BlogMarketing Digital

Como atrair mais visitas para o meu blog?

O marketing digital é a melhor forma de divulgar qualquer negócio hoje em dia, independente do tamanho do seu negócio. E um dos meios mais eficientes para captar e nutrir mais leads é ter um blog. Através dele, você pode criar conteúdos que chamem a atenção do público e facilitem o processo de venda. Porém, para isso, você precisa se concentrar em atrair mais visitas primeiro.

O número de visitantes regulares em seu blog é uma métrica muito importante para seu sucesso. Afinal, ela é a base para a conversão de visitas em leads e, posteriormente, em clientes. Além disso, páginas mais populares tendem a ganhar prioridade em pesquisas de conteúdo nos motores de busca.

Se você quer entender como conseguir mais visitas para seu blog, acompanhe.

Por que meu blog não aparece no Google?

Uma das primeiras questões que aparecem quando falamos em blogs é o seu posicionamento nas pesquisas através do Google. Quando alguém busca por um tema ou palavra-chave, os primeiros resultados tendem a receber todos os clicks. Sendo assim, aquelas que ficam mais para baixo quase nunca recebem visitantes.

Algumas das principais causas para isso são:

Falta de SEO

O Search Engine Optimization, ou “SEO”, é um conjunto de práticas utilizadas para melhorar o posicionamento da sua página diante dos motores de busca, como o Google. Isso envolve desde a escolha correta das palavras usadas ao longo do texto até sua quantidade e posicionamento.

Se você não conhecia o termo ou não entende bem como ele se aplica ao seu blog, então é bem provável que essa seja uma das causas da sua baixa performance. Estudar SEO é fundamental para o sucesso do seu blog.

Página não responsiva

A responsividade de uma página é a facilidade com a qual ela se adapta a diferentes aparelhos, navegadores e sistemas operacionais. Considerando que a maior parte dos acessos realizados em todo o mundo hoje em dia ocorre através de aparelhos móveis, como celulares ou tablets, esse fator tem ganhado cada vez mais peso para os motores de busca.

Felizmente, também é cada vez mais fácil atender a esta demanda. A maioria das ferramentas de criação de blogs já possui uma funcionalidade assim. Lembre-se apenas de testar os layouts em seu aparelho primeiro.

Tags mal estruturadas

A estrutura de Tags, ou Marcadores, de um site indica quais palavras melhor representam o conteúdo. Dessa forma, se alguém pesquisar por um dos termos marcados, seu site tem mais chances de aparecer entre os resultados.

O que diz se as tags são bem estruturadas é principalmente sua adequação e quantidade. Se houverem muitos termos, por exemplo, o Google interpreta isso como uma manobra para conseguir visitantes e reduz sua prioridade nos resultados.

Conhecendo o seu público

O primeiro passo para conseguir mais visitantes em seu blog é conhecer profundamente quem eles são e o que desejam. Sem essas informações, você estará completamente às cegas quando criar seus conteúdos e suas campanhas. E quanto mais específico for o seu direcionamento, maior tende a ser sua taxa de conversão.

Em primeiro lugar, tente estabelecer algumas características básicas, como faixa etária, gênero, localidade, etc. Depois, tente refinar estas características, incluindo preferências de redes sociais, linguagem e outros interesses. Mesmo que pareçam informações muito banais, algumas delas podem contribuir muito com a elaboração de conteúdos úteis.

Orgânico vs. Pago

Enquanto você cria seu blog, deve notar entre as estatísticas de visitantes que há um volume orgânico e um volume pago no total de acessos. O orgânico se refere às pessoas que descobriram seu blog naturalmente, através de pesquisas no Google ou de links externos. Já as visitas pagas são aquelas geradas através das campanhas feitas através do Google.

Ambos são importantes para o crescimento do seu blog, mas o alcance orgânico é sempre o de maior valor. Afinal, ele reflete a real qualidade da sua página e estes visitantes possuem maior chance de se converterem em clientes.

Veja aqui alguns dos melhores métodos para conseguir alcance orgânico em seu blog:

Redes sociais

As mídias sociais, como o Facebook, Twitter e LinkedIn, são ótimos lugares para divulgar conteúdos, incluindo seu blog. Neles, a maioria dos usuários está mais propensa a aceitar e interagir com qualquer conteúdo, o que aumenta suas chances de que suas postagens sejam respondidas. Se você tiver uma boa integração entre suas redes sociais e o material divulgado em seu blog, logo você verá os resultados no seu número de visitantes recorrentes.

Conteúdo relevante

Uma das maiores dificuldades para quem está começando a criar um blog pela primeira vez é justamente não conseguir pensar em temas que sejam de interesse do seu público. Não é apenas uma questão de “isso tem a ver com meu produto/serviço”, mas sim de “isso pode atender a alguma demanda dos meus leitores”. Através de conteúdos mais relevantes, você constrói uma audiência fiel e mais rentável para seu blog em bem menos tempo.

Parcerias de divulgação

Por fim, há sempre a possibilidade de trocar favores com outras empresas que também possam se beneficiar com uma divulgação extra. Especialmente se vocês já forem parceiros em suas áreas de atuação. Basta que você indique os produtos e serviços das outras empresas envolvidas em algum momento e você também terá seus conteúdos e serviço divulgados, aumentando o movimento orgânico em seu blog. Além disso, o número elevado de links externos também contribui com o posicionamento da sua página nos motores de busca.

Regra 3x3x3

Uma questão recorrente quando à operação de um blog é como divulgar seus novos conteúdos e postagens. E, acredite, isso faz toda a diferença na sua taxa de respostas, desempenho e, claro, na sua taxa de conversão.

Para isso, é utilizada a regra 3x3x3, que significa: você deve fazer 3 postagens, utilizando 3 canais diferentes ao longo de 3 dias. Dessa forma, você otimiza o alcance do seu blog combinado ao de suas redes sociais.

Agora que você entende melhor como atrair mais visitantes para seu blog, é hora de colocar esse conhecimento em prática. Se quiser tirar mais alguma dúvida, deixe um comentário com sua pergunta e logo responderemos.

Faça um comentário

Postagens relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Close