BlogMarketing Digital

Vídeo marketing: Conhecendo a técnica e alavancando seu negócio!

Você já deve ter notado como o marketing digital está se diversificando recentemente. Há cada vez mais canais e técnicas disponíveis para divulgar produtos, serviços e conteúdos, sendo um dos melhores o vídeo marketing.

É basicamente o que o nome diz: marketing digital realizado através de conteúdos em vídeo. Considerando as particularidades da internet hoje em dia, essa tem se provado uma das melhores formas de alcançar o seu público, obter feedback e melhorar o desempenho da sua empresa no mercado.

Ainda não está convencido? Então acompanhe e veja como alguns pequenos vídeos podem ajudar a alavancar a sua lucratividade!

Vantagens do vídeo marketing

Vantagens vídeo marketing

1. Possibilidade maior de interação

Já se foi o tempo da absorção passiva de conteúdo. A maioria dos usuários na internet não se dá por satisfeita enquanto não expressa a própria opinião em relação a qualquer tema. Desde uma reação ou emoji em redes sociais até comentários em postagens polêmicas. É uma característica da atualidade com a qual é necessário lidar.

Conteúdos em vídeo, por quase sempre passarem uma impressão mais pessoal, estimulam a interação. Geralmente é possível ver uma pessoa, um rosto, uma identidade conversando diretamente com quem assiste. Isso estimula o feedback e a troca de opiniões, que são coisas bem valorizadas na mídia digital.

2. Conteúdo dinâmico

Todo mundo sabe o quanto é difícil manter a atenção do público na internet. Pedir que leiam um texto inteiro? Quase uma loucura! Porém, o vídeo marketing é, bem… vídeos. Conteúdos dinâmicos que não exigem um grande esforço ativo da parte do público. Isso facilita muito a tarefa de prender sua atenção por alguns minutos.

Por isso são utilizados vídeos curtos, de até 2 minutos, para fazer alguns anúncios e divulgar serviços. Eles conseguem manter um olhar fixo por tempo o suficiente para transmitir toda a informação necessária. Além disso, leads e clientes mais amadurecidos estarão mais dispostos a assistir conteúdos mais longos e densos.

3. Segmentação mais eficiente

A utilização de vídeos também se mostrou muito mais eficiente para segmentar os diferentes públicos da sua empresa. Diferentes conteúdos agradam a diferentes tipos de pessoas, mas você só descobre se um texto te agrada quando o lê. Nos vídeos, você pode ter uma noção maior do tipo de conteúdo logo antes de começar a assistir.

Ao passar seus leads nessas diferentes “peneiras”, você terá dados ainda mais precisos sobre os diferentes grupos que pode atingir. Além de aprender mais rápido o que deve fazer para agradar cada um separadamente.

Como aplicar essa estratégia?

Vídeo marketing estratégias

1. Escolha uma plataforma adequada

Praticamente todas as redes sociais hoje em dia são ou focadas em vídeo marketing ou possuem essa opção. O YouTube é o mais famoso, mas o Facebook, Twitter, Tumblr, entre outros, também são ótimas plataformas para divulgar tipos específicos de vídeos para diferentes públicos.

O primeiro passo é entender as diferenças entre cada rede. Um determinado segmento do seu público pode ter mais interesse por um tipo específico de rede social. No Twitter, por exemplo, é necessário ser ainda mais dinâmico, pois o público é principalmente composto de jovens e a rede em si favorece conteúdos curtos e diretos.

2. Pense em vídeos para todos os estágios

O vídeo marketing não é só para atrair o público. Você pode pensá-lo de forma semelhante a um blog, com produção de conteúdo para os diferentes estágios do funil de vendas. Um vídeo de apresentação para recém-chegados é sempre diferente de um conteúdo para quem já está mais próximo de fechar um contrato.

Um exemplo de conteúdo para o fundo do funil e para clientes recorrentes seria o unboxing de produtos. Uma apresentação da mercadoria e suas qualidades, mostrando como ela ficaria quando o cliente a recebesse. É o tipo de informação útil para quem já pretende fazer uma compra.

3. Ofereça conteúdos regular e consistentemente

Regularidade é um dos pré-requisitos para ser bem sucedido em qualquer forma de criação de conteúdo. Um canal de vídeos que não tenha uploads regulares recebe muito menos prioridade do que os mais previsíveis. No mínimo, o público perderá o interesse nos seus conteúdos, pois não há nenhuma segurança de que terão algo para assistir toda semana. Para evitar esse problema, crie uma agenda de conteúdos e mantenha uploads regulares.

Já está convencido das qualidades do vídeo marketing? Ou só tem algumas dúvidas que precisam de respostas? Em todo caso, não se preocupe! Entre em contato com a Echosis, se informe mais sobre o tema e peça um orçamento de marketing digital que caiba no seu bolso.

Faça um comentário
Tags

Postagens relacionadas