BlogMarketing Digital

A automação de marketing é imprescindível para a estratégia online?

Avalie esse artigo

Quando falamos em estratégias de Inbound Marketing, considerando, enfaticamente, o benefício por elas proporcionado em mensurar os resultados de cada ação, a automação de marketing é encarada como recurso imprescindível para que seus esforços sejam otimizados.

Mas o que significa automatizar o marketing da empresa? A prática consiste na utilização de ferramentas de software especificamente desenvolvidas para auxiliar a equipe em todos os processos de marketing — mensuração, testes, análises, captação, nutrição e qualificação de leads.

Em outras palavras, todo o trabalho demandado para fazer o Inbound Marketing acontecer, efetivamente, é reduzido em grande escala, de modo que valores, como agilidade e eficácia, sejam agregados às suas iniciativas. Para melhor compreendermos a importância da automação de marketing, vejamos, a seguir, os seus cinco principais benefícios. Vamos a eles!

Gestão de relacionamento

Supondo que a sua empresa tenha cerca de 300 leads para gerenciar. Caso a equipe não tenha ferramentas de automação de marketing à disposição, ela terá que fazer todos os processos manualmente, gerenciando cada lead individualmente.

Ou seja, selecionar os grupos de leads segmentados para disparar e-mails e, com isso, os conduzir aos estágios do funil, sem nenhum meio eficiente para mensurar o resultado da estratégia. Imagine, então, se a lista de leads for superior a 1000 contatos?

A automação é, sem dúvidas, imprescindível para a gestão de relacionamento com os clientes, pois ela permite que a maioria dos processos seja feita pelo software, de acordo com as configurações que a equipe ajustou.

Suporte ao time de vendas

Com a eficiência da gestão dos leads, o preparo destes para as vendas fica muito maior em relação ao método manual, visto que cada lead é nutrido conforme o estágio do funil em que se encontra — detalhe, inclusive, que pode ser medido com a tecnologia.

Sendo assim, os leads repassados ao departamento de vendas estão bem informados e prontos para tomar a decisão de compra. Isso faz toda a diferença no desempenho dos vendedores, afinal, quando o status do potencial cliente é uma incógnita, é muito difícil elaborar uma estratégia de venda.

Análise de dados

As ferramentas de automação de marketing possibilitam à equipe visualizar indicadores e outras informações, como as ações dos usuários no site, índice de conversão e fontes de tráfego, imprescindíveis para medir a eficiência das estratégias e, a partir daí, otimizá-las cirurgicamente.

A ausência desses dados à disposição tende a conduzir a empresa a cometer erros, já que ela estará se baseando no achismo e na intuição, sem saber, ao certo, em que aspectos a estratégia está prejudicando o atingimento das metas.

Economia de tempo

O tempo é um dos fatores mais impactados pelas automatizações. Imaginemos, por exemplo, quantas horas de trabalho são poupadas quando a tecnologia realiza dezenas de processos corriqueiros em poucos minutos?

Por outra perspectiva, podemos imaginar a quantidade de atividades relevantes que a equipe está deixando de executar por conta dos pequenos — porém numerosos — processos de marketing? Portanto, a economia de tempo é essencial para que os colaboradores foquem nas tarefas que exigem, de fato, suas habilidades na área.

Redução de custos

Na medida em que as ferramentas de automação de marketing reduzem a carga de trabalho e o tempo gasto para concluir cada processo, os custos como um todo são substancialmente reduzidos, inclusive o CAC (Custo de Aquisição de Cliente) — devido, também, à eficiência na nutrição do lead e demais interações.

Nesse sentido, vale destacar que o suporte ao time de vendas, conforme explicamos acima, gera melhores índices de conversão, logo, quanto mais se vende, menor será o custo final de cada venda realizada.

Em suma, acreditamos que todos os benefícios da automação de marketing sejam, hoje, elementares para o sucesso das campanhas, visto que elas ficam mais rentáveis, eficazes e menos burocráticas.

Gostou da ideia de implementar a automação de marketing na empresa? Aproveite e conheça as nossas 5 dicas pertinentes para aumentar a presença online!

Faça um comentário
Tags

Postagens relacionadas

Um comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *