BlogMarketing Digital

Como definir o orçamento de marketing da sua empresa

Se você tem uma empresa, já deve ter notado o quanto estar presente na internet tem se tornado indispensável. Mas para conseguir se destacar entre tantas marcas, informações e produtos, é preciso saber investir. Assim, definir um orçamento de marketing deve ser um dos seus primeiros passos.

Em comparação com outras mídias, como televisão, rádio ou revistas, por exemplo, o marketing digital é mais barato. Isso significa que você pode executar determinadas ações com um orçamento que cabe no seu bolso.

Mas, como definir um orçamento? A resposta para essa pergunta você encontra a seguir. Vamos lá?

Por que ter um orçamento é importante?

Imagine que uma empresa decide começar a investir em Marketing Digital, mas não cria um planejamento e seleciona um valor x a ser gasto. Ela começa a criar anúncios no Facebook, Google e etc, mas logo seu orçamento acaba, e agora? Sem recursos para continuar investindo, os resultados vão começar a cair e ao invés de ter um retorno positivo, vai acabar apenas gastando dinheiro.

Agora, se essa empresa tivesse, primeiramente, estabelecido metas e em seguida criado um planejamento, ficaria mais fácil para determinar um orçamento. No entanto, vamos imaginar que o valor definido foi de 3 mil reais. Com esse valor em mente é possível separá-lo corretamente para cada uma das ações a serem realizadas. E, principalmente, não faltará recursos para alcançar os objetivos.

Ou seja, definir um orçamento de marketing para sua empresa é importante para alcançar resultados mais duradouros, ao invés de “torrar” todo o valor de uma vez só em ações equivocadas.

3 passos para te ajudar a definir um orçamento de marketing

Estabeleça metas e objetivos

Antes de qualquer outro passo, é muito importante que você defina quais são as metas e objetivos da sua empresa. Isto é, o que você espera para ela do Marketing Digital? É aumentar seu número de seguidores? Suas vendas? Conquistar mais clientes? Ou melhorar o posicionamento da marca na internet?

A partir daí é possível criar um planejamento para descobrir quais são as melhores estratégias para alcançar seus propósitos. Ao saber onde quer chegar e quais passos a serem dados, fica mais fácil para você começar a traçar um orçamento de marketing para investir.

Verifique como está o financeiro da empresa

Para poder descobrir quanto você pode utilizar para investir em ações de marketing, é preciso avaliar a situação financeira atual. É preciso saber exatamente quanto de dinheiro sua empresa tem de lucro mensalmente e as variações que podem ocorrer durante o ano.

Além disso, estabeleça um valor de investimento que caiba no seu bolso e guarde esse número. Suas estratégias precisarão se enquadrar dentro do recurso disponibilizado pelo seu negócio.

Faça ajustes ao longo do tempo

Muitos acreditam que definir o orçamento de marketing é algo a ser feito uma vez só. Que depois podem esquecê-lo num canto e seguir com a vida. E sinto te informar que isso é um erro. Você deve ter seu orçamento em mãos todos os dias e realizar ajustes ao longo das semanas e meses.

É muito importante que você avalie seus resultados e confira o que está dando certo e o que precisa de mudanças. Assim é possível remanejar os valores das ações e garantir melhores resultados.

Mas lembre-se, antes de determinar qual é o seu orçamento, você precisa estruturar o marketing da sua empresa ao definir suas personas, criar um planejamento e estabelecer seus objetivos.

Gostou das nossas dicas? Que tal receber nossos conteúdos diretamente na sua caixa de entrada, inscreva-se na nossa newsletter! 💌


Faça um comentário

Postagens relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Close