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Catálogo de produtos no WhatsApp Business, você sabe como criar?

Mais de 5 milhões de negócios ao redor do mundo usam o WhatsApp Business. Mas trocar várias mensagens e fotos para conseguir informações sobre um produto é desgastante. Para mudar isso, o WhatsApp anunciou, recentemente, uma novidade para as empresas! Agora é possível criar um catálogo de produtos no WhatsApp Business, ou seja, cadastrar os produtos para facilitar a divulgação deles durante as conversas com clientes interessados.

Esse recurso funciona como uma loja onde as empresas podem mostrar e compartilhar tudo o que vendem. Desta maneira os clientes podem navegar por ali e descobrir facilmente algo que gostariam de comprar. Assim, empresas não precisam mais ficar enviando fotos dos produtos, uma por vez, fornecendo informações repetidamente.

Isso ajuda o negócio a manter seus clientes envolvidos no próprio bate-papo, sem que eles precisem sair para visitar um site. Já deu pra perceber que essa novidade vai ajudar muito, né? Vamos descobrir como criar um catálogo? Confira mais informações a seguir:

Passo a passo para criar um catálogo de produtos no WhatsApp Business

O WhatsApp Business é uma versão do aplicativo de mensagens instantâneas feito, principalmente, para o pequeno empreendedor. Ele facilita a interação com os clientes, fornecendo ferramentas para automatizar, classificar e responder rapidamente às mensagens. E agora, com o catálogo de produtos, é possível adicionar preço, descrição e código do produto, entre outros dados e enviar as informações diretamente para o consumidor. Rápido e prático como deve ser!

Bom, para cadastrar os seus produtos na plataforma é necessário utilizar essa versão business e seguir os seguintes passos:

Vá até às configurações:

Abra o aplicativo. Clique no ícone “⋮” (três pontinhos) no canto superior direito e em seguida em configurações > depois em configurações da empresa.

Acesse o catálogo:

Abaixo da opção “Perfil comercial” está o botão catálogo. Essa opção já está liberada para todos os usuários, caso ela não apareça no seu app, tente atualizar seu WhatsApp Business.

Cadastre um produto ou serviço:

Ao acessar o catálogo, você será direcionado para a tela “gerenciar catálogo”, nela basta clicar no botão adicionar produto ou serviço.

Insira as informações necessárias:

Você pode adicionar várias fotos do seu produto, além do nome e preço. Na opção “mais campos” há mais itens que podem ser preenchidos como descrição, link e código do produto ou serviço. Após preencher os campos desejados, clique em salvar.

Compartilhe seus produtos:

Depois de criar o seu catálogo, você poderá compartilhar seus produtos durante qualquer conversa. Basta clicar no ícone de anexar (clips) e selecionar a opção “catálogo”. Em seguida, escolha qual produto deseja enviar e pronto.

No vídeo abaixo fica mais fácil para você entender visualmente quais são os passos a serem seguidos para a criação do catálogo:

How to Use Catalog on WhatsApp Business | WhatsApp

Com essa opção ficou muito mais fácil informar aos clientes quais são os seus produtos e os valores cobrados por eles. Além disso, caso você ainda não tenha uma loja virtual própria para realizar suas vendas na internet, o catálogo do WhatsApp Business pode quebrar o galho por algum tempo, né? Além desse recurso, o CEO do Facebook — que também é proprietário do WhatsApp —, Mark Zuckerberg, anunciou outras novidades para os usuários, e uma delas é: pagamentos diretos!

Saiba mais sobre o recurso de Pagamentos

Como vimos, o WhatsApp Business possui milhões de adeptos e é um aplicativo que tem como objetivo facilitar a comunicação entre empresas e consumidores, mas também ajudar no momento da compra. Pensando nisso, já está sendo testado o recurso para pagamentos diretamente na plataforma. Durante o evento F8, conferência anual do Facebook, foi apresentado um exemplo onde é possível ver uma conversa entre o que parece ser uma lojista e um consumidor.

Pagamentos diretos no WhatsApp Business

No diálogo, o cliente paga pela entrega do pedido pela própria plataforma. De acordo com Zuckerberg, essa funcionalidade deve ser disponibilizada em outros países até o fim de 2019.

Está cada vez mais fácil divulgar seus produtos ou serviços e realizar vendas na internet, certo? No entanto, para que você consiga “bombar” o WhatsApp do seu negócio é fundamental investir em uma estratégia de marketing digital bem definida! Mas não precisa se preocupar, nós podemos te ajudar! Entre em contato com a Echosis e converse conosco para saber mais sobre nossos serviços.

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