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IGTV do Instagram: Como minha empresa pode aproveitar esse recurso?

Em junho de 2018 o Instagram lançou um novo recurso dedicado exclusivamente a vídeos, o IGTV. Essa seção fica dentro do aplicativo — e possui um aplicativo independente — e possibilita vídeos de longa duração organizados de forma selecionada.

O IGTV é basicamente um espaço no qual os usuários podem manter um canal, bem ao estilo do Youtube, e publicar vídeos focados em compartilhar conteúdos entre seus seguidores. Quanto ao formato, inicialmente só eram permitidos vídeos na orientação vertical, seguindo o formato das telas de smartphones e não dos computadores. Porém recentemente o Instagram reformulou a interface do recurso e passou a aceitar vídeos também no modo paisagem.

O limite máximo desses vídeos é de 60 minutos e qualquer pessoa pode criar o seu próprio canal no IGTV. Quer saber mais? Confira a seguir como criar e algumas dicas importantes para que você possa criar ótimos conteúdos e atingir o seu público através dessa novidade:

Como criar um canal no IGTV no app do Instagram

Através do celular, você pode fazer isso utilizando o próprio aplicativo do Instagram ou o aplicativo do IGTV que está disponível para download em Android e iOS. Se possível, atualize o seu Instagram antes de começar.

  1. Toque no ícone de TV no canto superior direito ou abra o aplicativo do IGTV;
  2. Toque no ícone de engrenagem e vá para as configurações;
  3. Toque em “Criar canal” e siga as instruções na tela.
  4. Seu canal será criado exatamente com o mesmo nome de usuário da conta.

Informações importantes sobres os vídeos

  • Os vídeos devem estar no formato de arquivo MP4.
  • Vídeos devem ser verticais com uma proporção mínima de 4: 5 e máxima de 9:16.
  • O tamanho máximo do arquivo para vídeos de 10 minutos ou menos é de 650 MB.
  • O tamanho máximo do arquivo para vídeos de até 60 minutos é de 5,4 GB.
  • Você pode compartilhar um vídeo do canal do IGTV com uma Página do Facebook.
  • No Instagram, a rede social avisa aos seguidores que você publicou algo no IGTV.
  • Os vídeos de até 60 minutos devem ser carregados de um computador.

Dentre os diferenciais visíveis, não é necessário realizar pesquisas ou procurar um canal, os vídeos serão exibidos automaticamente, como nos stories. Se preferir, você também pode acessar os vídeos diretamente no perfil da pessoa de seu interesse, lá terá uma aba específica para isso. Aliás, também é possível curtir, comentar e enviar para os amigos. Para se deslocar entre os vídeos basta deslizar para a direita ou para a esquerda. Se for necessário pausar toque e mantenha pressionado o vídeo.

Por enquanto, esses vídeos não serão monetizados, mas em breve o Instagram deve criar uma forma de compartilhar sua renda de publicidade com os criadores, o que deve tornar a plataforma mais atraente para grandes nomes que já estão no YouTube, por exemplo.

De acordo com o CEO, Kevin Systrom, atualmente não existem anúncios no novo recurso. Contudo ele planeja liberar propagandas nessa área do app futuramente, assim ajudando os criadores de conteúdo a ganharem dinheiro.

3 tipos de conteúdos para o IGTV

Engana-se quem pensa que o IGTV só pode ser aproveitado por influenciadores digitais. Assim como os stories, esse recurso pode ser muito bem aproveitado pela sua empresa. Principalmente porque o consumo de vídeo na web cresceu 165% no Brasil nos últimos 5 anos, enquanto a programação na TV cresceu apenas 24% nesse mesmo período, ou seja, utilizar esse recurso significa conquistar mais visibilidade para o seu negócio.

Tutorial

Esse tipo de conteúdo tem como objetivo ensinar algo para os usuários. Utilize o IGTV para publicar vídeos tutoriais que esclareçam as dúvidas do seu público-alvo. Por exemplo, você pode criar conteúdos que expliquem como utilizar determinada ferramenta ou ensinar receitas simples com os ingredientes que todo mundo tem em casa.

A boa notícia é que os tutoriais se encaixam em vários segmentos e podem ser explorados à vontade pelas empresas. A Havan, que é uma das principais lojas de departamentos, utiliza o recurso do Instagram para ensinar como os consumidores podem aproveitar todos os produtos vendidos pela rede.

Entrevistas

Esse é outro formato que gera bons índices de engajamento, pois através das entrevistas é possível trazer os usuários para mais perto do seu negócio ao trazer convidados especiais. Afinal, muitos usuários se sentem influenciados em testar ou conhecer uma marca ao ver que um famoso tem uma opinião sobre ela.

Ainda, os entrevistados conseguem trazer uma nova visão sobre um mesmo assunto e ajudam a fortalecer o relacionamento com os usuários. A Melissa é exemplo de empresa que aproveita esse espaço para entrevistar e divulgar opiniões de diferentes pessoas sobre seus produtos.

Curiosidades

Vídeos sobre curiosidades sempre fazem muito sucesso e no IGTV não é diferente. Crie um conteúdo divertido, mas que também agregue valor ao conhecimento do usuário. Esse modelo de vídeo é uma ótima opção para gerar interação e reconhecimento de marca.

Agora ficou mais fácil desenvolver ideias para aproveitar esse espaço no Instagram, né? Conta pra gente nos comentários o que você achou do IGTV e aproveite para seguir o nosso perfil e acompanhar os conteúdos que compartilhamos por lá.

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