

4 coisas que você precisa saber antes de abrir um negócio próprio

Defina que tipo de negócio abrir

A primeira dica parece óbvia demais, né? Mas se você não sabe por onde começar, esse é o primeiro passo a ser dado. Pense em quais áreas você se sente confortável em atuar ou no que mais gosta de fazer. A partir daí fica mais fácil para você começar a buscar por uma ideia de investimento.

Além disso, você pode optar por começar tudo do zero ou abrir uma franquia. No portal da ABF você consegue obter informações sobre o sistema de franquias e, ainda, conhecer diversos segmentos e marcas. Desta maneira fica mais fácil para que possa decidir qual é o tipo de negócio que mais se encaixa no seu perfil.

Prepare-se financeiramente

Já com um esboço do negócio em mente, comece a desenhar como será a estrutura. É hora de calcular quanto de investimento será necessário para tirar a empresa do papel. Lembre-se de incluir estrutura física, mobiliário e pessoal.

Nessa etapa você deve perguntar a si mesmo quanto será preciso para abrir o negócio e em quanto tempo você terá o retorno do investimento. Ter um planejamento é fundamental para o sucesso do negócio, principalmente nas fases iniciais.

Uma boa dica é investir em um curso. O Sebrae oferece opções gratuitas que ajudam pessoas interessadas em empreender a saber quais passos seguir, como elaborar documentos corretamente e quais cuidados financeiros tomar. Afinal, é muito fácil meter os pés pelas mãos e por tudo em risco.

Não deixe a preguiça falar mais alto

Pode esquecer essa história de que ao se tornar o próprio chefe, o trabalho será mais fácil. O sua empresa não trabalhará por você. Como empreendedor, será necessário se dedicar mais do que quando era funcionário. E o retorno do investimento só chegará se você realmente se esforçar em fazer o negócio dar certo.

No começo, com certeza você pensará em desistir e não será uma ou duas vezes, serão várias. Isso porque o início é sempre mais cansativo, desgastante e incerto. Mas não desista.

Além disso, ninguém irá cuidar melhor do seu negócio do que você mesmo. Somente você saberá quais são as necessidades, o que é preciso resolver e o que realmente está funcionando. Como diz o velho ditado “o olho do dono é que engorda o gado”.

Fique atento à legislação

Empreender no Brasil significa que você terá que enfrentar um caminho de burocracias. Mas desde que você siga todos os passos corretamente, não há com o que se preocupar. Use a internet a seu favor e pesquise ao máximo sobre todos os documentos necessários para que possa abrir uma empresa.

Caso se sinta inseguro, o ideal é contar com o suporte de um advogado para que ele possa te direcionar corretamente. Ele vai te ajudar a tirar os alvarás de funcionamento, autorizações e documentos públicos. É importante lembrar que essa etapa requer tempo, pois existem muitos trâmites por trás de todo o processo.

Dê atenção também as questões relacionadas aos impostos e taxas, principalmente aqui no Brasil, onde o sistema tributário é um tanto complicado. Se algo ficar para trás, pode até mesmo inviabilizar o seu negócio.

Obviamente essas são apenas algumas dicas simples do que você deve prestar atenção ao começar o processo de abertura do próprio negócio. Se você gostou desse conteúdo e deseja receber mais informações sobre empreendedorismo, inscreva seu e-mail abaixo e receba nossa newsletter fresquinha todos os meses!


Faça um comentário

Postagens relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *