BlogFranquias

O mercado de franquias está saturado? Vale a pena investir?

Avalie esse artigo

Provavelmente você conhece alguém que já pensou em abrir uma franquia, ou talvez, você mesmo já tenha considerado essa possibilidade, visto que o mercado de franquias no Brasil é um dos maiores do mundo. Mas, antes de tomar qualquer decisão é muito importante saber se o mercado em que você deseja atuar ainda comporta mais uma unidade daquele negócio, ou do mesmo segmento com produtos similares, isto é, se existem demandas.

A boa notícia é que de acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor teve um crescimento nominal de 8,4% somente no segundo semestre deste ano, na comparação com o mesmo período de 2017. Isso significa que apesar de existir há mais de 50 anos, o segmento de franquias ainda continua em desenvolvimento e possui muito espaço a ser preenchido.

Ainda indeciso sobre investir no setor de franquias? Nós separamos algumas informações para te ajudar nessa decisão, confira:

O mercado de franquias no Brasil

Uma pesquisa realizada pelo International Trade Administration revelou que o Brasil é o quarto país com o maior número de redes de franquias no mundo. O país possui 2.942 redes, atrás da Coreia do Sul (3.691), dos Estados Unidos (3.828) e da China (4.000).

Apesar de desenvolvido, nota-se que o mercado de franquias no Brasil ainda é pouco explorado e permite novas oportunidades de empregos para aqueles que buscam por um negócio próprio ou necessitam se sobressair a crise financeira que até então existe.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) os segmentos que tiveram melhor desempenho em 2017 foram: Alimentação, Casa e Construção, Comunicação, Informática e Eletrônicos, Entretenimento e Lazer, entre outros.

O segredo é buscar por segmentos com bons desempenhos e dentro deles encontrar negócios inovadores e que atendem as necessidades das pessoas. Afinal, as pessoas estão sempre em busca de novidades e de produtos de qualidade, por isso, pense fora da caixa e busque por uma rede de franquias que corresponda ao seu perfil e as expectativas dos clientes.

A lei de franquias

O Brasil é um dos únicos países a possuir uma lei específica que regulamenta o mercado de franquias. Baseada nas normas estabelecidas nos Estados Unidos, a Lei de Franquias 8.955/24 foi sancionada pelo governo Itamar Franco em 1994. Essa legislação possibilita um relacionamento transparente entre ambas as partes, pois ela determina que o franqueador repasse ao candidato da franquia todas as informações sobre o negócio, como balanços e demonstrações financeira, histórico, perfil necessário, total estimado para o investimento, entre outros. Desta forma, o negócio é concretizado com a devida ciência das regras e condições.

É importante ressaltar que antes de ser assinado o contrato de franquia, ou o pré-contrato, e efetuar o pagamento de qualquer tipo de taxa para o franqueado, deverá ser entregue ao investidor a Circular de Oferta de Franquia (COF), com antecedência mínima de dez dias.

Assim, os interessados em se tornar franqueados contam com o apoio e suporte da Lei de Franquias para realizar um investimento seguro e garantir seu espaço no mercado de franquias.

Está esperando o que para se tornar franqueado? Ainda está em busca de opções de negócios? Se você deseja ter horários mais flexíveis e passar mais tempo com a família, as franquias home based podem, com certeza, te ajudar. Mas se você ainda está inseguro e deseja começar com um baixo investimento, as franquias baratas são as melhores opções.

Faça um comentário
Tags

Postagens relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X
Deseja receber mais informações sobre a Franquia Echosis? Deixe seu contato