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Tendências para o setor de franquias que você precisa conhecer

Neste mês de fevereiro, aconteceu a 58ª Convenção Anual da IFA (Internacional Franchise Association) realizada nos Estados Unidos. O evento que reuniu mais de 3.800 franqueadores, franqueados e fornecedores trouxe para debate algumas tendências do setor de franquias. Hoje esse ramo é um dos mais procurados quando se trata de possuir um negócio próprio. Para 2018 é esperado um crescimento de 8% no setor de franchising, então se você está avaliando a possibilidade de um negócio próprio nessa área, essa é a sua chance.

Com o motor econômico soprando a favor, espera-se que as franquias se destaquem cada vez mais. E alguns segmentos podem ganhar mais evidência devido as tendências esperadas. E se você possui interesse em se tornar um franqueado ou já está inserido nesse modelo de negócio, confira aqui quais são essas novas tendências e muito mais.

5 tendências para o setor de franquias

Destaque para o bem-estar

Comida saudável e funcional, exercícios físicos e serviços de beleza inovadores, estes são apenas alguns exemplos de tendências para o setor de saúde e bem-estar. A geração millenial, principalmente, busca por alimentos saudáveis e que contribuem para uma melhor qualidade de vida. Eles também preferem se exercitar em academias de spinning e deixar os cílios perfeitos em clínicas especializadas.

Ou seja, a busca por bem-estar é o destaque para quem está na área da saúde ou pretende investir. Procure sempre ficar de olho naquilo que as pessoas estão usando e no que mais elas tem interesse. Assim poderá oferecer um diferencial.

Aposte no big data

O termo big data é muito comentado hoje em dia, mas poucos sabem do que realmente se trata. O big data é um conceito que descreve o grande volume de dados estruturados e não estruturados que são gerados a cada segundo. Pensando nisso, os dados em grande volume podem ser usados para determinar o melhor lugar para se abrir uma nova unidade. O mix de produtos mais adequado para uma franquia e o perfil ideal do franqueado.

Por enquanto são poucas as redes que utilizam essa ferramenta de forma estruturada, e a maioria delas são americanas. Mas o uso dessa tendência para o setor de franquias cresce cada vez mais para validar decisões.

A moda dos multifranqueados

Nos EUA é muito comum encontrar multifranqueados que são donos de muitas unidades, sendo elas da mesma marca ou não, e acabam sendo maiores que os franqueadores. Um exemplo é o maior franqueado americano, ele é dono do grupo Flynn, que tem restaurantes Applebee’s e Taco Bell, fatura US$ 1,8 bilhão ao ano.

E esse perfil pró-ativo e com desejo de poder tem atraído os fundos de investimento. Contudo, essas multitarefas tem levantado algumas questões. Os franqueados terão tempo para entregar os resultados a esses investidores, ou cumprir as demandas estabelecidas no contrato com a franqueadora?

Medidas para o sucesso

Outra tendência para o setor de franquias que ganhou destaque é a preocupação quanto as finanças das unidades franqueadas. Mais e mais franqueadores estão preocupados com a lucratividade de cada loja. Quando os resultados são bons, o franqueado se mantém em dia no pagamento dos royalties e abre mais franquias.

O desafio é traçar medidas com base nos dados fornecidos por toda a rede. Essas informações precisam ser passadas pelos franqueados e depois usadas para calcular ticket médio, lucratividade, custo da mercadoria vendida e outros indicadores.

Flexibilidade de crescimento

Por final, dentre as tendências para o setor de franquias está a expansão de marcas internacionais. Um bom exemplo disso são as marcas de casual dinning como o Outback e a Madero que já existem no Brasil. Com o mercado local saturado, essas empresas buscam se expandir para outros países.

Para ter uma operação eficiente em outros locais, no entanto, essas franquias precisam se flexibilizar. Pois, se manterem a mesma ideia das lojas dos EUA, essas redes não conseguirão montar unidades a um custo razoável.

Agora que você conhece as tendências para o setor de franquias, é hora de escolher em qual área se inserir. Falando nisso, que tal conhecer uma franqueadora de confiança agora mesmo? Entre em contato com a Echosis, tire suas dúvidas e descubra com se tornar um franqueado em marketing digital.

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