BlogFranquias

Como definir se uma franquia é furada ou sucesso?

Avalie esse artigo

Basta alguns minutos navegando na internet para se deparar com perguntas como “qual é a melhor franquia para investir?” ou “como escolher a franquia certa?”. Geralmente quem está inserido nesse segmento, como franqueador ou franqueado, sempre é abordado por amigos e conhecidos que desejam saber como escolher a melhor opção. Mas, assim como qualquer negócio, não existe uma resposta exata para essas questões. Entretanto, para que um negócio tenha bons resultados ou seja um sucesso, é necessário que o empreendedor seja dedicado e objetivo para alcançar esse objetivo.

Além disso, não existe um negócio certeiro para todos os tipos de pessoas. E sim, pessoas certas para cada tipo de negócio. Contudo, para que você possa fazer uma escolha consciente, listamos abaixo algumas informações que merecem a sua atenção ao investir. Confira!

Pesquise sobre a franquia

Para todas as áreas da nossa vida que envolvem investimentos o recomendado é: realize pesquisas. Ao pesquisar sobre determinado assunto você coleta informações variadas e pode realizar comparações entre os modelos de negócios. Afinal, são inúmeras possibilidades, e o segmento A pode não ser compatível com seu perfil quanto o segmento B, e é através das pesquisas que você poderá chegar a essa conclusão.

Ainda, algumas opções serão descartadas devido ao valor de investimento, outras por exigirem determinadas habilidades ou pelo tempo de dedicação necessário do potencial franqueado. É a partir disso que você começa a selecionar o modelo de negócio de acordo com seus critérios.

Avalie as experiências e o suporte oferecido

Neste item é importante ressaltar que você deve avaliar as experiências de ambas as partes, dos franqueados e do franqueador. Se for possível, converse muito com o franqueador para esclarecer todas as suas dúvidas; e também para que você possa verificar qual é o nível de conhecimento de mercado que ele possui. A maioria das pessoas investem nesse ramo devido ao know how incluso no pacote. Por isso é importante verificar a fundo se as pessoas envolvidas realmente possuem o conhecimento “vendido”.

Aproveite para conversar com os franqueados da rede, desde os mais antigos até os mais novos e avalie como foram suas experiências. Questione a eles como é o suporte oferecido pela franqueadora e como funciona a gestão do negócio. Absorver a visão de quem já está inserido neste meio tornará sua decisão mais fácil.

Estude a COF

Antes da assinatura de qualquer contrato, o franqueador precisa disponibilizar para o candidato a Circular de Oferta de Franquia (COF). A COF reúne todos os dados importantes em relação ao negócio, e é fundamental que você reserve um tempo para estudá-la. Mas quais são as informações presentes nesse documento?

A COF possui as condições gerais do negócio, desde a aspectos legais, obrigações, deveres e responsabilidades de ambas as partes. Depois que você ler esse documento e anotar suas dúvidas, entre em contato novamente com a franqueadora e esclareça esses pontos.

Não se deixe levar por prêmios e selos

Com certeza os prêmios e selos são diferenciais para um negócio, principalmente para as franquias, mas é importante não se deixar levar somente por este item. Existem diversas franquias que proporcionam bons resultados e que não possuem selos da Associação Brasileira de Franchising (ABF), por exemplo. Avalie todas as opções de seu interesse e verifique se elas possuem prêmios ou selos, se não possuírem avalie outras informações, como as que citamos acima, para fechar o negócio com segurança.

Agora que você já possui todas essas informações, fica mais fácil realizar algum investimento, certo? Mas que tal conhecer um pouco mais sobre a franquia de marketing digital Echosis? Entre em contato conosco e marque uma reunião com um de nossos consultores. Torne-se um de nossos franqueados e aproveite todas as vantagens do modelo home based.

Faça um comentário

Tags

Postagens relacionadas