BlogMarketing Digital

As 10 redes sociais mais usadas no Brasil em 2022

Será que o Facebook ainda é o “rei” das redes sociais ou já perdeu o trono? Por onde anda o Snapchat? O YouTube ainda mantem um público fiel depois do TikTok dominar o Brasil? Essas são apenas algumas perguntas que o ranking das principais redes sociais mais usadas no Brasil ajuda a responder.

Pode-se dizer que os brasileiros embarcaram nas redes sociais através do Orkut. Nos anos 2000 era nesse site que a maioria dos jovens compartilhava fotos, escrevia depoimentos e participava de comunidades. De lá para cá houve muitas mudanças. Novas plataformas surgiram e o comportamento dos usuários mudou.

Segundo dados da empresa GlobalWebIndex, o Brasil ocupa a segunda posição no ranking de país que passam mais tempo nas redes sociais, ficando atrás apenas das Filipinas.

Além disso, os brasileiros passam 11 horas e 19 minutos se dedicando às redes sociais, principalmente WhatsApp, Facebook e Instagram, de acordo com um levantamento da empresa NordVPN.

Hoje as redes sociais são ferramentas de apoio para as empresas e influenciadores. Logo, saber quais são as queridinhas dos brasileiros é muito importante para construir uma estratégia digital eficaz!

Vem saber quais são elas! 😍

10 redes sociais mais usadas no Brasil

2020 realmente foi um divisor de águas em vários sentidos, até mesmo na internet. Com a pandemia do Covid-19 nossos hábitos digitais mudaram. De repente estávamos em quarentena, sem poder sair para fazer compras, encontrar os amigos, trabalhar ou se divertir.

Assim a internet então se tornou nossa maior aliada, principalmente as redes sociais. Passamos a consumir informações nos mais variados formatos e isso gerou um reposicionamento das redes sociais mais usadas.

Curioso para saber como é o ranking atual? Aqui está! 😉

  1. WhatsApp (165 mi)
  2. YouTube (138 mi)
  3. Instagram (122 mi)
  4. Facebook (116 mi)
  5. TikTok (73,5 mi)
  6. Messenger (65,5 mi)
  7. LinkedIn (56 mi)
  8. Pinterest (30 mi)
  9. Twitter (19 mi)
  10. Snapchat (7,6 mi)

Esses números fazem parte do relatório produzido em parceria pela We Are Social e Hootsuite.

💡 Leia também: 5 sinais de que seu negócio precisa de um Social Media

Como sua empresa pode usar as redes sociais

Para as empresas, as redes sociais são canais indispensáveis para se conectar com o público-alvo. Apesar disso, não significa que o seu negócio deve estar presente em todas elas.

Você pode acabar investindo energia em algo que não lhe trará retorno. Primeiro é preciso descobrir em qual rede social o seu público está. Aproveite nossas dicas sobre como sua empresa pode aproveitar as 5 principais.

WhatsApp

Com toda certeza esse é o aplicativo que está em praticamente todos os smartphones no Brasil. O WhatsApp ou zap, como carinhosamente chamamos por aqui, é utilizado para outros fins, além de conversas com os amigos.

Segundo uma pesquisa realizada pela Infobip, 80% dos entrevistados usa o WhatsApp para se comunicar com marcas. Entre as principais finalidades para o uso do aplicativo estão: busca por informações (82%), suporte técnico (68%) e a compra de produtos e serviços (57%).

Ainda não utiliza o WhatsApp para se comunicar com seus clientes? Saiba que está perdendo boas oportunidades. A boa notícia é que você pode reverter o problema.

Na versão Business é possível criar um perfil para o negócio no app e detalhar várias informações. Forneça endereço, número de telefone, horário de atendimento e mais.

Para aprimorar a experiência do usuário, você pode criar um catálogo de produtos. Bacana, né? Aprenda como fazer aqui:

💡 Passo a passo para criar um catálogo de produtos no WhatsApp Business

YouTube

Ao contrário do que muitos imaginam, o YouTube ainda não é ameaçado diretamente pelo TikTok. Atualmente, a principal rede social de vídeos permanece no topo. Com mais de 2,56 bilhões de usuários ativos e mais de 1 bilhão de horas de vídeos visualizados diariamente, a plataforma ainda faz muito sucesso.

Os vídeos curtos realmente estão ganhando espaço, contudo ainda há quem prefira conteúdos mais longos e completos, que só o YouTube pode oferecer. Porém, a rede social está atenta aos concorrentes e tem se atualizado com frequência para não ser passada para trás. Um bom exemplo é o formato de conteúdo Shorts.

Se ainda vale investir no YouTube? A resposta é SIM! Essa é uma ferramenta muito poderosa e deve ser bem explorada.

Ao iniciar um canal lembre-se: o SEO é parte fundamental para os resultados darem certo.

Instagram

Criado em 2010, o Instagram chegou num momento em que já existiam o Facebook, MySpace, Orkut e outras redes sociais. Porém nenhuma delas tinha uma proposta única e original como o Insta. No início o aplicativo era exclusivo para dispositivos com sistema iOS e eram permitidas apenas publicações de fotos.

Entretanto, em 2012 a rede social foi comprada pela Meta, empresa de Mark Zuckerberg, e de lá para cá muita coisa mudou. Hoje é possível publicar até 10 imagens em um único post, vídeos, Stories, fazer lives e muito mais.

Inclusive, o recurso Stories é o preferido dos usuários! Em uma pesquisa realizada pela Opinion Box, 62% dos entrevistados publicam mais stories do que conteúdo no feed e 58% preferem ver stories do que o feed.

A popularidade dos Stories se deve as ferramentas complementares, como figurinhas interativas, que geram conexão com o público. Outro recurso que pode ser explorado pelas empresas é o close friends, ou melhores amigos.

Você pode usar o close friends como um canal exclusivo para compartilhar conteúdos, notícias, promoções, lançamento de produtos e outros, somente com um determinado grupo de pessoas.

Não deixe de gravar vídeos curtos para o Reels! O Instagram está em transição e logo seu foco será exclusivamente em vídeos (para concorrer diretamente com o TikTok). Aposte nas trends e nos áudios e músicas em alta para alcançar um bom número de pessoas.

Ah, não esqueça da bio! 😨

💡 Aqui estão algumas dicas para construir uma boa descrição para o seu perfil.

Facebook

Mesmo fora do primeiro lugar, o Facebook ainda é muito relevante. Ainda é a rede social mais utilizada pela população mundial: com mais de 2,91 bilhões de contas ativas – sendo 116 milhões delas brasileiras.

Mesmo ocupando o 4 lugar do ranking ainda há quem subestima o poder dessa rede social. Não há nenhuma outra rede social em que os usuários compartilham tanto da vida pessoal que nem no Facebook. Há quem compartilhe fotos, vídeos, emprego atual, onde mora, a localização atual e muito mais.

Você pode estrategicamente utilizar essa rede para descobrir mais sobre o seu público-alvo. Com essas informações fica mais fácil investir em anúncios para atingir possíveis clientes interessados nos seus produtos ou serviços.

Chega de ignorar o Facebook, viu? 👀

TikTok

Com vídeos de dancinha e bem-humorados, o TikTok acabou conquistando o coração dos brasileiros. Na pandemia acabou sendo um refúgio para muita gente, o que contribuiu para essa posição no ranking. Hoje é uma das redes sociais mais usadas no país por adolescentes, celebridades, humoristas, profissionais e empresas.

Somente no Brasil essa rede social soma mais de 73,5 milhões de usuários! Por lá você encontra facilmente vídeos com dicas, curiosidades, engraçados, informativos e por aí vai. Tem espaço para todo mundo, basta saber como explorar os conteúdos.

No TikTok também é possível lançar anúncios, isso permite que as empresas invistam um dinheirinho para conquistar resultados mais rápidos dentro do app.

De forma orgânica o algoritmo também funciona muito bem. Uma dica é saber usar as trends do momento relacionado ao seu nicho.

Se quiser dançar, está liberado! 😎

💡 Leia mais: Como as empresas podem aproveitar o TikTok

Para aproveitar ao máximo todo o potencial dessas e outras redes sociais é muito importante ter um planejamento. Sem ele você acaba perdido e sem saber se realmente está funcionando.

Contar com o apoio de especialistas pode ser o caminho ideal para você. Administre o seu negócio, nós cuidamos do Marketing Digital. Que tal?

Entre em contato com a Echosis e saiba mais sobre os nossos serviços e como podemos ajudar o seu negócio a decolar na internet. 🚀

Faça um comentário

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

doze + 20 =

Botão Voltar ao topo