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Posicionamento de marca: por que ele é importante para as empresas?

Pense por um momento nas suas marcas preferidas e em como elas se apresentam no mercado. Cada uma delas conquistou seu próprio espaço nas suas preferências, certo? A boa notícia é que a sua empresa também pode ter uma parte exclusiva na mente e no coração dos seus clientes. Basta saber como criar um posicionamento de marca!

Muito se fala sobre a importância do posicionamento, mas a verdade é que poucos sabem realmente o que é e para que ele serve. Por este motivo, neste artigo vamos esclarecer todas as dúvidas sobre esse assunto. Confira!

O que é posicionamento de marca?

É o modo como você quer que a sua empresa seja reconhecida pelos seus clientes. Quando a marca está bem posicionada no mercado, ela consegue evidenciar suas principais vantagens e características na mente do público.

Para conquistar um lugar de favoritismo entre os consumidores, é importante entender que o posicionamento de marca não é uma simples ação, mas sim um processo contínuo em que você deve trabalhar todos os aspectos da sua marca, desde a identidade visual até a trilha sonora.

Mas para que essa estratégia funcione, todo o conceito deve ser transmitido e estar claro para todos os envolvidos com a sua empresa, como os colaboradores, fornecedores, concorrentes e, claro, os consumidores. Por outro lado, quando a marca não tem um posicionamento ou ele não é bem definido, ela não será reconhecida e isso pode prejudicar sua imagem no mercado, bem como suas vendas.

Como definir o posicionamento?

Quando bem feito, o posicionamento de marca consegue diferenciar o seu negócio da concorrência e influenciar a decisão de compra. Para começar, é importante que você esclareça três perguntas básicas sobre a sua empresa:

O seu produto é indicado para quem?

Quem é o público-alvo da sua marca? O seu produto/serviço é recomendado para homens ou mulheres? Com qual idade? Se você não sabe quem você quer que reconheça a marca, fica impossível definir qual posicionamento você deve ter.

Qual problema o seu produto resolve?

A compra de um produto ou a contratação de um serviço é sempre motivado por duas necessidades básicas: resolver um problema ou proporcionar satisfação. Logo, é necessário ter definido em qual dessas situações o seu produto/serviço se encaixa.

O que diferencia sua empresa da concorrência?

Quais são as características que incentivam o consumidor a comprar o seu produto e não o do concorrente? Ele é mais barato? É melhor? Entender o que a sua empresa oferece de diferencial é fundamental para desenvolver uma boa estratégia de posicionamento de marca.

Estratégias de posicionamento de marca

Se após definir os pontos anteriores você ainda não souber qual caminho seguir para desenvolver um bom plano para o posicionamento da sua marca, aposte em um desses modelos de estratégia:

  • Posicionamento específico: Quando a proposta é destacar um benefício exclusivo do produto, como a durabilidade ou o preço;
  • Posicionamento de categoria: Quando o foco é em se tornar referência do ramo;
  • Posicionamento contra concorrente: Quando a empresa deseja destacar que o seu produto é melhor que dos concorrentes;
  • Posicionamento por benefício: Quando a marca oferece uma vantagem exclusiva para os clientes que comprarem o produto.

3 marcas que possuem um excelente posicionamento no mercado

Coca-Cola

É impossível falar sobre estratégias de marketing e posicionamento de marca sem lembrar da Coca-Cola. A marca de refrigerantes mais vendida no mundo prega há mais de 125 anos a mesma mensagem: felicidade. Em suas campanhas, a Coca-Cola prefere evidenciar valores como amizade, alegria, partilha, união e diversão ao invés de enfatizar somente os seus produtos.

Apple

Uma das marcas mais valiosas do mundo, a Apple é outra empresa que sabe muito bem como se posicionar. Com produtos de alta qualidade, um design inovador e extremamente tecnológicos, a empresa busca transmitir elegância, luxo e exclusividade. E isso é percebido não só em seus produtos, mas também no site, nos serviços e na Apple Store.

Dove

Presente no mercado há mais de 60 anos, a Dove é um exemplo de marca que mudou o seu posicionamento e comunicação ao longo dos anos através da opinião de suas clientes. A partir de 2004 a empresa passou a defender uma beleza sem definição de padrões pela sociedade. Assim, as campanhas não usam modelos. Mas sim mulheres comuns, de vários biotipos, cores e idades para mostrar que a beleza está em todas nós.

Não se engane pensando que o posicionamento de marca é feito e indicado somente para grandes empresas. Pensar no que você passar para o seu público e em como quer que ele enxergue o seu negócio é uma tarefa que deve ser feita desde o início de qualquer negócio. Entre em contato com a Echosis e descubra como podemos te ajudar a desenvolver uma estratégia de marketing digital visando o posicionamento da sua empresa.

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