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Marketing relacionamento: 4 dicas para fazer do jeito certo

É cada vez maior o número de empresas que investem em marketing como uma forma de crescimento para seus resultados. Mas, você já deve ter ouvido a famosa frase “é mais difícil manter um cliente do que conquistar um novo”. Os dois processos são desafiadores, contudo, fidelizar o cliente exige um conjunto de estratégias diferenciadas, o que conhecemos como marketing relacionamento.

Mas de forma o marketing relacionamento pode influir positivamente no meu negócio? Quais são as estratégias ou planos que devo colocar em prática? Confira de que forma esse novo “estilo” de marketing pode ser a chave principal para o relacionamento com os seus clientes e futuros clientes. Impulsione o seu negócio com dicas básicas e assertivas!

O que é marketing relacionamento?

O marketing relacionamento são ações realizadas pela empresa com o objetivo de se manter em contato com o cliente. Visto que a concorrência oferece produtos e serviços parecidos, é importante encontrar novas formas de se destacar. E o relacionamento pode ser uma delas.

Ainda, o marketing relacionamento promove o famoso “boca a boca”, onde as pessoas compartilham umas com as outras as suas experiências sobre determinados produtos. Desta forma é possível promover facilmente o seu negócio e alavancar os seus serviços.

Dicas para aplicar o marketing relacionamento no seu negócio

Atendimento de qualidade

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Apesar de parecer óbvio, e você falar “isto eu já sei”, um atendimento de qualidade faz toda a diferença nas estratégias de marketing relacionamento. Atualmente os consumidores optam por adquirir determinado produto somente se houver um bom atendimento. De acordo com uma pesquisa realizada pela revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios, 61% das pessoas afirmam que receber um bom atendimento é mais importante do que o valor ou qualidade do produto. Por isso, invista nos canais de contato e na capacitação do seu time.

Segmentação personalizada

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Manter um banco de dados dos clientes é essencial. Contudo, ele não vale de nada se não for bem utilizado. Ou seja, é importante fazer alguma coisa com todas essas informações, correto? Por este motivo, você precisa segmentar os clientes de acordo com critérios relevantes e, então, criar abordagens personalizadas para cada segmento.

Por exemplo, você pode segmentar os clientes entre sexo masculino e feminino, de acordo com a idade; e, então, criar uma campanha focada nas necessidades e expectativas de cada um. O primeiro grupo vai receber uma campanha de relacionamento no mês do outubro rosa, enquanto o segundo grupo vai receber uma campanha no mês do novembro azul, respectivamente designados as mulheres e aos homens.

Esse é um exemplo simples. A segmentação pode ficar mais completa, combinando vários critérios. Quanto mais rica em detalhes for a segmentação, maior a chance de você “acertar o alvo” com uma campanha personalizada.

Interações em redes sociais

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Criar páginas nas redes sociais, publicar conteúdo regularmente e estimular a interação são ações principais para conquistar o cliente que vive conectado e trocando informações a todo o momento. Confira abaixo mais dicas para aplicar em seu dia a dia:

  • Faça um post por dia, no mínimo;
  • Responda às dúvidas na própria rede social, não peça para o cliente enviar e-mail ou ligar (se for um assunto particular, responda por inbox);
  • Crie enquetes ou faça perguntas, para criar interação;
  • Publique vídeos.

Lembretes de aniversário

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No dia do aniversário do seu cliente, mandeu um e-mail simpático, cumprimentando-o ou oferecendo um desconto no dia. Possui uma vasta carteira de clientes e acha que não vai lembrar do aniversário de todos eles? Deixe de se preocupar com isso! Seu sistema de gestão comercial pode avisá-lo de todas as datas importantes e ações que devem ser realizadas diariamente. Desta forma, você poderá deixar tudo programado e dentro do seu calendário.

Agora que você já sabe o que é marketing de relacionamento, torne-se mais próximo de seu cliente com as nossas dicas. Lembre-se que fidelizar e nutrir seus clientes é uma tarefa simples, porém necessita de planejamento. Se preferir, conte com o suporte de especialistas. Entre em contato com a Echosis e solicite um orçamento de nossos serviços de marketing digital.

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