BlogFranquias

Insatisfação no trabalho? 5 dicas para te ajudar a mudar essa situação

As horas não passam, você não consegue se concentrar, se sente improdutivo e espera ansiosamente pelo fim do expediente? Acredite, a insatisfação no trabalho é mais comum do que se pode imaginar. De acordo com uma pesquisa realizada pelo consultor de carreiras Fredy Machado, cerca de 90% das pessoas estão infelizes em seus trabalhos. Desse percentual, 36,52% dos profissionais estão infelizes com o trabalho que realizam e, 64,24% gostariam de fazer algo diferente do que fazem hoje para serem mais felizes.

Se você se identificou com esses fatores e sentem que está descontente com a sua vida profissional, é hora de acender o alerta! Estar insatisfeito com o trabalho pode provocar outros problemas na sua vida, desde doenças físicas e psicológicas. Por este motivo, buscar um novo rumo para a sua carreira é extremamente importante.

Se você não sabe por onde começar ou o que fazer para mudar de profissão para ser mais feliz, continue a leitura e confira as dicas que separei para você:

O que causa a insatisfação no trabalho?

Primeiro, é muito importante entender o que gerou esse descontentamento, quais foram os motivos que te levaram a se sentir insatisfeito com o trabalho. Somente assim você poderá encontrar a melhor solução para o seu problema e transformar a sua carreira profissional. Caso contrário, você tomará decisões precipitadas e em pouco tempo estará infeliz novamente.

Assim, listei abaixo alguns dos principais motivos que nos levam a ficarmos descontentes com a função que exercemos no dia a dia. Confira e descubra se alguma delas se encaixa com o que você tem sentido:

Falta de reconhecimento

Muitos funcionários sentem que a insatisfação no trabalho começa a surgir com a falta de reconhecimento. E não estamos falando apenas de salários maiores. A falta de feedback positivo e de ações que incentivem a melhoria contínua acabam provocando um desgaste na relação dos profissionais com a empresa.

Com isso o funcionário começa a perder o interesse pelo trabalho e acaba descontente. Além disso, quando o funcionário é reconhecido, ele se sente valorizado e, consequentemente, passa a ser mais produtivo e eficiente.

Má gestão

Existem muitos empreendedores que não sabem elaborar os processos de gestão da empresa e isso acaba refletindo nos funcionários, que sofrem com uma administração mal estruturada. O ideal é que cada empresa tenha um setor responsável para cuidar das contratações, capacitação e motivação do pessoal, ou seja, um RH (Recursos Humanos).

A desordem e a falta de gestão acabam criando uma preocupação no funcionário, o que geralmente o faz questionar sobre seu futuro na empresa.

Falta de desafios

Uma coisa é certa: seja na vida pessoal ou profissional, todos nós estamos em busca de desafios. Todo profissional quer desenvolver suas habilidades, crescer e amadurecer para alcançar novos objetivos. Mas quando se vive na mesmice, a insatisfação com o trabalho não demora a aparecer. Afinal, levantar toda manhã para ir a empresa sabendo que a rotina é a mesma todos os dias acaba gerando um desânimo.

5 dicas para te ajudar a lidar com a insatisfação no trabalho

Defina estratégias

Após descobrir qual é o motivo do seu descontentamento, crie estratégias para conseguir lidar com isso. Se o problema for não se identificar com as atividades realizadas ou com a função, busque entender quais atividades te trazem prazer e satisfação e quais são seus talentos e habilidades. Depois de mergulhar nessa autodescoberta, é hora de compreender como você pode usar cada uma dessas informações na sua vida profissional. Lembre-se de alinhar o seu objetivo com os seus valores.

Fique de olho no mercado de trabalho

Se a sua ideia é sair do emprego atual para buscar uma nova oportunidade, é muito importante observar o mercado de trabalho e o cenário econômico de forma geral. Pois a transição de carreira acontecerá de maneira mais tranquila quando o mercado estiver aquecido e existir uma boa demanda para os profissionais suprirem. Obviamente é muito difícil conseguir controlar cada detalhe, mas ao ficar atento ao melhor timing, é possível aumentar suas chances de sucesso.

Mude de profissão

E por falar em mudar de emprego, você já cogitou a possibilidade de mudar de profissão ou de área? Quem sabe ser dono do próprio negócio? Ao investir em uma empresa você pode optar por uma área que sempre sonhou ou que se identifica, além de poder estabelecer os próprios horários e, claro, ganhar mais. Já te adianto que ser empreendedor não é nada fácil, mas você pode optar por um caminho mais tranquilo ao abrir uma franquia. Ao se tornar franqueado você terá todo o suporte da franqueadora, além de receber treinamentos próprios para que possa gerenciar o negócio.

Gostou das nossas dicas? Agora ficou mais fácil de você transformar a sua insatisfação em algo positivo e usá-la como motivação para transformar não só a sua carreira, mas toda a sua vida. Separei alguns links que podem continuar te ajudando nessa missão, olha só:

Faça um comentário

Postagens relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *