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Como aproveitar o e-mail marketing em datas comemorativas?

Grandes feriados, como natal e ano novo, são sempre uma ótima oportunidade para aumentar a interação entre o público e sua empresa. Se a data envolve a compra de algum presente e você possui o produto adequado para isso, então ela é ainda mais perfeita. E um dos melhores métodos para otimizar seu alcance é o e-mail marketing em datas comemorativas.

Claro que, como qualquer canal de divulgação online, você precisa entender como ele funciona para elaborar uma estratégia mais efetiva, especialmente em datas comemorativas. Estes períodos do ano são quando a maior parte dos consumidores está disposta a gastar mais. Sendo assim, é sua melhor chance de entregar seus melhores produtos. 

Quer entender melhor como usar o e-mail marketing em datas comemorativas? Então, acompanhe! 

O e-mail marketing ainda é útil? 

Mesmo com a predominância das redes sociais na vida de muitas pessoas, o e-mail ainda é uma das ferramentas mais utilizadas para se comunicar online. Especialmente quando se trata de assuntos mais sérios. Naturalmente, isso significa que ele também é um ótimo canal de marketing, desde que você entenda suas particularidades. 

Ao contrário de outra crença popular, o número de usuários de e-mail ainda está em crescimento, com mais de 4 bilhões de usuários esperados até 2022. Além disso, esse é um canal reservado para conversas mais sérias. Funciona como um ótimo espaço para ter uma conversa direta com seu público com altas chances de conversão. 

Como desenvolver uma estratégia para as datas comemorativas? 

A forma como você divulga seus produtos em outros sites é bem diferente do e-mail. E a imagem que você quer entregar durante datas comemorativas costuma ser um pouco diferente do padrão. 

Alguns bons pontos para começar são: 

Planeje com antecedência 

Não basta esperar até uma semana antes de qualquer data especial para começar a planejar uma comemoração de larga escala. Da mesma forma, você precisa de antecedência para investir em cada feriado. Se possível, faça uma agenda anual com todas as datas comemorativas que você usará para promover sua marca e comece a desenvolver suas respectivas campanhas o quanto antes. 

Conheça o perfil do seu público 

Mesmo que algumas datas sejam amplamente celebradas, elas nem sempre são feitas para todo o público. Além disso, cada perfil possui uma linguagem de e-mail mais adequada para garantir a melhor taxa de conversão. Para isso, você deve aprender o máximo possível sobre esse público, desde dados mais gerais, como faixa etária, até algo mais específico, como o tipo de linguagem que eles utilizam no dia a dia. 

Não rejeite oportunidades 

Algum feriado parece estranho ou pouco tradicional, como o Dia de São Patrício? Desde que haja um público relevante o suficiente para justificar o investimento, não descarte nenhuma data comemorativa. Além de ser mais uma oportunidade, também é uma boa forma de se destacar no mercado, pois você estará cobrindo uma data menos conhecida, mas que ainda atende a um nicho. 

Algumas datas para ficar de olho 

Falando em planejamento, há várias datas que você deve ter sempre na agenda de e-mail marketing para datas comemorativas, pois são os principais focos de comemoração para o público. Veja aqui alguns exemplos e algumas dicas para se preparar: 

Dia da mulher 

Essa é uma data bem importante hoje em dia, mas você deve ter cuidado com o desenvolvimento da campanha. Se você adotar uma imagem muito estereotípica, com flores e tudo rosa, pode não ter nem metade do desempenho esperado. Tente representar o perfil das mulheres que fazem parte do seu público em toda a sua variedade. Afinal, dentro do e-mail, você está praticamente tendo uma conversa 1 a 1 com cada uma delas. 

Dia do amigo

Essa é a melhor oportunidade para fazer promoções de “traga um amigo e ganhe desconto”. Não só é algo que está no espírito da data como também é uma ótima forma de dobrar o número de pessoas atendidas. Você ainda terá que fazer alguns descontos, é claro, mas, no fim das contas, o lucro final obtido compensa. 

Dia das mães e dos pais 

Estas são algumas das datas mais apreciadas pelo grande público. A grande questão aqui é que suas mensagens não devem ser direcionadas aos pais e mães, mas sim aos filhos. Afinal, são eles quem devem preparar a comemoração para homenagear seus progenitores. Basta adaptar seu discurso e direcionar seu e-mail marketing para pessoas que tenham boas chances de terem contato próximo com seus pais. 

Dia dos namorados 

Outra ótima data para as promoções de “dois por um”, ou mesmo para coisas que possam ser compartilhadas. Mas, além disso, você também pode fazer campanhas mais focadas, incentivando uma das partes a fazer uma surpresa. Lembre-se apenas de expandir um pouco a visão para além do romance. O importante é que o presente seja algo de interesse da pessoa amada, o que não necessariamente é um buquê de rosas. 

Dia das crianças

Pense nisso como o dia das mães ou pais, mas ao contrário: você se comunica com os adultos para poder alcançar a demanda das crianças. É uma ótima época para vender roupas, brinquedos, livros, entre outras coisas. E, claro, muitos pais e avós vão dar presentes de dia das crianças para seus filhos de 30 anos ou mais. 

Natal

Provavelmente a maior data comemorativa para o e-mail marketing. É a época em que todos estão procurando presentes para as pessoas que amam e a melhor época para dar opções a eles. Se você tiver os produtos certos, pode fechar muito mais negócios nesse período do ano. 

Black Friday 

Essa data é bem menos tradicional, mas já tem uma boa presença ao redor do mundo. É a época em que os estoques das lojas precisam ser esvaziados, então os vendedores colocam descontos absurdos para liberar o espaço. Se você trabalha com produtos de alto valor e precisa liberar espaço para modelos novos, então essa é a melhor época. 

Agora que você entende melhor como usar o e-mail marketing em datas comemorativas, é hora de planejar suas campanhas para o próximo ano. E se precisar de ajuda com a sua estratégia, entre em contato com a Echosis e receba o suporte de profissionais especializados em Marketing Digital.

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