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5 erros de marketing mais comuns e que você não pode cometer

Por muito tempo, propaganda era algo que apenas grandes empresas podiam fazer. O custo de divulgar um pequeno negócio em um espaço maior do que a sua própria fachada era muito alto diante do retorno proporcionado. Estes recursos se tornaram mais acessíveis com a ajuda da internet, mas também levaram a muitos erros de marketing cometidos por principiantes.

Como qualquer investimento, a sua divulgação online deve ser bem direcionada, ou não haverá lucro nenhum atrelado. Mas não se preocupe, boa parte desses erros podem ser evitados com um pouco de conhecimento sobre o assunto e atenção. Basta que você se prepare e elabore uma estratégia para suas campanhas.

Para te ajudar um pouco mais com essa tarefa, trouxemos aqui 5 erros de marketing mais comuns e como você pode evitá-los. Acompanhe:

1.      Não acompanhar suas métricas de desempenho

Ao elaborar qualquer plano de divulgação, um profissional não confia apenas em sua intuição e imaginação. Ele usa estatísticas, experiências passadas, projeções e indicadores de desempenho. São estes números que dizem se uma estratégia tem futuro, se gerou resultados e como você pode fazer para melhorar o seu desempenho. Sem isso, correrá às cegas.

Estas métricas também são chamadas de KPIs (“Key Performance Indicators” ou “Indicadores Chave de Performance”). Eles variam bastante de acordo com o setor de atuação da empresa, mas são coisas como taxa de conversão, lucro, índice de fidelização, etc. Ao desenvolver um plano de marketing, você deve pensar em quais destas variáveis levará em consideração para avaliar seu sucesso.

2.      Ignorar sua audiência na hora de criar conteúdos

Um dos primeiros erros de marketing é não criar conteúdos de campanha específicos para seu público-alvo. Algumas pessoas acreditam que existe uma linha entre “boa divulgação” e “má divulgação”. Mas, na verdade, propagandas diferentes são feitas para tipos diferentes de pessoas.

Um comercial de refrigerante é diferente de um de vinho, pois o público esperado para os dois produtos também é. Ao elaborar suas estratégias, você deve, primeiro, ter em mente o tipo de audiência que você busca. Idade, localização, poder aquisitivo, hobbies, entre outras informações. Quanto mais você souber, mais sólida será sua campanha.

3.      Publicar sem consistência ao longo do tempo

Algo que a audiência gosta muito na internet é conteúdo novo regularmente. Mesmo que você tenha um comercial ou promoção muito boa de vez em quando, isso não adiantará muito se você faz contato com seu público em intervalos muito irregulares. E se você demorar muito, já terá perdido a atenção da maior parte do seu público.

Para resolver esse tipo de problema, o ideal é que você monte uma agenda de publicações e divulgue-as regularmente. Duas ou três postagens em redes sociais por dia, um novo artigo por semana, etc. Se você mantiver sua agenda, será bem mais fácil manter sua audiência.

4.      Desconsiderar a atuação dos concorrentes

Muitos erros de marketing só acontecem quando alguém não fica atento à atuação da concorrência e acaba cometendo os mesmos erros. Ou, acidentalmente, recria algum conteúdo já criado e passa por uma fraude. Ok, isso é um caso extremo, mas ignorar o resto das empresas no seu ramo não é uma boa ideia.

Primeiro, você precisa desse tipo de informação para entender a quais padrões você deve atender. Se o seu produto ou serviço está abaixo da média, essa é uma forma de descobrir. Segundo, isso pode revelar quais oportunidades ainda não foram aproveitadas e como você pode tomar a dianteira.

5.      Não investir em campanhas pagas

Todos adoram coisas de graça, mas nem sempre elas são as melhores. Por exemplo, o alcance gratuito de um anúncio costuma ser muito pequeno para gerar retorno suficiente. Pagar para obter mais views em uma postagem pode render muito mais no fim das contas.

Quando você estiver desenvolvendo seu material de campanha, considere colocar algum dinheiro na sua divulgação. Mesmo anúncios mais baratos podem atrair vários leads se forem bem direcionados. E o lucro total costuma valer a pena.

Agora que você conhece os principais erros de marketing, pode evitá-los com muito mais facilidade. Acha que vai precisar de mais ajuda para fazer sua campanha funcionar? Então entre em contato com a Echosis, tire suas dúvidas e peça um orçamento de marketing digital agora mesmo.

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