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A importância das palavras-chave na sua estratégia de Marketing Digital

Se você está interessado em Marketing Digital provavelmente já se deparou por aí com o termo palavras-chave. Certo? Isso porque elas são o principal elemento para uma busca feita na internet.

Quando buscamos por um determinado assunto na internet, usamos uma palavra-chave com o intuito de encontrar respostas relacionadas com o que pesquisamos. E é a partir dela que os buscadores apresentam os resultados de busca.

Por isso escolher as melhores palavras-chave para sua estratégia de marketing é tão importante, principalmente quando se trata de marketing de conteúdo.

Mas vamos por partes. Primeiro é necessário entender o que é palavra-chave, para depois descobrir como ela funciona e quais ferramentas utilizar. Preparado?

O que são palavras-chave?

Palavra-chave ou keyword se refere aos termos compostos por uma ou mais palavras utilizadas pelos usuários nos mecanismos de buscas (Google, Yahoo, Bing, etc.) ao realizarem uma pesquisa.

Por exemplo, se você digitar “marketing” no Google certamente você terá entre os resultados de buscas tanto indicações de agências que trabalham com marketing, quanto conteúdos que explicam o que é essa estratégia.

Como não é uma busca “específica”, pois você utilizou um termo abrangente, os resultados são variados. O Google interpreta que você pode estar interessado em diferentes assuntos que envolvam marketing. Mas te apresenta os melhores resultados relacionados a palavra que você usou.

Na estratégia de marketing, a palavra-chave é a palavra ou frase que descreve o tema principal do seu conteúdo. Ao incluir palavras-chave nas suas páginas, site ou blog, você informa os mecanismos de busca de que o seu conteúdo trata daquele termo específico.

Se o seu material for realmente bom e relevante para os usuários, ele será entregue nos primeiros resultados de busca para a pessoa que procurou.

Ou seja, as palavras-chave são importantes tanto para os usuários que procuram por soluções e encontram o que precisam, quanto para as empresas que recebem acessos de usuários interessados exatamente naquilo que elas oferecem.

Os tipos de palavra-chave

Sim, existem diferentes tipos de palavra-chave. Isso porque as pessoas possuem diferentes intenções quando fazem uma busca, e as palavras-chave são divididas em três categorias que ajudam os buscadores a entregarem resultados assertivos.

  • Informativo: Termos que relacionados a obter compreensão. Por exemplo: “Como fazer sorvete?”;
  • Navegação: Se refere a palavras utilizadas para encontrar uma marca, produto ou serviço. Por exemplo: “Sorveteria perto de mim”;
  • Transacional: Trata-se dos termos utilizados com o intuito de fazer uma transação. Por exemplo: “Preço do sorvete”.

Além disso, as palavras-chave também possuem comprimentos diferentes. Existem aquelas de cauda curta e as de cauda longa.

  • Cauda curta: O nome é autoexplicativo, mas são de uma a três palavras amplas e competitivas para classificação dos resultados de pesquisa. Por exemplo: “sorvete”;
  • Cauda longa: São palavras mais longas, praticamente frases, mais específicas e menos competitivas nos resultados de busca. Por exemplo: “Qual é o melhor sabor de sorvete do mundo?”.

Como escolher as melhores palavras para minha estratégia?

O pontapé inicial para a escolha das palavras-chave para sua estratégia de marketing é saber e entender quem é a sua persona. Somente assim é possível descobrir quais são os termos que ela utiliza ao fazer buscas na internet, principalmente quando procura por um produto ou serviço.

Também é importante que você tenha um objetivo bem definido para que assim possa escolher as palavras-chave certas para conduzir os usuários. Ao saber onde se quer chegar, fica mais fácil de traçar ações para conquistar o resultado desejado.

A partir daí você pode utilizar algumas ferramentas para analisar as palavras-chave e, finalmente, definir quais são as melhores para sua estratégia. Atualmente existem milhares de ferramentas disponíveis, tanto pagas quanto gratuitas, que podem te ajudar nessa missão. Mas as principais e que recomendamos são:

Google Keyword Planner

O famoso planejador de palavras-chave do Google pode te ajudar na busca pelas melhores palavras e também na criação de anúncios do Google Ads. Com o Google Keyword Planner é possível fazer uma análise completa sobre a palavra de seu interesse e verificar se ela é realmente uma boa opção. Você pode saber mais sobre essa ferramenta no nosso conteúdo sobre como utilizar essa ferramenta.

Ubersuggest

A ferramenta do Neil Patel é fácil e prática de utilizar. Basta inserir o termo no campo de busca e selecionar o idioma / país de seu interesse. Em seguida o Ubersuggest informa vários detalhes sobre a palavra-chave, como o volume de buscas, o nível de concorrência, o custo por clique e até mesmo dá algumas sugestões de conteúdos.

Pronto, agora você já sabe o que significam as palavras-chave e quais ferramentas utilizar para escolher as suas. Mas que tal aprimorar ainda mais os seus conhecimentos em Marketing Digital? Confira nosso conteúdo com todas as informações sobre esse tema!

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