BlogMarketing Digital

O que é User Generated Content e como usá-lo no seu marketing

Sabia que é possível aproveitar os conteúdos que são produzidos pelos usuários, ou seja, pelo seu público na internet? Sim! Essa estratégia é chamada de User Generated Content, ou UGC, e utiliza o conteúdo produzido por clientes ou seguidores para gerar visibilidade para uma empresa ou seus produtos ou serviços.

Como assim conteúdo gerado pelo usuário? O que é esse conteúdo produzido por terceiros e como ele pode ser útil na estratégia de marketing?

O que não faltam são perguntas sobre o UGC, mas nesse conteúdo você vai encontrar respostas para todas elas e muito mais! Vamos lá?

O que é User Generated Content?

UGC ou, em português, Conteúdo Gerado pelo Usuário, é literalmente o conteúdo gerado por usuários, clientes ou seguidores. Isso porque hoje em dia praticamente todo usuário é um criador de conteúdo. O que não falta na internet são canais disponíveis para que as pessoas possam expressar suas ideias, opiniões e experiências.

Todos os dias na internet, principalmente nas redes sociais, nós estamos produzindo, compartilhando e influenciando outras pessoas, como amigos, familiares e até mesmo desconhecidos. Logo as empresas perceberam a oportunidade e o potencial desses conteúdos gerados por outras pessoas.

Para isso, as marcas começaram a fornecer espaços para incentivar os clientes a publicarem suas sugestões, opiniões, comentários e avaliações. Um detalhe bem importante é, quando utilizar qualquer conteúdo produzido por um usuário, lembre-se de agradeço em público. Isso faz com que ele se sinta reconhecido e também incentiva os outros a querem participar.

3 motivos para investir nessa estratégia

É gratuito

Somente esse já seria motivo suficiente para você considerar o User Generated Content, né? Como os conteúdos são produzidos pelos usuários, não é necessário nenhum tipo de investimento financeiro. Além disso, também não é necessário muito esforço da sua equipe de marketing. Ou seja, dois coelhos numa cajadada só!

Mas, para que realmente funcione, é preciso encontrar maneiras de incentivar a sua audiência a falar mais sobre a sua empresa na internet. Também é importante que você filtre os conteúdos para verificar o que pode ou não ser usado.

Transmite confiança

Por mais que anúncios sejam atrativos, afinal eles servem para chamar a atenção dos consumidores, a maioria dos usuários sempre busca por opiniões de outras pessoas antes de adquirir um produto. Para se ter uma ideia, uma pesquisa recente da Nielsen mostrou que 92% dos clientes confiam mais no conteúdo espontâneo gerado pelo usuário do que em um anúncio tradicional.

Assim, ao incorporar o UGC na sua estratégia de marketing, você transmite mais proximidade e segurança para aqueles que ainda estão indecisos sobre comprar seus produtos ou serviços.

Ajuda na definição da persona

A persona é uma representação fictícia do seu cliente ideal. Ela é construída a partir de informações reais sobre os seus clientes como comportamento, profissão, idade, gênero, características demográficas, objetivos, dentre outros detalhes.

E através do conteúdo gerado pelos usuários é possível ter acesso a dados relevantes sobre o perfil dessas pessoas, como idade, interesses, localização etc. Assim, você pode aproveitar essas informações para atualizar sua persona e aprimorar suas ações de marketing de acordo com os interesses dos clientes.

Onde o User Generated Content pode ser usado?

Bom, até aqui você já conseguiu entender o que é UGC e os seus benefícios. Mas, a parte principal, como e onde usar os conteúdos gerados pelos usuários? Confira a seguir alguns exemplos:

No blog

Ao permitir comentários nos seus artigos publicados no blog você pode coletar dúvidas ou perguntas dos usuários e transformá-las em ideias para seus próximos conteúdos.

Outra ideia é verificar em outros canais o que os usuários estão falando sobre a sua marca e aproveitar para criar posts no blog a partir dessas opiniões. Nem só de elogios vivem as empresas, sempre há uma ou outra crítica e elas também podem ser utilizadas de forma favorável.

Se alguém fizer alguma reclamação ou crítica, use-a como base para criar um conteúdo no blog e reverter essa imagem negativa que pode ter ficado para os clientes e influenciado outros.

Em vídeo

Os vídeos tem se tornado cada vez mais queridinhos pelos usuários e parece que é um tendência que veio para ficar. Principalmente por causa das mídias curtas e compartilháveis, como Instagram e TikTok. Você pode simplesmente repostar os vídeos feitos por seus clientes relacionados a sua empresa ou aproveitar os comentários, como a Netflix, olha só:

@netflixbrasilExpondo vcs que ficam no celular e depois vêm aqui perguntar tudo 🥵 ##NetflixBrasil♬ som original – Netflix Brasil

Nas redes sociais

Essa provavelmente é a principal fonte onde os usuários produzem conteúdos sobre empresas. Então porque não convidar seus clientes a compartilharem vídeos ou imagens usando o seu produto?

Você também pode recomendar que eles façam publicações com uma hashtag específica ou que marquem o @ do perfil da sua empresa, assim fica mais fácil para você encontrar os posts.

Gostou de saber mais sobre a estratégia User Generated Content? Ela pode ser usada de forma complementar as suas outras estratégias de Marketing Digital.

Se preferir, receba nossos materiais diretamente no seu email! Inscreva-se na nossa newsletter e receba dicas diretamente na sua caixa de entrada! ❤


Faça um comentário

Postagens relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *