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Nicho de mercado: O que é e como escolher o seu

Antes de desenvolver qualquer planejamento de marketing é muito importante que você saiba qual é o seu nicho de mercado. Isso porque você saberá qual é a área de atuação do seu negócio e para quem os seus produtos ou serviços devem ser direcionados.

Mesmo sendo uma etapa muito importante, poucos sabem o que é nicho de mercado ou tem ele bem definido. Pensando nisso, nesse conteúdo você encontra todas as informações necessárias para descobrir, ou redescobrir, o lugar de atuação da sua empresa. Vamos lá?

O que é nicho de mercado?

Se trata de um grupo de consumidores que possuem necessidades específicas, mas que ainda não foram atendidas por nenhuma empresa, produto ou serviço.

Porém, não confunda nicho de mercado com segmento, viu? Muitas vezes eles são interpretados como sinônimos, entretanto não são. O segmento é um grupo amplo de consumidores, enquanto o nicho é uma parcela de pessoas que ainda não foram exploradas por nenhuma empresa.

Dessa maneira, o nicho de mercado ajuda a determinar qual é o público-alvo para o produto e a explorar novos mercados, abrindo possibilidades de novos negócios que não possuem tantos concorrentes.

Por que é importante definir o nicho de mercado?

Ao criar uma empresa é necessário estabelecer qual será a área de atuação. Se optar por um segmento amplo, com um produto generalizado, certamente você irá competir com diversas outras empresas que oferecem o mesmo e precisará saber se diferenciar.

Por isso, definir um nicho de mercado é tão importante. Ao focar em dores e necessidades específicas, a empresa começa a gerar e passa a ser vista como especialista. Obviamente essa definição fará com que a sua empresa se comunique com um grupo limitado de pessoas, porém serão clientes qualificados.

Além disso, ao saber qual é o nicho da sua empresa, você:

  • Pode criar ações mais assertivas, pois sabe com quem deve se comunicar;
  • Tem um número menor de concorrentes;
  • Maior facilidade para firmar parcerias.

Como definir um nicho?

Antes de abrir uma empresa ou lançar um produto, é fundamental saber qual será a área de atuação. Porém essa definição não pode ser feita com base em achismos ou de forma aleatória. É preciso ter um planejamento e dedicação para conseguir chegar no resultado esperado. Vamos as dicas?

Escolha o mercado que quer atuar

O que não faltam hoje em dia são possibilidades. Nessa etapa você precisa descobrir em qual mercado quer trabalhar para depois definir o nicho.

Uma dica importante aqui é: opte por algo que você goste. Muitos empreendedores acabam sendo influenciados pelas áreas que estão em alta, mas acabam fracassando por não ser algo que gostam.

Faça uma lista das suas preferências, depois deixe apenas as atividades que você sabe desempenhar bem e possui afinidade. É muito importante estudar e pesquisar sobre áreas de atuação para que você possa encontrar a sua.

Encontre um problema

Para conseguir definir o seu nicho de mercado, também é preciso identificar um problema ou necessidade que determinadas pessoas possuem e que poucas ou nenhuma empresa explorou ainda. Com isso você pode descobrir uma solução, por meio de um produto ou serviço, que possa ajudá-los.

Nesse caso, você pode recorrer ao Google para descobrir problemas não solucionados ou verificar os feedbacks recebidos por empresas populares no mercado para encontrar ideias.

Verifique se a ideia é viável

O próximo passo é descobrir se a ideia para sua empresa é realmente viável. Para isso, é necessário verificar dois pontos, se existe demanda e concorrência.

O ideal é que você encontre um ponto intermediário. Ou seja, você precisa definir um nicho em que ainda haja uma quantidade considerável de pessoas que comprariam seus produtos ou serviços, mas no qual a concorrência não seja tão grande.

Você pode descobrir se existe demanda observando as pesquisas e comentários das pessoas na internet. Além disso, durante o seu dia a dia também é possível encontrar problemas que ainda não foram solucionados, mas somente porque ninguém os vende.

Pronto, agora você já sabe o que é nicho de mercado, a importância dele e como definir (ou redefinir) o da sua empresa. Quer receber conteúdos como este diretamente na sua caixa de entrada? Assine nossa newsletter! 💌


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