O franchising é um modelo de negócio bastante popular atualmente, oferecendo bem mais segurança no investimento, além de maior autonomia. Porém, para garantir o sucesso do seu negócio, ainda é importante manter algumas boas práticas em mente.
Isso se aplica tanto à franqueadora quando ao franqueado. Certas decisões e atitudes do dia a dia podem fazer uma grande diferença no desempenho de cada unidade. Por isso é importante manter algumas dessas ações em mente.
Confira aqui algumas boas práticas no franchising que vão melhorar suas chances de sucesso nos negócios.
Definir e manter os padrões de qualidade está entre as boas práticas
Para que uma franquia tenha sucesso, todas as suas unidades precisam seguir o mesmo padrão de qualidade. O primeiro passo aqui é a própria franqueadora estabelecer esse padrão e auxiliar os franqueados na hora de atendê-lo, através de treinamentos e materiais de apoio.
Da mesma forma, o franqueado deve seguir essas orientações e garantir que o público tem acesso a todos esses benefícios. O compromisso de ambas as partes é o mais importante.
Focar no fortalecimento da marca
Um dos benefícios do franchising é poder começar com uma marca já estabelecida, o que inclui também sua reputação e credibilidade. Porém, também é trabalho do franqueado ajudar no crescimento dessa marca.
Quando ambas as partes investem na reputação da empresa, ambos saem ganhando. Os clientes que conhecem uma unidade podem comprovar sua qualidade e aumentam sua credibilidade diante de novos consumidores.
Fazer uma gestão financeira de alta qualidade como boas práticas
Assim como em qualquer empresa, uma franquia só consegue manter as portas abertas se houver uma boa gestão de seus recursos financeiros. Não importa quanto capital esteja disponível ou qual seja seu faturamento, a chave para o sucesso é saber como aplicar esse dinheiro corretamente.
A franqueadora também tem um papel importante aqui. Através de treinamentos e também com orientação mais direta, ela pode ajudar seus franqueados a aproveitar melhor seu orçamento e obter melhores resultados.
Estar pronto para se adaptar ao local
Cada região possui suas particularidades, seja no perfil do público, no acesso a diferentes recursos, no clima, etc. Levar essas diferenças em conta ao estruturar cada unidade também é uma boa prática no franchising.
A franqueadora está pronta para dar alguma flexibilidade ao franqueado, permitindo que ele modifique alguns detalhes da rotina de trabalho para atender a essas demandas. Se prender a apenas um modo de trabalho pode impedir o crescimento de alguns desses empreendimentos.
Manter um bom relacionamento entre franqueador e franqueado
Claro, não podemos nos esquecer que a qualidade da relação entre franqueado e franqueador também afeta diretamente seu desempenho. Ambos precisam trabalhar juntos para alcançar um desempenho mais elevado e obter maior rentabilidade.
A comunicação entre essas duas partes precisa ser sempre aberta e clara, tirando dúvidas sempre que possível. Além disso, deve haver certo grau de confiança entre os dois, justamente para que as decisões de um não vão contra os interesses do outro.
Quer continuar se informando sobre boas práticas no franchising? Então assine nossa newsletter e acompanhe tudo em primeira mão.