BlogFranquias

Como saber qual é o momento certo para abrir uma franquia?

Antes de qualquer investimento, como a compra de uma casa ou carro, sempre surge uma dúvida: será que esse é o momento certo para isso? Ter esse questionamento é normal, principalmente quando se trata de investir um valor alto. Mas e para abrir uma franquia, quando saber qual é o momento certo?

É muito importante avaliar com cuidado quando é a hora de se tornar franqueado, para assim diminuir os riscos e aumentar as chances de sucesso. Por esse motivo, separamos algumas dicas para te ajudar a descobrir qual é o momento certo para ter o seu próprio negócio. Confira!

Como descobrir o momento certo para abrir uma franquia?

Pesquise sobre o cenário econômico

Nos últimos anos o mundo todo tem enfrentado crises econômicas e no Brasil não é diferente. No entanto, para alguns é nos momentos de crise que surgem as oportunidades. Por isso é muito importante que você avalie o cenário econômico com relação ao setor que você deseja investir.

Afinal, enquanto muitas áreas são afetadas negativamente, outras acabam crescendo e se destacando. Então pesquise, avalie e se certifique de que o seu nicho de interesse está em alta ou tem grandes chances de recuperação.

Também é muito importante que você estude sobre o mercado em que deseja investir, principalmente se você não tem experiência na área. Converse também com a franqueadora para esclarecer todas as suas dúvidas e alinhar suas expectativas quanto ao modelo de negócio.

Organize suas finanças

Um cenário econômico favorável é, sem dúvidas, um fator fundamental na hora de investir. Entretanto, ele não garante que a franquia seja um negócio de sucesso. Outro ponto que também deve ser levado em consideração é a sua situação financeira.

É preciso organizar suas finanças e se certificar de que possui todo o capital necessário para o investimento. Existem muitos modelos de franquia, ou seja, você pode encontrar uma boa opção que caiba no seu bolso. Avalie também qual é o prazo de retorno, por quanto tempo a empresa precisa girar para recuperar o valor investido.

Por fim, nada de comprometer suas necessidades básicas! O dinheiro empregado deve ser aquele que não irá fazer falta num curto prazo, então utilize uma renda extra ou um valor que esteja parado para realizar esse investimento.

Avalie o seu próprio perfil

Após se atualizar sobre o cenário econômico e estruturar suas finanças, chegou a hora de avaliar o seu próprio perfil. Faça uma autoanálise para descobrir se você possui as principais características de um empreendedor de sucesso, como liderança, iniciativa e a responsabilidade de ser o próprio chefe. Muitos focam apenas nas vantagens, mas é preciso lembrar que também existem muitas obrigações.

Além disso, tenha em mente que mesmo sendo franqueado, é preciso ter tempo para se dedicar ao negócio, pois você será o dono da sua unidade. Agora, se você tem vontade e disponibilidade para mergulhar no negócio, você já está mais perto do momento certo para abrir uma franquia.

Pronto! Agora você já sabe todos os fatores que precisa verificar para descobrir qual é o momento certo para abrir uma franquia.

Feito isso, que tal se tornar um franqueado Echosis? Clique aqui e saiba mais sobre o nosso modelo de negócio e como você pode trabalhar com Marketing Digital. 😎

Faça um comentário

Postagens relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *