BlogFranquias

Conheça 3 tipos de franquias e como escolher o modelo ideal

Avalie esse artigo

Para quem sonha em investir em um negócio próprio e pensa em optar por uma franquia, de acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), somente no primeiro trimestre de 2018 o mercado de franquias registrou um crescimento de 5,1%, comparado ao mesmo período do ano anterior. Desta forma, o mercado permanece aquecido e com diversas oportunidades para quem deseja entrar no mundo do empreendedorismo. Mas, o que poucos sabem é que existem diferentes tipos de franquias disponíveis e conhecer melhor cada uma delas poderá ajudar no momento de escolha.

Dentre os diversos benefícios proporcionados por este modelo de negócio, o principal é poder utilizar a base de uma empresa de sucesso no mercado. Ou seja, o empreendedor não partirá do zero. Assim, a unidade desenvolvida irá utilizar a imagem, as estratégias de marketing e o conhecimento dos potenciais clientes a respeito do negócio.

Para saber quais são os tipos de franquias disponíveis, confira todas as informações abaixo! É importante lembrar que, independentemente, do tipo de franquia que for escolhido pelo franqueado, para alcançar o sucesso nos negócios é necessário muita dedicação e conhecimento sobre o segmento de sua preferência.

Franquia Individual

No modelo de franquia individual, cada unidade é gerida por um contrato específico, isto é, um franqueado pode possuir mais de uma unidade da mesma rede, mas cada uma delas terá um contrato específico. Esse é o modelo mais comum disponível.

Ainda, a franquia individual não permite que seja instalado ou operado no mesmo ponto comercial outra modalidade de negócio. Desta forma, não é possível dividir espaço com outras marcas. Como exemplo dessa modalidade temos cafeterias, lojas de calçados, livrarias e outros.

Franquia de conversão

O modelo de conversão é ideal para empreendedores que já possuem um negócio e desejam convertê-lo para franquia. Ao realizar essa transformação, o empreendedor pode aproveitar todas as vantagens oferecidas pela rede. Como os padrões de negócio, o potencial da marca e as pesquisas já desenvolvidas.

Por exemplo, se o dono de uma lavanderia estiver tendo dificuldades em competir com a concorrência, ele pode optar por se tornar franqueado de uma marca já consolidada. Desta forma, ele poderá usufruir do conhecimento já existente no mercado e das estratégias de marketing para impulsionar suas vendas.

Minifranquia

A opção de minifranquia permite a formação de pequenas unidades dentro de outras lojas, normalmente em hipermercados ou conveniências. Por serem muito pequenas, necessitam que uma loja maior da rede realize o seu abastecimento.

As minifranquias, geralmente, são limitadas aos franqueados que já possuem uma unidade da rede.

O que avaliar ao escolher o seu tipo de franquia

Além desses tipos de franquias, existem diversos segmentos diferentes como alimentação, prestação de serviços, comunicação e outros, para que você possa escolher. E o primeiro ponto que você deve levar em consideração é, busque por um modelo de negócio que você gosta e que se encaixa no seu perfil. Caso contrário, o risco de frustração e até mesmo de insucesso com a atividade acaba se tornando alto.

É fundamental, também, que o empreendedor tenha boas noções de gestão de pessoas, finanças e marketing. Afinal, apesar de poder utilizar o apoio e com o suporte do franqueador, uma franquia é um negócio que, como qualquer empreendimento, possui vários desafios a serem superados.

Ainda não sabe por qual modelo ou segmento de franquia optar? Que tal conhecer um pouco mais sobre a Echosis? Entre em contato conosco e marque uma reunião com um de nossos consultores. Torne-se um de nossos franqueados e aproveite todas as vantagens do nosso modelo de negócio.

Faça um comentário
Tags

Postagens relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *