BlogFranquias

Qual franquia investir: conhecendo a opção ideal para você!

Se tornar um franqueado já é uma das melhores opões de empreendimento disponíveis no mercado atual. Fazer um investimento completo, ter que correr todo o risco de montar uma empresa do zero, esperar para que ela comece a gerar lucro e ainda ter que concorrer com todos os grandes negócios já firmados não é mais uma necessidade. Basta saber em qual franquia investir.

Claro, essa é uma questão bem mais difícil do que aparenta. Apesar de não ser equivalente a uma empresa própria, o investimento em franquia ainda é mais do que apenas um emprego de carteira assinada. É um contrato que pode durar bastante tempo, até uma vida. Por isso, antes de fechar o acordo com a franqueadora, é importante ter todos os seus critérios de escolha em mente.

Para te ajudar a não ter problemas com a sua franquia no futuro, trouxemos aqui 5 aspectos que podem te ajudar a escolher em qual franquia investir. Confira:

1. Busque algo que você realmente goste

Como acabamos de mencionar, uma franquia não é como um trabalho do qual você pode se demitir quando estiver insatisfeito. É um investimento com tempo de retorno e custos de manutenção. Depois que você começar, será bem mais difícil sair sem levar algum prejuízo.

Por isso é tão importante que você escolha um setor com o qual possua afinidade. Se possível, até alguma experiência. Isso não é pré-requisito para a maioria, mas pode ser um fator forte na sua decisão já ter conhecido o tipo de trabalho.

2. Encontre uma franquia que te dê flexibilidade

Um dos maiores problemas para quem trabalha com carteira assinada é a falta de flexibilidade no horário. A maioria das pessoas costuma possuir varais responsabilidades paralelas, como estudos, filhos, cuidados com a casa, entre outros. Ter que se deslocar até o local de trabalho, ficar lá por 8 horas e depois retornar não contribui para que todas estas tarefas sejam cumpridas.

Felizmente, o modelo de franquia permite muito mais autonomia na composição de horário. Em tese, você será seu próprio chefe e pode escolher qual é a melhor hora para trabalhar. Além disso, muitas franquias vão além, oferecendo um modelo de Home Office, onde não há nenhuma necessidade de deslocamento.

3. Um bom franqueador apoia seus franqueados

Um critério muito importante para escolher em qual franquia investir é a rede de auxílio que o franqueado em questão oferece. Muitos novos empreendedores ainda tem pouca experiência na área onde pretendem atuar, o que cria uma necessidade de auxílio. Esse que pode ser melhor prestado pelo próprio franqueador.

Boa parte da estrutura da empresa, como os softwares de gestão, métodos de trabalho, treinamentos, entre outras ferramentas, podem ser compartilhados com os fraqueados, dando a eles maiores chances de sucesso. Além de uma central para retirada de dúvidas e orientações no processo de trabalho. Quanto mais estruturada e consistente for essa rede, melhor será para todos.

4. Tome cuidado com o tempo de retorno

Você pretende começar a lucrar alto em quanto tempo? Essa é uma pergunta vital, pois ela restringe bastante o tipo de franquia que você deve buscar. Se você pode aceitar um tempo de retorno mais longo para conseguir maior rentabilidade, ótimo. Mas também existem várias opções de negócios para quem não possui recursos para esperar tanto tempo.

Observe as franquias disponíveis e veja o tempo estimado para que ela comece a gerar lucro. Com esse período determinado, você pode calcular quanto precisa poupar até receber seu retorno. Lembre-se que, até que os negócios estejam funcionando, você estará, para todos os efeitos, desempregado.

5. Quanto mais cedo puder começar, melhor

Se o tópico anterior te causou muita preocupação, não e intimide. Existem franquias que podem começar a funcionar quase que imediatamente. A partir do momento em que você faz o investimento, basta alguns dias de preparo e você pode começar a trabalhar.

Tenha em mente a diferença entre o período de retorno e o período de início. O tempo necessário para construir uma loja e inaugurá-la, por exemplo, é o período de início. Já o tempo a partir do investimento inicial até que os lucros excedam esse investimento é o período de retorno. E um período de início menor implica diretamente num período de retorno menor.

Você provavelmente já está pensando em conseguir todas estas vantagens ao investir em uma franquia, não é? Que bom, por que a franquia de marketing digital Echosis possui todas estas qualidades. Entre em contato, tire suas dúvidas e se torne mais um franqueado.

Faça um comentário
Tags

Postagens relacionadas