BlogMarketing Digital

Pagamentos no WhatsApp: Descubra como funciona essa nova função!

Não há como negar que nós vivemos em uma era extremamente tecnológica. Hoje você pode comprar tranquilamente o que quiser, sem precisar sair de casa, usando apenas o seu celular. De acordo com dados da Ebit | Nielsen — de dezembro de 2019 — apenas na Black Friday, o varejo online brasileiro faturou R$ 3,2 bilhões. E 55% dos pedidos naquele período foram feitos em celulares. Que tal vender e receber facilmente pelo celular? Ou melhor, pelo WhatsApp?

Com mais de 2 bilhões de usuários, o aplicativo de mensagens é um dos mais usados mundialmente e conta com configurações exclusivas para empresas. Na versão Business é possível criar um perfil para o seu negócio com informações importantes, como endereço, horário de funcionamento e até um catálogo para seus produtos.

Mas isso não é tudo! Agora no WhatsApp você pode receber pagamentos dos seus clientes. Isso mesmo, diretamente no aplicativo de forma simples e descomplicada. Bacana, né? Confira tudo sobre essa novidade a seguir:

O que é a função Pagamentos no WhatsApp?

No final de 2019, Mark Zuckerberg — proprietário do Facebook, Instagram e WhatsApp — anunciou que estudava a possibilidade em um futuro próximo adicionar um recurso para pagamentos dentro do aplicativo. Assim, foi lançado no mês de junho a função pagamentos no WhatsApp, que vai permitir que usuários enviem e recebam dinheiro, usando cartões cadastrados. A novidade também possibilita que contas da versão Business recebam pagamentos por produtos e serviços.

Por enquanto essa novidade está disponível apenas para os brasileiros. Em nota, Zuckerberg explicou que o Brasil foi escolhido porque o aplicativo é muito usado no país, tanto por pessoas quanto por pequenas empresas.

Como vai funcionar?

Os pagamentos serão feitos dentro de uma função chamada Facebook Pay, o recurso tem esse nome para que, no futuro, os mesmos dados de cartão possam ser utilizados em toda a família de aplicativos da empresa.

O primeiro passo para os usuários de contas pessoais é configurar o Facebook Pay no app. Para acessar essa função é necessário ir no mesmo menu do envio de imagens e clicar em “pagamento”. Em seguida será solicitado o valor referente a transação. Para finalizar, clique em “pagar” e informe a sua senha.

Se preferir, você pode usar a biometria para autorizar as transações. Porém, o uso da senha ou da biometria será obrigatório toda vez que o usuário for enviar dinheiro. Essa foi a maneira encontrada pela plataforma para que a função não seja usada indevidamente.

Para os comerciantes que fazem uso do WhatsApp Business para vender, o processo de pagamentos é um pouco diferente. Além de criar uma conta no Facebook Pay, é preciso criar ou conectar uma conta Cielo e fornecer os dados da conta bancária para recebimento dos valores correspondentes. Confira o vídeo a seguir e saiba como realizar a configuração:

Quem pode usar?

Por enquanto, os pagamentos poderão ser feitos por usuários que tenham conta no Banco do Brasil, Nubank e Sicredi. Nessa transação, o dinheiro vai ser transferido a partir do cadastro do cartão de crédito ou débito do cliente. A empresa diz que o programa é aberto e novos bancos que poderão entrar no futuro. Os pagamentos serão processados pela Cielo, empresa de meio de pagamentos.

Para as contas comerciais, usando o WhatsApp Business, será preciso ter uma conta Cielo para solicitar e receber pagamentos ilimitados, tanto de crédito quanto de débito, oferecer reembolsos e ter suporte técnico. Os comerciantes, diferentemente dos usuários, devem pagar uma taxa fixa de 3,99% por transação.

Agora o aplicativo se tornou uma ferramenta completa e perfeita para te ajudar nos negócios! Ainda não faz uso do WhatsApp Business no seu negócio? 😲 Clique aqui e descubra como o app pode te ajudar a vender mais!

Faça um comentário

Postagens relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *