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Mensuração de resultados: Você sabe qual a importância dessa técnica?

A maioria dos empresários com quem você falar hoje em dia dirá que você deve focar nos melhores resultados da sua empresa, garantindo uma boa relação custo x benefício. Você escuta este conselho, mas ainda não entende bem o que ele significa. Afinal, por que e como fazer a mensuração de resultados na sua empresa? É por isso que estamos aqui agora!

Como regra nos negócios, não é possível melhorar algo que não se pode medir. Não por que seja de fato impossível melhorar, mas sim por que, mesmo que você melhore, não terá como saber. Agora, se você entende como suas ações afetam diferentes indicadores, poderá agir sobre eles como achar melhor.

Por que fazer a mensuração de resultados?

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1. Compreender quais ações geram resultados

O principal motivo para medir qualquer resultado é saber quais atitudes de fato geram algum resultado. E, claro, se ele é positivo ou negativo. O feedback de uma ação empresarial é quase tão importante quanto a própria ação. Sem ele, você não teria como saber se deve continuar do jeito que está ou se é hora de fazer alguma mudança no seu planejamento.

Da mesma forma, você pode usar esses parâmetros para avaliar a correlação entre diferentes resultados. Com uma pequena análise, você pode descobrir, por exemplo, que o número de likes em suas postagens de redes socais não tem nenhuma relação com seu número de vendas. Mas o número de acessos à sua loja virtual tem.

2. Auxiliar na definição de metas

A mensuração de resultados também está diretamente atrelada ao estabelecimento de metas para o seu negócio. Ao descobrir quais variáveis estão em alta ou baixa, você pode desenvolver objetivos para corrigir estes valores. Considerando que você já tenha aprendido quais ações geram quais resultados, sua intervenção será bem mais prática e custará bem menos.

3. Encontrar tendências e oportunidades

Em muitos casos, aproveitar uma oportunidade é uma questão de antecipação. Saber que logo pode haver uma crise no seu setor te dará tempo para se preparar e resistir ao impacto. É como saber que vai chover mais tarde e usar esse conhecimento para comprar um guarda-chuva e se prevenir contra um resfriado.

Se sua mensuração for ampla e precisa o suficiente, você poderá encontrar novas tendências de consumo nos seus clientes, por exemplo. Em alguns casos, pode ser que você descubra um novo nicho de compradores ainda não explorado.

Como fazer a mensuração de resultados?

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1. Determine seus indicadores de performance

Os KPIs, ou Indicadores Chave de Performance (Key Performance Indicators), são métricas que de fato refletem os resultados das suas ações empresariais. Hoje em dia, é possível medir praticamente qualquer coisa, por mais irrelevante que ela seja. Para evitar que esses números poluam seus relatórios, o melhor é escolher um pequeno conjunto de métricas relevantes e usá-las como parâmetro.

Evite métricas de vaidade, como o número de likes em suas postagens. É muito bonito ver que as pessoas gostaram do seu último meme, mas isso não garante que você vai ter qualquer novo cliente.

2. Escolha as ferramentas adequadas

Um ser humano, por mais dedicado que seja, nunca vai conseguir fazer toda a mensuração de resultados necessária para uma empresa. São mais dados do que qualquer pessoa conseguiria ler em uma vida! E como resolver isso? Simples, coloque uma máquina para fazer essa parte do trabalho.

Existem vários softwares que podem coletar, registrar e organizar informações empresariais em tempo real, gerando relatórios e até uma “pré-análise” do conteúdo. Isso acelera muito o seu trabalho de gestão e te permite aproveitar oportunidades muito mais rápido.

3. Faça testes antes de criar ações

Pular de cabeça em certas coisas pode ser divertido, mas é sempre bom saber se você cairá em uma piscina cheia ou em um chão de concreto. O mesmo princípio vale para a gesta do seu negócio. Por isso você deve olhar onde pretende “pular” e fazer alguns testes primeiro. Tirar algum tempo para criar simulações, estudar os resultados prováveis e se prevenir para possíveis eventualidades vai te poupar muitas perdas.

Agora você já sabe por que e como começar a mensuração de resultados na sua empresa, é hora de trabalhar! Ainda não tem certeza de como fazer este investimento? Então entre em contato com a Echosis, peça um orçamento e conte com nossa ajuda especializada.

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