BlogFranquias

Como saber se tenho o perfil certo para abrir uma franquia?

O setor de franquias é um dos mais procurados por aqueles que desejam começar um negócio próprio. Porém, nem todos tem o perfil certo para ser um franqueado. Um equívoco muito comum é que as pessoas acham que as franquias são simples e que qualquer um pode abrir uma unidade.

O primeiro passo que você precisa dar é analisar em si mesmo se está disposto a correr riscos, aprender algo em que ainda não tenha experiência e, o mais importante, seguir regras. Além disso, separamos alguns fatores que podem te ajudar a entender se o seu perfil se encaixa num modelo de franquia. Vamos conferir? 😄

4 pistas de que você tem o perfil certo para ser franqueado

Gosta de pensar com calma e não agir por impulso

É normal que você pense “gosto muito de fazer exercícios, então vou abrir uma academia!” e assim o problema está resolvido. Entretanto, para você esse não é bem o caminho. Apesar de ter afinidade com um segmento específico, você analisa com cuidado a franquia de seu interesse para não acabar entrando em um negócio que não conhece e que não saberá administrar.

Apenas gostar de algo não é suficiente para manter uma empresa de portas abertas. Lembre-se de levar em consideração o horário de funcionamento, quanto tempo será preciso se dedicar, cuidados financeiros e outros detalhes.

Sabe que franquia não é garantia de sucesso, mas está pronto para tentar

Como as franquias são modelos de negócios testados e consistentes no mercado, muitos acreditam que é mais seguro se tornar um franqueado do que começar algo do zero. No entanto, você sabe que até mesmo as redes de franquias conhecidas internacionalmente podem dar errado.

Tenha em mente que a franquia funciona por uma co-participação entre franqueadora e franqueador: não dá para depender apenas do nome do negócio para obter sucesso. Além disso, grande parte do sucesso da sua unidade depende da sua gestão e dedicação como franqueado.

Tem tempo para administrar o negócio

Outro ponto que muitos levam em consideração sobre as franquias é o fato de contar com auxílio da franqueadora. Receber treinamentos, know-how e suporte ao longo de toda a jornada. Mas isso não quer dizer que você não precisa se preocupar com nada. Como disse anteriormente, o sucesso da unidade depende muito da sua dedicação.

Assim, se você possui tempo livre para se dedicar a unidade, então você está no caminho de ter o perfil certo para se tornar franqueado. Com o passar do tempo é natural que o seu negócio cresça, assim você pode contratar outras pessoas para te ajudarem. Mas, até lá, é importante ter disponibilidade para operar o negócio e acompanhar o dia a dia.

Sabe vender o próprio peixe

Se você consegue vender até casa pegando fogo, com certeza não terá dificuldades em conquistar clientes e destacar o seu negócio entre os concorrentes. Contudo, se você esteja interessado em começar um negócio próprio justamente para fugir das vendas, sinto te decepcionar.

Independente do setor em que você deseja atuar, sempre será preciso promover o seu negócio ou negociar com fornecedores. É necessário estar disposto a lidar com negociações o tempo todo, até mesmo com a franqueadora.

Conseguiu se identificar nessas características? Que tal se tornar um franqueado da Echosis? Clique aqui e saiba mais sobre o nosso modelo de negócio e como você pode trabalhar com Marketing Digital. 😎

Faça um comentário

Postagens relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *