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Como adaptar o marketing da sua empresa em meio a pandemia

Basta ligar a TV, o rádio ou conferir os portais de notícia na internet para se deparar com o mesmo assunto: a disseminação global do Covid-19 (coronavírus). Já são milhões de pessoas infectadas no mundo todo e, infelizmente, o número não para de crescer. Por este motivo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou que vivemos em estado de pandemia.

Para tentar reverter essa situação e evitar que o vírus continue circulando, a maioria dos países adotaram o isolamento social. Desta maneira evitasse o contato entre as pessoas, os doentes tem tempo para se curarem e as chances de contágio diminuem. Entretanto, essa medida afetou muitos negócios que precisaram fechar as portas e pausar as vendas enquanto aguardam novas resoluções.

Contudo, neste momento de crise e de incertezas, a internet pode ser a melhor amiga da sua empresa. Adaptar suas estratégias de marketing digital agora é fundamental para que você não perca ainda mais e acabe fechando as portas definitivamente.

Como adaptar suas ações de marketing na pandemia

Além de afetar drasticamente nossas rotinas, o coronavírus também mudou o comportamento dos consumidores. Com isso, as empresas precisam ser flexíveis e se adaptarem às mudanças. Porém, é importante tomar cuidado para não transmitir uma imagem oportunista.

Por isso, ao colocar novas ações em andamento, é importante ter em mente que essa não é hora para ganhar dinheiro. Assim como há setores ganhando dinheiro, há outros que estão perdendo. Tentar lucrar em cima da situação atual é dar um tiro no pé.

Mais do que nunca, agora é a hora de focar suas energias em quem já é seu cliente. Por enquanto deixe as suas campanhas de aquisição de lado, agora é o momento da retenção. Ouça o que os seus clientes tem a dizer e se mostre disposto a ajudá-los.

Durante esse período, tome cuidado ao falar sobre o coronavírus. Esse é um assunto extremamente delicado e que não deve ser levado na brincadeira. Caso se sinta inseguro ou tenha dúvidas sobre como abordar o tema, prefira manter o silêncio e seguir a sua programação de conteúdos. Com essas considerações em mente, vamos ao que interessa:

Aproveite o WhatsApp Business

Em 2019, um estudo da NZN Intelligence relevou que 74% dos consumidores preferiam a modalidade online ao invés de compras realizadas em lojas físicas. Agora que as pessoas realmente não tem mais ido as lojas, o consumo via internet aumentou, principalmente de itens de primeira necessidade, como produtos de higiene, alimentos e bebidas e remédios.

Ou seja, as pessoas ainda estão consumindo, e esse é um ponto positivo em meio a tantas turbulências. Para quem já possui loja virtual, essa é a hora de investir em anúncios que direcionem as pessoas para ela e que falem sobre a entrega delivery ou pelos correios. Se a sua empresa ainda não possui um ecommerce, fique tranquilo, há outros meios que podem te ajudar:

Catálogo WhatsApp

O ideal é ter uma loja virtual e utilizar o WhatsApp Business como um complemento. Entretanto, sabemos que o momento é de urgência e que a necessidade de manter as vendas é maior. E enquanto a loja virtual é desenvolvida, você pode criar um catálogo para seus produtos diretamente dentro do aplicativo. Assim, você pode manter uma comunicação mais próxima com os clientes e mesmo assim continuar lucrando. Lembre-se que ao oferecer a opção de compras online, é preciso ter uma estratégia para a entrega, você mesmo pode fazer essa função — tomando todos os cuidados com a higiene — ou contar com um serviço de delivery.

Invista no poder dos vídeos

Não é de hoje que os vídeos são a primeira opção da maioria das pessoas na hora de fazer uma pesquisa, aprender algo novo ou consumir algum tipo de conteúdo. No entanto, nas últimas semanas a preferência por esse formato se intensificou, principalmente as transmissões ao vivo.

Muitas empresas encontraram nos vídeos uma forma de continuar levando seus produtos ou serviços para seus clientes. Por exemplo, as academias aproveitaram esse formato para apresentar séries de exercícios e, consequentemente, incentivar os clientes a continuarem se movimentando em casa.

Não pense que esse é um recurso exclusivo para grandes empresas, mais importante do que fazer um vídeo bem editado, é o conteúdo que você irá transmitir. Com uma câmera, pode ser do celular mesmo, você também pode fazer vídeos e transformar a presença do seu negócio na internet. Divulgue-os no YouTube, IGTV, Facebook e outros meios, mas não ignore o poder que o audiovisual possui nesse momento.

Demonstre responsabilidade social

A situação atual é delicada e, infelizmente, todos nós estamos passando por ela. Não há ninguém que não tenha se sentido abalado ou preocupado com a pandemia. Portanto, aproveite seu espaço nas redes sociais para compartilhar os cuidados que a sua empresa está tendo em relação aos colaboradores, clientes e fornecedores.

Esse tipo de conteúdo demonstra empatia e o quanto a sua marca está preocupada com o bem estar de todos, independente de serem seus clientes ou não. Aproveite para transmitir no post a cara da sua marca, isso ajuda a reforçar o seu posicionamento. E antes de publicar qualquer tipo de informação ou dica de prevenção relacionado ao Covid-19, pesquise e cheque fontes confiáveis, como o portal do Ministério da Saúde.

Ainda não temos como saber quando essa fase irá passar. Mas o importante é que estamos juntos, mesmo que virtualmente. Gostou do nosso conteúdo? Quais são as outras ações de marketing que você já adotou e que indica para os demais? Conte pra gente aqui nos comentários!

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