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Bio do Instagram: 4 dicas para criar uma boa descrição da sua empresa

Geralmente nos preocupamos muito em publicar imagens bonitas, ter um feed organizado e entregar conteúdos relevantes para os usuários, que acabamos deixado de lado a bio do Instagram. Quem pensa que ela é insignificante, saiba que está bem enganado. Muitas vezes a biografia é o primeiro contato do usuário com o seu perfil.

Além de inserir informações básicas sobre a sua empresa, essa descrição também deve ser chamativa para incentivar o usuário a saber mais e seguir o seu perfil. Quando bem feita, a bio do Instagram pode te ajudar a promover seus produtos ou serviços e a transformar seus seguidores em clientes.

Se você não faz ideia de por onde começar ou o que colocar nessa descrição, esse conteúdo vai te ajudar. Confira nossas dicas a seguir:

O que é a bio do Instagram?

É um espaço — logo abaixo da foto — para a descrição do seu perfil, seja ele pessoal, comercial ou criador de conteúdo. Os caracteres para a biografia são limitados, por isso é necessário elaborar um texto curto, mas que ao mesmo tempo desperte a atenção dos usuários.

Mas o que colocar nesse espaço de 160 caracteres? Para os perfis pessoais recomenda-se: informar profissão, idade, hobbies, nacionalidade, incluir emojis, talvez uma frase de efeito e outras informações.

Já para os perfis institucionais pode-se colocar o nome da empresa, o ramo de atuação, endereço, e-mail e telefone de contato, prêmios e demais detalhes. É importante destacar que são apenas sugestões, você não precisa inserir todos esses dados, principalmente porque o espaço é limitado.

Além disso, junto a biografia também é possível inserir um link, o famoso “link na bio”. Por conta disso, é comum alterar a bio de acordo com o link inserido, pois você pode usá-la para divulgar um evento, direcionar para uma LP, um vídeo e etc.

4 dicas para criar uma biografia atrativa

Já deu para perceber que a bio do Instagram é uma parte bem importante do perfil, né? Na hora de criar uma para sua empresa tente pensar como as pessoas que fazem parte do seu público-alvo. Que tipo de informação não pode faltar? O que chamaria a atenção delas?

A seguir você confere nossas dicas para criar uma boa descrição para sua empresa que te ajude a conquistar novos seguidores e, possivelmente, convertê-los em clientes. Vamos lá!

Use palavras-chave

Utilize termos relacionados a sua área de atuação ou aos produtos/serviços que você oferece. Há quem prefira usar a palavra-chave no nome de usuário. Mas se você preferir, pode usar logo no início da sua bio do Instagram.

Desta maneira fica mais fácil dos usuários encontrarem o seu perfil dentro da plataforma e serem atraídos para saberem mais.

Aposte nos emojis

Os emojis ajudam a complementar a mensagem e tornam o texto mais leve e descontraído. No entanto, é importante avaliar se os emojis condizem com o seu estilo de negócio, se faz sentido para sua audiência. Se sim, use-os moderadamente.

Você pode apostar nos clássicos, por exemplo, os emojis de e-mail e telefone para indicar seus dados de contato. Além disso, como o espaço é limitado, essas figurinhas te ajudam a fugir de palavras longas e criar um texto enxuto.

Aproveite os botões de ação do Instagram

Devido a pandemia o Instagram fez atualizações na plataforma e disponibilizou para os perfis comerciais a possibilidade de inserir botões, como “Pedir refeição”, “Reservar agora” ou “Reservar”.

Essa é uma ótima maneira de direcionar o usuário a realizar uma ação. Para quem tem restaurante, lanchonete ou trabalha com eventos, esse recurso pode facilitar tanto os pedidos online quanto os contatos para a reserva de lugares no seu espaço físico.

Invista em um CTA

Sim, o CTA (Call To Action) não serve apenas para e-mails, artigos de blog ou legendas das redes sociais. Ele também pode — e deve — ser utilizado na sua bio do Instagram. Lembre-se que o seu perfil é uma extensão comercial, ou seja, é um outro meio de comunicação para alcançar usuários e clientes.

Por isso, você precisa inserir uma chamada incentivando-o a dar o próximo passo. Você quer que ele conheça o seu site? Faça parte da sua lista de e-mails? Quer que ele compre na loja virtual? Que ele entre em contato? Qual é o seu objetivo?

Foque no que você quer que o usuário faça e deixe uma frase convidando a isso, como “Acesse nosso site e saiba mais sobre nossos serviços”. Lembre-se de incluir o link ou a informação necessária para que o usuário possa dar o próximo passo.

Exemplos de bio do Instagram

Depois da teoria, vamos à prática? Separamos três exemplos de biografia do Instagram de empresas de diferentes ramos de atuação. Olha só:

A Dafiti é um conjunto de e-commerces de moda e lifestyle, no site você encontra de tudo um pouco, das mais variadas marcas. Assim, na bio eles destacam que no site os usuários podem encontrar as tendências do momento e renovar o guarda-roupa. Sucinto e objetivo. ✅

Bio do Instagram: Dafiti

Do Bem é uma empresa brasileira de bebidas integrais e naturais, fundada no Rio de Janeiro. A companhia produz sucos e chás embalados e barras de cereais. O foco da marca é a venda de sucos naturais — de verdade — e no Instagram eles deixam isso bem claro. ✅

Bio do Instagram: Do bem

A Eudora é uma empresa do Grupo Boticário e possui no portfólio mais de 1.000 produtos nas categorias: maquiagem, perfumaria, cabelos, corpo, banho, tratamento facial e acessórios. Para a descrição na rede social, a empresa optou por destacar sua visão juntamente com emojis para dar o toque final. ✅

Bio do Instagram: Eudora

Pronto! Agora você já sabe tudo o que precisa para construir uma boa descrição no Instagram, certo? Quer receber conteúdos como este diretamente na sua caixa de entrada? Assine nossa newsletter! 💌


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