BlogFranquias

Como adquirir uma franquia: Saiba qual é o passo a passo para investir nesse segmento!

Abrir uma empresa é uma tarefa difícil e um tanto arriscada, mas que pode trazer grande satisfação para o empreendedor. Ter autonomia sobre o próprio horário, mais controle sobre sua rotina e a possibilidade de estabelecer as próprias metas não são vantagens pequenas. Mas o risco envolvido pode assustar alguns bons profissionais. Porém, existem algumas alternativas, como adquirir uma franquia.

De forma simples, o modelo de franquia é quando uma empresa de grande porte “aluga” seus métodos, produtos e propriedade intelectual para um investidor, que é o franqueado. Este ganha o direito de abrir uma filial da empresa, prestando o mesmo serviço. A principal vantagem aqui é já começar com um negócio consolidado, o que diminuir muito seu risco.

Está pensando em se juntar a esse meio? Então veja aqui um passo a passos sobre como adquirir uma franquia:

1.      Analise o mercado e escolha seu setor

MLR-graphic

O primeiro passo antes de começar seu investimento é, justamente, determinar em que setor você pretende se inserir. Vai trabalhar com um restaurante? Consultoria de negócios? Turismo? Marketing digital? É uma questão vital, já que ela determina boa parte das suas escolhas daqui para frente. Tome o tempo que for necessário aqui, pois essa é uma decisão com muitas consequências.

Dentre os critérios que você deve considerar, estão:

  • Rentabilidade do setor;
  • Sua formação;
  • Nível de investimento necessário;
  • Exigências da franqueadora;
  • Suas próprias pretensões de crescimento.

2.      Busque uma franqueadora de confiança

Handshake-business-deal-agreement-working-together-sales-rep-challenger-large

Mesmo sabendo como adquirir uma franquia, no sentido burocrático da coisa, você ainda precisa saber como escolher essa franquia. Como já mencionamos, essa é uma decisão importante e que vai afetar boa parte do seu futuro a partir de então. Se você não acredita que pode confiar em seus franqueadores, então não deveria fazer negócios com eles.

Primeiro, você deve ler as condições do contrato de franquia. Nele devem contar todas as obrigações e direitos de ambas as partes. Isso inclui nível de auxílio, detalhes de pagamento, etc. Uma franqueadora geralmente oferece certo nível de suporte, com aulas e ferramentas de administração. Afinal, seu sucesso também é o sucesso da franquia como um todo.

3.      Aprenda como a franquia funciona

franchise-graphic

Então você escolheu uma empresa com a qual fechar seu contrato? É hora de entender como ela funciona na prática. Qual é o nível de qualidade esperado pelos clientes daquela empresa, como você pode adaptar a fórmula da empresa ao seu contexto, como promover sua filial, etc. Uma franquia pode não ser uma empresa individual, mas ela ainda é o seu negócio e deve ser tratado como tal.

4.      Reúna capital necessário para começar

wage-increase

Você não tem como adquirir uma franquia sem recursos, da mesma forma que não poderia montar uma empresa sem investimento. É necessário adquirir materiais, montar campanhas de divulgação, talvez contratar pessoal, dar entrada nos registros mais burocráticos, etc. E você difícil fazer tudo isso sem capital.

Felizmente, uma franquia pode ser iniciada com bem menos recursos do que uma empresa própria. Afinal, boa parte do trabalho burocrático, pesquisa de material e público-alvo já está encaminhada. Além disso, seus investimentos tendem a ser mais precisos, o que diminui a necessidade de um grande fundo de reserva para reinvestir, caso o negócio não vingue de primeira.

5.      Estude o quanto puder sobre administração de negócios

legal-documents-e1434351290965

Como já mencionamos, uma filial é, para todos os efeitos, seu próprio negócio. Isso significa que você deve tratá-la como tal, tomando bastante cuidado ao administrar seus recursos. E a melhor forma de conseguir fazer isso é com estudo. Mesmo que você não tenha formação em administração, aprender o quanto for possível sobre o assunto pode te poupar muita dor de cabeça.

Se você não souber por onde começar, a franqueadora pode ser um bom ponto de partida. Afinal, a maioria disponibiliza materiais de aprendizado sobre o setor de atuação e sobre como progredir neste ramo. Como já dissemos, seu sucesso é o sucesso deles também.

Agora que você sabe como adquirir uma franquia, é hora de levantar e buscar uma franqueadora para investir! Quer ver uma opção agora mesmo? Então entre em contato com a Echosis, tire suas dúvidas e descubra como se tornar um franqueado em marketing digital.

Faça um comentário
Tags

Postagens relacionadas