BlogMarketing Digital

Conheça o novo recurso do Instagram “IGTV”, lançado para concorrer com o Youtube

Avalie esse artigo

O Instagram lançou nesta semana um novo recurso dedicado exclusivamente a vídeos, o IGTV, que promete concorrer com o gigante do ramo: o Youtube. Essa seção fica dentro do aplicativo – e possui um aplicativo independente – e possibilita vídeos de longa duração organizados de forma selecionada.

O IGTV é basicamente um espaço no qual os usuários podem manter um canal, bem ao estilo do Youtube, e publicar vídeos focados em compartilhar conteúdos entre seus seguidores. Quanto ao formato, os vídeos podem ser publicados em alta resolução, até 4k, mas na orientação vertical, seguindo o formato das telas de smartphones e não dos computadores.

Ainda, o limite máximo desses vídeos será de 60 minutos e qualquer pessoa poderá criar o seu próprio canal no IGTV. Quer saber mais? Confira a seguir como criar e algumas dicas importantes para que você possa criar ótimos conteúdos e atingir o seu público através dessa novidade:

Como criar um canal no IGTV no app do Instagram

Através do celular, você pode fazer isso utilizando o próprio aplicativo do Instagram ou o aplicativo do IGTV que está disponível para download em Android e iOS. Se possível, atualize o seu Instagram antes de começar.

  1. Toque no ícone de TV no canto superior direito ou abra o aplicativo do IGTV;
  2. Toque no ícone de engrenagem e vá para as configurações;
  3. Toque em “Criar canal” e siga as instruções na tela.
  4. Seu canal será criado exatamente com o mesmo nome de usuário da conta.

Informações importantes sobres os vídeos

  • Os vídeos devem estar no formato de arquivo MP4.
  • Vídeos devem ser verticais com uma proporção mínima de 4: 5 e máxima de 9:16.
  • O tamanho máximo do arquivo para vídeos de 10 minutos ou menos é de 650 MB.
  • O tamanho máximo do arquivo para vídeos de até 60 minutos é de 5,4 GB.
  • Você pode compartilhar um vídeo do canal do IGTV com uma Página do Facebook.
  • No Instagram, a rede social avisa aos seguidores que você publicou algo no IGTV.
  • Os vídeos de até 60 minutos devem ser carregados de um computador.

Dentre os diferenciais visíveis, não é necessário realizar pesquisas ou procurar um canal, os vídeos serão exibidos automaticamente, como nos stories. Além disso, também é possível curtir, comentar e enviar para os amigos. Para se deslocar entre os vídeos basta deslizar para a direita ou para a esquerda. Se for necessário pausar toque e mantenha pressionado o vídeo.

Por enquanto, esses vídeos não serão monetizados, mas em breve o Instagram deve criar uma forma de compartilhar sua renda de publicidade com os criadores, o que deve tornar a plataforma mais atraente para grandes nomes que já estão no YouTube, por exemplo.

De acordo com o CEO, Kevin Systrom, atualmente não existem anúncios no novo recurso. Mas ele planeja liberar propagandas nessa área do app futuramente, assim ajudando os criadores de conteúdo a ganharem dinheiro.

Já começou a utilizar este novo recurso do Instagram? Conta pra gente nos comentários o que você achou. Aproveite para seguir o nosso perfil e acompanhar os conteúdos que compartilhamos por lá.

Faça um comentário
Tags

Postagens relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *