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Marketing digital para supermercados: 5 dicas para você potencializar o seu negócio

O trabalho com varejo é um dos mais tradicionais ao redor do mundo. Mercados e supermercados, por exemplo, costumam ser negócios sólidos em vários locais, já que atendem uma população consideravelmente grande. Porém, ainda é necessário investir bastante para adquirir mais clientes, visto que é um segmento com muita competitividade. E uma forma de fazer isso é buscar o marketing digital para supermercados.

Como o nome indica, marketing digital é uma forma de divulgação através da internet. Se trata de um conjunto de práticas que busca melhorar a presença online de uma marca, produto ou empresa. Estas mesmas técnicas são perfeitamente úteis para divulgar supermercados, maximizando o número de clientes a cada dia.

Para esclarecer o assunto, trouxemos aqui 5 dicas de com usar o marketing digital para supermercados. Confira:

Por onde devo começar?

Identifique seu público

A primeira coisa que você deve saber sobre marketing é que não é possível alcançar o mundo inteiro. Claro, isso é tecnicamente possível, mas não é algo que valha a pena. Ainda mais se você trabalha com um supermercado, que atende principalmente um determinado bairro e as áreas vizinhas. Tentar divulgar sua última promoção de carne pra churrasco na China não vai te trazer nenhum cliente.

Por isso, você deve descobrir qual é o perfil do seu público e focar seus investimentos nele. Esteja onde seus principais clientes estão, crie coisas que agradem a esse perfil e não se preocupe com as exceções.

Tenha metas para suas campanhas

O marketing digital para supermercados, como em qualquer outro setor, precisa de um objetivo para estabelecer seus parâmetros de sucesso. Afinal, não há como vencer uma corrida que não possua uma linha de chegada. Antes de começar a pensar em promoções, é necessário pensar no que e no quanto você pretende ganhar com isso.

Por exemplo, digamos que você quer vender seus últimos lotes de carne antes que chega no limite da validade. Para isso, você planeja uma campanha de descontos nas redes sociais que vai durar uma semana. A partir disso, você reduz sua margem de lucro para os produtos para 5%, mas evita um prejuízo maior por não conseguir cobrir o valor da compra.

Comunicação visual é tudo

Quando se trata de varejo, o sentido que mais costuma chamar a atenção dos clientes é a visão. E o mesmo se aplica em qualquer divulgação online. Se a imagem captura o cliente, você já tem chances bem melhores de trazê-lo para sua loja. Isso e a maioria dos produtos é mais fácil de avaliar ao olhar.

De forma geral, você quer que seus anúncios em redes sociais, blogs, entre outros, tenham cores chamativas e letras grandes. O tempo de concentração da maioria dos usuários da internet é bem curto, então você terá uma janela bem pequena para adquiri-los. Então, tente transmitir as imagens mais importantes logo de cara.

Trabalhe a proporção entre expectativa e satisfação

Uma cliente que recebe o que foi prometido, mesmo que não seja grandes coisas, ainda fica mais satisfeito do que um que não recebe o que esperava. Por isso, uma das suas preocupações ao trabalhar o marketing digital para supermercados é não fazer promessas que não possa cumprir.

Digamos, por exemplo, que seu site prometa um atendimento rápido nos caixas. Seu leitor vai pensar “nossa, posso ir lá rapidinho então”. Ele chega e vê que não há caixas abertos o suficiente e que as filas estão lentas por que o sistema é desnecessariamente complicado. Este cliente irá imediatamente sair e buscar outro estabelecimento. Acho que você entendeu a questão aqui.

Como fazer Marketing Digital para supermercados

Esteja presente nas redes sociais

É praticamente impossível falar de marketing digital sem falar nelas, as redes sociais! Os brasileiros gastam em média 5h por dia nas redes sociais e o relatório Digital in 2019, divulgado pelas empresas We are Social e Hootsuite confirmou que o uso das redes sociais no Brasil tem um viés comercial: os usuários diariamente buscam por um serviço ou produto pela internet.

Assim, não ter um perfil nas principais redes sociais é como dar um tiro no próprio pé, ou seja, você está perdendo boas oportunidades de negócios. Os supermercados podem aproveitar as redes sociais para produzir conteúdos relacionados aos produtos que são comercializados ou a equipe. Um bom exemplo é esse post do Angeloni:

Use um portal de conteúdo

Criação de textos e vídeos é um dos carros chefes do marketing digital hoje em dia. Chamado de marketing de conteúdo, ele consiste em atrair a atenção e fidelizar o público com informação relevante. Por exemplo, se você pretende vender mais vegetais, crie conteúdos com receitas para aproveitar melhor tomates, beterrabas, etc. De forma sutil, você pode guiar estes leitores até produtos relacionados ao conteúdo, como uma promoção de vegetais, por exemplo.

O Pão de Açúcar, por exemplo, possui um blog para produzir e divulgar conteúdos que possam instruir os consumidores e, consequentemente, impulsioná-los a comprar o que precisam num dos supermercados da rede que estiver mais perto. Para verificar o blog deles é só acessar aqui.

Otimize o SEO Local

Por fim, para garantir bons resultados com o marketing digital para supermercados, invista em SEO Local. Muitos clientes costumam usar o Google para pesquisar “supermercado” ou “supermercado perto de mim” antes de saírem para fazer compras.

marketing digital para supermercados

Se o seu objetivo é gerar vendas físicas, o SEO Local é indispensável. Pois se o seu estabelecimento aparecer nos resultados de busca, com certeza irá chamar a atenção de uma boa porção de consumidores.

Para que o seu supermercado seja encontrado é importante criar um perfil no Google Meu Negócio. Assim, você irá entregar todas as informações para o consumidor, como horário de atendimento, normas que precisam ser seguidas e etc.

Agora que entende melhor como funciona o marketing digital para supermercados. Ainda acha que vai ter dificuldade com esse processo? Então, por que não contar com ajuda especializada? Entre em contato com a Echosis, tire suas dúvidas e peça um orçamento de marketing digital que caiba no seu negócio.

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