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Como a psicologia explica o comportamento das pessoas nas redes sociais?

Quando planejamos uma estratégia de marketing, um dos aspectos elementares é o conhecimento do público. Logo, entender o comportamento das pessoas nas redes sociais é um requisito para que as estratégias e iniciativas de Social Media tenham sucesso.

Para isso, muitas empresas dedicam esforços significativos no monitoramento de redes sociais, algo possível graças às ferramentas específicas oferecidas no mercado, bem como no acompanhamento de estatísticas e psicologia — eis o ponto ao qual queríamos chegar.

A psicologia tem sido excelente aliada dos profissionais de marketing atentos a insights do público nas redes sociais, contribuindo, principalmente, com estudos realizados por doutores, institutos e universidades no mundo todo.

Com intuito de introduzir esse conhecimento para que o aplique em suas estratégias de marketing digital, elencamos três constatações sobre o comportamento do público nas redes sociais. Confira!

As imagens têm forte relação com o engajamento

Já pensou se os anúncios em outdoor consistissem em mensagens de texto, talvez escritos em fonte Arial ou Times New Roman, como se fossem pedaços de artigos distribuídos nos incontáveis espaços de publicidade?

Por melhor que seja o conteúdo publicado nas redes sociais, o que chama a atenção do usuário é a imagem acoplada a ele — não por acaso, uma imagem relevante pode aumentar em até 94% as visualizações de um artigo (MDG Advertising).

Além disso, o tempo para o público tirar conclusões sobre alguém a partir da foto inserida no avatar não chega a 40 milésimos de segundo (Association for Psychologial Science – APS). Isso significa que a escolha da imagem é crucial para todas as suas ações nas redes sociais.

Para a sua marca alcançar os melhores resultados possíveis é altamente recomendado fazer testes A/B. Como isso funciona? Basicamente, você seleciona duas ou mais fotos (duas versões do avatar, por exemplo) por um período de tempo e, no final, compara o desempenho de ambas.

Muito do comportamento das pessoas nas redes sociais se deve às cores

Assim como as imagens, as cores influenciam diretamente as pessoas, inclusive quanto ao comportamento nas redes sociais. O fenômeno acontece, segundo Eva Heller (autora do livro “A psicologia das cores”), devido à mistura de sentimentos que uma determinada cor pode transmitir, em consequência do acorde cromático.

Em corroboração a isso está o seguinte dado: 85% dos consumidores consideram a cor como a razão primária pela qual adquirem um determinado produto (Quick Sprout).

Sabemos, contudo, que as cores têm um papel extremamente importante na construção da marca e mudá-las representaria uma “crise de identidade”. No entanto, ao transmitir uma mensagem ao público, é interessante levar em consideração a psicologia das cores, ou seja, quais emoções ela tende causar.

Participação ativa e feedback são cruciais

O aspecto de comunidade dentro das redes sociais é uma realidade que não deve ser ignorada. Pessoas consideradas ativas no Facebook, por exemplo, apreciam a participação em comentários porque se sentem conectadas — de acordo com estudos feitos pela Dra. Stephanie Tobin.

Ainda segundo o estudo, quando o feedback acontece, o senso de conectividade aumenta, melhorando também o engajamento. Portanto, a nossa dica é que sua marca participe ativamente e dê atenção ao público nos comentários das publicações e lives.

Essas constatações nos levam a entender o quanto cada detalhe influencia substancialmente o comportamento nas redes sociais e, consequentemente, as tomadas de decisão dos usuários. Além disso, observar o público e seu comportamento nas redes sociais ajuda a coletar informações que norteiam boas estratégias de marketing — aliás, você já sabe como utilizá-las da melhor maneira?

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