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Google Analytics e a importância dessa ferramenta para seu negócio

A tecnologia digital, especialmente a internet móvel, revolucionou a forma como as empresas lidam com seus clientes. A dificuldade e custo em conseguir um feedback para suas campanhas de marketing, por exemplo, diminuiu bastante. Principalmente graças a ferramentas como o Google Analytics.

Você provavelmente já ouviu falar desse nome. Não é para menos, já que pertence ao maior motor de busca em todo o mundo. Entender como ele funciona e quais benefícios essa ferramenta pode trazer para o seu negócio pode ser a diferença entre conseguir mais 20% de rentabilidade ao longo do ano ou perder 20%. Com esses recursos, você estará preparado para lidar com o mundo digital.

O que é o Google Analytics?

O que é o Google Analytics

Você talvez não saiba, mas é possível medir praticamente qualquer coisa dentro da internet. Tempo de acesso a determinada página, índice de rejeição, número de vezes que determinado termo foi pesquisado, etc. Boa parte desses dados é altamente relevante para suas tomadas de decisão. O trabalho desta ferramenta é coletá-los e organizá-los diante de você.

O sistema do Analytics coleta informações das incontáveis páginas e usuários indexados ao Google. Isso inclui a sua própria página, que pode ser monitorada para compreender a dinâmica dos seus usuários. E conhecer seu público é um dos passos mais importantes para desenvolver qualquer campanha de marketing, especialmente o digital.

Como ele pode ajudar o seu negócio?

Google Analytics e seu negócio

1. Facilidade na produção de conteúdo

Através do Google Analytics, você pode ter uma visão rápida e bem precisa dos tipos de conteúdo que seu público alvo busca e quais questões precisam ser resolvidas. Divulgar uma marca através de conteúdos relevantes, o famoso Inbound Marketing, já é uma técnica frequente e de eficácia comprovada.

Ao planejar o desenvolvimento de conteúdos, lembre-se de conferir as estatísticas gerais sobre o seu público. Veja que tipo de conteúdo seus usuários mais acessam, quais termos são mais pesquisados e como você pode integrar tudo isso no seu blog ou outro canal similar. Isso pode fazer uma grande diferença no número de acessos que você obtém.

2. Integração com as redes sociais

Outra vantagem do Google Analytics é a sua ampla possibilidade de integração com outras ferramentas de divulgação. Principalmente as redes sociais, que são outro item obrigatório na lista de marketing digital de qualquer negócio. Colocando ambos lado a lado, você terá um panorama ainda mais preciso sobre o seu público.

Além disso, contar com múltiplas fontes de dados evita que você esteja sujeito a indicadores falsos ou incorretos. Comparando determinadas métricas, como o número de acessos ao seu site e o número de visitações na sua página, você pode calcular, por exemplo, a taxa de conversão de suas campanhas.

3. Análise do desempenho de marketing

Feedback é muito importante para garantir o melhor desenvolvimento de qualquer projeto. Ao submeter uma campanha ao Google Analytics, você poderá ver com muito mais clareza quantos leads captou, quantos contratos foram fechados, que locais de divulgação atraíram mais ou menos atenção, etc. Compreendendo esses indicadores, você poderá avaliar seu desempenho com mais precisão.

Vale lembrar que nem tudo que você pode medir é relevante. Muitas métricas, como “o tempo que o mouse fica parado no canto superior esquerdo da tela”, não são úteis para tomar nenhuma decisão relevante dentro da empresa. Além disso, também há as métricas de vaidade, que não geram nenhuma rentabilidade. É o caso do número de curtidas em redes sociais, por exemplo.

4. Possibilidade de prever mudanças de tendência

Além de tudo que já citamos, o Google Analytics também é muito útil para encontrar um ponto de mudança antes que ele chegue. Antecipar tendências é um dos papéis mais fundamentais de qualquer gestor, pois isso permite que ele se prepare para uma crise ou que aproveite ao máximo uma nova oportunidade.

Tendências podem ser encontradas de várias formas. Mudanças no fluxo dos gráficos, notícias e decisões públicas, condições gerais do mercado, qualquer informação relevante para o seu setor. Basta acompanhá-las e observar os sinais de mudanças.

Claro que o trabalho com o Google Analytics pode ser bem trabalhoso, assim como todo o marketing digital. Então, por que não contar com uma empresa especializada para te auxiliar? Entre em contato com a Echosis, tire suas dúvidas, e peça um orçamento que caiba na sua demanda.

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