BlogFranquias

Como funciona uma franquia: Tudo o que você precisa saber antes de adquirir a sua!

Abrir o próprio negócio exige bastante coragem da parte do empreendedor. Mesmo alguém com boa formação e preparo vai encarar vários desafios para consolidar seu negócio. E começar do zero significa que você precisa competir com empresas bem maiores e mais experientes no mercado. Seria interessante ter uma alternativa, não é? Bem, você pode ter se souber como funciona uma franquia.

O modelo de franquia é a melhor alternativa para quem deseja empreender sem correr grandes riscos. Com algum entendimento sobre como esse sistema funciona, você poderá ter um negócio muito mais lucrativo e bem menos preocupações ao longo do processo.

Ainda não está convencido? Então continue lendo para ver como funciona uma franquia e quais são suas vantagens:

O que caracteriza uma franquia?

De forma bem simples, este é um modelo de negócio no qual um empreendedor, o franqueado, investe em uma empresa de grande porte, a franqueadora. Neste acordo, ele ganha o direito de abrir uma filial daquela empresa. Prestando o mesmo serviço e usando a propriedade intelectual da franqueadora. Em troca, a empresa recebe uma porcentagem do lucro mensalmente.

Neste processo, o investidor dá conta de todo o processo de fundação da nova filial, contratando o pessoal necessário, montando o espaço e divulgando o local. Além da marca, a franqueadora pode contribuir com instruções, materiais específicos e alguma orientação na administração do espaço. Afinal, o sucesso do franqueador é também o sucesso do franqueado.

Quais são as vantagens desse modelo?

1. Investimento mais baixo

Entendendo como funciona uma franquia, você já deve imaginar que ela custe bem menos para ser fundada do que uma empresa nova. Primeiramente, os custos mais burocráticos, como registro de marca e afins, já estarão fechados, pois a empresa principal detém esses direitos. Não é necessário pagar por tudo uma segunda vez.

Além disso, sua margem de erro inicial será mais cômoda, pois a franqueadora já terá todo o material e custos quantificados corretamente. Não será necessário se preocupar tanto em ter um fundo de reserva para maus investimentos, pois eles tendem a ser feitos corretamente desde o início.

2. Começar com um negócio já consolidado

A principal dificuldade para um novo empreendedor é fixar sua marca no mercado, atraindo a atenção do público e conseguindo um influxo estável de clientes. Ainda mais com toda a concorrência ao redor do mercado. O processo é tão difícil que a maioria dos empreendedores desiste aqui. Porém, uma franquia evita esse problema.

Em vez de investir na consolidação de uma marca, o franqueado já conta com toda a estrutura e imagem de uma empresa reconhecida no mercado. Isso facilita muito a aquisição de clientes e sua fidelização nos primeiros meses. E quanto antes o negócio vingar, melhor.

3. Possibilidade de trabalhar em casa

Dependendo de como funciona uma franquia específica, pode nem ser necessário abrir um espaço físico para receber clientes e prestar serviços. Algumas atividades podem ser realizadas totalmente de casa, nem mesmo exigindo qualquer equipamento. Tudo resolvido através da internet e/ou telefone, ou presencialmente em alguns casos.

Outra vantagem desse modelo de trabalho é que não será necessário arcar com gastos para criação de um escritório ou outro espaço similar. E como na deve haver colaboradores a serem contratados, você terá total autonomia sobre sua rotina e seu desempenho, com o mínimo de interferência vindo da franqueadora.

4. Apoio da franqueadora

Por fim, mas não menos importante, uma franqueadora sempre presta auxílio aos seus franqueados em questões de administração, melhores decisões de negócios e investimento, etc. Como já mencionamos, se a sua filial for bem-sucedida, a franqueadora continuará recebendo uma porcentagem do seu lucro. O que te torna um investimento bem rentável.

O exemplo mais comum de suporte aqui é por materiais de instrução. Manuais de administração, explicações sobre como prestar o serviço corretamente, etc. Quanto mais você puder aproveitar esse apoio para elevar a qualidade dos seus negócios, melhor.

Agora que você sabe como funciona uma franquia, deve estar pensando em se juntar a esse meio e elevar suas chances de sucesso. Sendo assim, que tal conhecer uma opção de franqueadora agora mesmo? Entre em contato com a Echosis, tire suas dúvidas e descubra como se tornar um franqueado em marketing digital.

Faça um comentário
Tags

Postagens relacionadas