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Por que ter uma loja virtual? 4 motivos para você investir

Basta pesquisar na internet por algum produto de seu interesse para ter acesso a vários resultados de diversos e-commerces diferentes. Não é de hoje que os brasileiros tem aproveitado a internet para realizar compras, seja comida, roupas, produtos de higiene, medicamentos e tantos outros produtos. Para se ter uma ideia, segundo um estudo sobre o comércio eletrônico nacional feito pela Confederação Nacional da Indústria, de 2013 a 2019, a parcela da população que realizou compras pela internet quase dobrou, passando de 23% para 42%. E mesmo com cientes desse indicativo positivo, ainda há muitos comerciantes que pensam duas vezes antes de criar uma loja virtual.

Atualmente, vender na internet é quase um dever para aqueles que desejam expandir seus negócios e, claro, aumentar o número de vendas. Além disso, essa também é uma ótima opção para quem quer começar a empreender. Mas, afinal, quais são as verdadeiras vantagens de ter uma loja virtual? Como divulgar o meu e-commerce e ter sucesso na internet?

Para descobrir as respostas para essas e tantas outras perguntas, continue a leitura 😄

4 motivos que vão te convencer a abrir uma loja virtual

Não é preciso ter muito para começar

Vamos começar falando de dinheiro. Afinal, é a partir dele que você toma suas decisões e que, geralmente, te impede de seguir adiante e levar sua loja para internet. Muitos imaginam que o investimento para criar uma loja virtual é muito alto, mas isso não é verdade.

Para abrir uma loja física você vai precisar encontrar um espaço bem localizado, móveis, decoração e, claro, funcionários. Ou seja, somente com a estrutura os gastos serão altos, sem falar do pagamento de salários, FGTS e etc. Se você já possui uma loja física sabe muito bem do que estamos falando.

Enquanto isso, no e-commerce esses gastos são minimizados, principalmente se for uma operação pequena. Além disso, você pode começar com um baixo investimento e ir crescendo com o tempo. Normalmente os custos de uma loja virtual são com: plataforma de e-commerce, hospedagem, estoque inicial para vendas; e embalagens para envio. Com uma boa pesquisa de mercado é possível incluir todos esses itens no orçamento que você tem, sem ultrapassar valores.

Sua loja aberta 24h por dia

Obviamente a sua loja física não pode ficar aberta o dia inteiro, mas a sua loja virtual pode! Ao começar a vender pela internet, os seus produtos estarão disponíveis 24h por dia, permitindo que seus clientes possam fazer compras a qualquer momento sem precisar sair de casa. Com isso você poderá vender mais, não só para sua cidade, mas para todo o país.

Dúvidas podem surgir a qualquer momento e deixar o usuário sem respostas não é nada legal. Por isso, invista em um atendimento automático, como os chatbots. Outra ideia é criar um espaço para as perguntas frequentes. Assim, se alguém estiver comprando e quiser saber sobre trocas e devoluções, medidas ou quanto tempo demora para o produto chegar, ela poderá verificar facilmente.

Receba análises de resultados em tempo real

Na internet, todo mundo sabe os passos de todo mundo, né? Seja através de fotos, stories, check-in ou tweets, sempre dá pra saber da vida das pessoas. E na sua loja virtual vai ser mais ou menos assim. Isso porque quando o usuário acessar a sua página, ele deixará rastros e a partir deles é possível desvendar o caminho percorrido e entender seu comportamento.

Por isso que quando você abandona algum produto no carrinho, recebe aqueles famosos e-mails, “Ei, você esqueceu algo no seu carrinho!” ou “Ainda dá tempo de levar”. Dá para saber facilmente em quais páginas ele navegou no dentro do seu site e em quais produtos ele clicou. Com essas informações fica mais fácil descobrir quais estratégias estão dando certo e quais delas precisam ser melhoradas. Além disso, a partir desses dados você pode criar novos planos, estratégias e planejamentos para conseguir alcançar os resultados desejados.

De olho no futuro promissor

A agilidade, comodidade, melhores preços e condições são alguns fatores que levam 82% dos consumidores brasileiros à realizar compras online. Ainda, segundo levantamento realizado pelo NZN Intelligence, 74% dos consumidores preferem a modalidade online em relação às compras realizadas em lojas físicas.

Esses dados apenas reforçam o quanto o comércio eletrônico tem crescido e conquistado cada vez mais adeptos. Além disso, o comportamento dos consumidores está mudando, principalmente devido a pandemia do Covid-19, e tudo indica que o futuro será totalmente digital. Assim, quem não possui uma loja virtual acabará ficando para trás e com as portas fechadas.

3 dicas de Marketing Digital para lojas virtuais

Agora que você já sabe porque deve começar a vender na internet, chegou a hora de conhecer algumas táticas que podem te ajudar a ganhar visibilidade e, claro, fazer as suas vendas bombar. Vamos lá?

Faça e-mail marketing e envie newsletter

Essas são duas ferramentas muito utilizadas por e-commerces na hora de se comunicar com os usuários e de avisar sobre novidades e promoções. Mas qual é a diferença entre elas? Bom, o e-mail marketing pode ser enviado tanto para quem já fez compras na sua loja ou aqueles que ainda estão indecisos. Você pode usá-lo para enviar cupons de desconto, informar sobre promoções ou dar uma chamada sobre aquele produto esquecido no carrinho.

Já a newsletter serve como um boletim para destacar as novidades da marca. O ideal é que ele seja enviado somente para quem já é cliente e que deseja receber esses e-mails.

Anuncie com links patrocinados

Os links patrocinados são anúncios feitos pelo Google Ads, onde você adquire determinadas palavras-chave e quando os usuários pesquisarem por ela, a sua loja irá aparecer entre as primeiras posições dos resultados de busca. Assim, se você possui uma loja ferramentas e alguém pesquisar por “martelo”, logo irá encontrar o seu link patrocinado. As chances de destacar a sua empresa na internet são muito maiores com esse tipo de anúncio.

Esteja presente nas redes sociais

Há cerca de 10 milhões de brasileiros ativos nas redes sociais, isso significa que em meio a tantas pessoas, há uma grande chance de você encontrar o seu público-alvo na internet. Mas, para isso, é necessário criar perfis para sua empresa e começar a criar publicações que mostrem como é a sua marca e quais são os seus produtos.

Hoje, o Instagram é um grande aliado das lojas virtuais, visto que ele possui a ferramenta Shopping, onde é possível linkar o produto para que o usuário seja direcionado para a compra. Outras facilidades são os stories e o IGTV que você pode usar como vitrine para mostrar os produtos disponíveis de diferentes ângulos ou para relatar o dia a dia na sua empresa e criar uma proximidade com o público.

E então, pronto para criar o espaço da sua marca na internet? Nós estamos prontos para te ajudar a criar sua loja virtual e, claro, fazê-la bombar com uma estratégia adequada de Marketing Digital. Entre em contato e saiba mais sobre os nossos serviços.

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