Chatbot: Como usar um robô para conversar com seus clientes
Hoje existem cada vez mais ferramentas auxiliando o trabalho de atendimento ao cliente. Graças à popularização da internet, não é mais tão difícil manter contato com seu público e garantir a melhor comunicação. Uma ferramenta que tem ganhado muito espaço nesse quesito, por exemplo, é o chatbot.
Talvez o termo pareça um pouco estranho para você, mas ele não é difícil de entender. E, na verdade, quando você se familiarizar um pouco mais com a ideia, vai entender por que ela é tão importante e útil para o processo de atendimento online de qualquer empresa hoje em dia.
Ficou curioso sobre o tema? Então acompanhe e aprenda mais!
O que é um chatbot?
O chat online já é uma ferramenta comum no dia a dia das pessoas. Seja em sites de empresas ou em redes sociais, sempre há uma caixa de chat, onde o cliente pode entrar em contato com um atendente do seu negócio facilmente. É um método comunicação de baixo custo e alta eficiência.
O chatbot, por sua vez, é uma inteligência artificial, ou seja, uma máquina que pode reconhecer alguns padrões e definir a resposta adequada. Com um chatbot em sua empresa, você pode programar certas respostas e automatizar parte do processo de atendimento.
Com usar um chatbot?
Para utilizar um chabot, você precisa que o programa esteja conectado a uma base de dados, aos quais a inteligência artificial pode acessar e analisar. Através desses dados e de alguns parâmetros iniciais, a máquina pode reconhecer certos padrões de comportamento, geralmente na forma como os clientes falam, e desenvolver respostas mais próximas de uma conversa com uma pessoa real.
Algumas ferramentas de chatbot que você deveria conhecer
Para exemplificar melhor o tema, veja aqui alguns exemplos de chatbots que você pode já ter visto por aí:
1. Facebook
O Facebook é a maior rede social hoje em dia, com centenas de pessoas e empresas acessando-o todos os dias. Naturalmente, para lidar com esse grande fluxo de pessoas, é muitos profissionais e empresas utilizam chatbots para automatizar parte da interação com o público e facilitar o processo de atendimento em maior escala.
2. Chat Club
Indo um pouco para fora das redes sociais, você também pode contratar outras plataformas de chatbot online para aplicar este tipo de atendimento no site da sua empresa. O chatbot também funciona para trocar mensagens em SMS ou mesmo através do WhatsApp. Basta que você entenda como utilizar esta ferramenta.
3. BliP AI
O BliP AI, como o nome diz, é uma inteligência artificial utilizada no atendimento via chatbot. Sua principal vantagem é que todo o desenvolvimento e aplicação da ferramenta podem ser administrados a partir da mesma plataforma, o que é bem mais prático e eficiente.
Agora que você entende melhor o conceito de chatbot, é hora de pensar melhor a respeito e começar a usá-lo em seu negócio. Se você não acompanhar as novas ferramentas de atendimento disponíveis, será bem difícil se manter à frente dos concorrentes.
Se você quiser aprender mais sobre este e outros temas relacionados, então é só assinar nossa newsletter e receber tudo em primeira mão.
Receba conteúdos exclusivos!
Um comentários