BlogMarketing Digital

Marketing Digital para psicólogos: Descubra como se destacar na internet

O Marketing Digital para psicólogos ainda é um tabu, pois existe o receio de que a divulgação desses serviços através da internet possa mercantilizar a profissão. Entretanto, não é segredo para ninguém que a maioria das pessoas quando necessita de um produto ou serviço realiza pesquisas na internet, inclusive para escolher um psicólogo.

Uma pesquisa realizada pela empresa Ipsos relevou que 3 em cada 4 brasileiros se preocupam muito com sua saúde mental. Além disso, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) cerca de 23 milhões de brasileiros apresentam sintomas de transtornos mentais.

Isso significa que existe um mercado há ser explorado e que para atrair pacientes para o consultório é necessário se posicionar na internet. Se você atua na área da psicologia e quer saber como usar o marketing a seu favor, confira nossas dicas a seguir.

Como funciona o Marketing Digital para psicólogos?

Primeiro, é importante destacar que os psicólogos são regidos pelo Código de Ética do Conselho Federal de Psicologia e existem algumas regras que devem ser seguidas durante as ações de marketing. Por exemplo:

  • Utilizar o preço do serviço como forma de propaganda;
  • Fazer previsão taxativa de resultados;
  • Fazer autopromoção em detrimento de outros profissionais;
  • Propor atividades que sejam atribuições privativas de outras categorias profissionais;
  • Fazer divulgação sensacionalista das atividades profissionais.

Apesar dessas restrições, o marketing digital para psicólogos pode ser realizado através de conteúdos relevantes e informativos que ajudem seus pacientes a entenderem seus sentimentos, pensamentos e incentivando-os a procurar tratamento.

Agora que você já sabe os cuidados que deve tomar, vamos às dicas? 😉

Defina seu público

Dentro da psicologia existem várias áreas de atuação, isso significa que você pode trabalhar com um público específico. O primeiro passo para suas ações de marketing é justamente definir quem são essas pessoas, isso vai te ajudar a saber quais redes sociais utilizar, que assuntos abordar e até mesmo os termos usar.

Você pode utilizar as informações dos seus atuais clientes para traçar um perfil fictício que seja utilizado como sua persona. Se preferir, faça uma pesquisa entre eles para coletar dados e conseguir definir seu público.

Foque em bons conteúdos

Não faltam opções de redes sociais para você atingir seu público. Que tal se aventurar no TikTok? O Instagram também é uma ótima opção. O Facebook continua vivíssimo, viu? E também há o Twitter. Opte por aquela em que você se sinta mais à vontade e que o seus pacientes estejam presentes.

Explore conteúdos de forma criativa, dê aquele “puxão de orelha” nos usuários e tenho certeza de que eles vão engajar com as suas publicações. Por exemplo, o perfil QUEPAZ criado por duas estudantes de psicologia explora assuntos sérios de uma forma descontraída, o que gera identificação num público mais jovem.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por QUEPAZ (@queepaz)

Lembre-se de escolher assuntos do seu domínio, isso faz de você uma autoridade para o paciente, assim ao pensar em determinado problema, o esperado é que os usuários que te seguem se lembrem que você é um expert.

Aposte em vídeos curtos para transmitir sua mensagem. Há milhares de trends por aí e você pode “surfar” nelas. Além disso, essa é uma das melhores maneiras para viralizar.

Tenha um site

Apesar de muitos acharem que ter um site está ultrapassado, saiba que esse ainda é um dos principais canais quando se trata de Marketing Digital para psicólogos. O site funciona como um cartão de visita virtual, onde você pode incluir todas as suas principais informações e facilitar a comunicação dos pacientes com você.

Com um site também é possível ser encontrado facilmente no Google. E se você desejar, pode investir em links patrocinados, assim quando fizerem uma busca por determinada palavra vão encontrar seu consultório rapidamente.

Essas são apenas algumas opções que você pode colocar em andamento. Há muito mais para ser explorado, que tal contar conosco? A Echosis é uma agência especializada em estratégias de Marketing Digital e nós podemos te ajudar a conquistar a internet. Clique aqui e fale conosco!

Faça um comentário

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezenove − sete =

Botão Voltar ao topo