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Como o “fim dos likes” no Instagram impacta as empresas?

Já se cogitava há algum tempo que o Instagram iria remover a quantidade de likes da plataforma. Assim, na última quarta-feira (17) a atualização chegou ao Brasil e causou muitos questionamentos por parte dos influenciadores, profissionais de marketing e marcas. Agora o contador de curtidas das fotos do feed fica “escondido” e somente os autores das postagens terão acesso a quantidade de likes.

De acordo com a plataforma essa alteração ainda não é definitiva, e sim algo que está sendo testado. O objetivo é remover o sentimento de competição que alguns usuários possuem ao acessar a rede social e incentivá-los a se concentrarem mais no conteúdo e menos na quantidade de curtidas que são geradas.

Pensando em como essa atualização gerou tanto burburinho, nós resolvemos explicar de que forma ela impacta as empresas que utilizam a rede social nas estratégias de marketing! Para saber mais, basta continuar lendo o nosso artigo! Vamos lá?

Como ver os likes no Instagram após a atualização?

Os likes do Instagram não acabaram, na verdade essa métrica foi ocultada pela plataforma. Desta forma, você ainda terá acesso a quantidade de curtidas que cada uma de suas publicações obteve. Quem não vai poder ver são os seus seguidores, assim como você os likes dos posts dos outros perfis. Não há porque se preocupar, visto que esse dado ainda estará disponível para ser analisado.

Após a divulgação de diversas pesquisas sobre o impacto das redes sociais à saúde mental, o Instagram busca por novas medidas que resgatem o objetivo da rede social – compartilhamento de arte e autoexpressão – e tornem o ambiente menos tóxico e sem gatilhos para baixa autoestima e ansiedade, visto que a pressão para alcançar um determinado número de curtidas fazia com que muitos usuários se sentissem mal.

Mas essa novidade agradou alguns e gerou polêmica entre outros. A quantidade de curtidas é uma métrica realmente indispensável para as empresas? Como elas são afetadas com essa atualização?

Você conhece as métricas de vaidade?

A ocultação dos likes no Instagram gerou muitas discussões, porque muitas empresas ainda veem as curtidas como uma forma de medir a qualidade do conteúdo, quando na verdade essa é apenas uma métrica de vaidade. Esse termo é comumente utilizado para se referir a dados, como curtidas, compartilhamentos, visualizações e etc, que muitas vezes servem para proporcionar uma satisfação momentânea. É o caso de olhar para o contador de curtidas em posts de redes sociais em vez de vendas geradas a partir daquele conteúdo, por exemplo.

Isso não significa que as métricas de vaidade devem ser ignoradas, pelo contrário, elas são úteis para que você avalie o crescimento do seu perfil e a quantidade de pessoas interessadas no seu produto ou serviço. No entanto, elas não devem ser utilizadas como referências de bons ou maus resultados da sua empresa.

Dê mais atenção para as métricas que te ajudam a criar oportunidades de vendas e te dão condições de pensar em ações que incentivam os seus seguidores a avançarem no processo de conversão. Portanto, fique de olho nas taxas de conversão, CAC (Custo de Aquisição por Cliente) e número de visitantes, pois são dados que realmente impactam no desenvolvimento do negócio e no faturamento.

Com o “fim dos likes” no Instagram, as estratégias de marketing digital das marcas e influenciadores devem ser relevantes, autênticas e focadas em gerar interações com os seguidores, afinal, os comentários continuam valendo, viu?

Como essa mudança impacta na estratégia da minha empresa?

Atualizações no algoritmo e mudanças nas redes sociais são comuns e sempre geram discussões e um certo receio em quem investe em marketing digital. Seja qual for a novidade lançada, é importante ressaltar que a presença nas redes sociais deve ser pensada de forma estratégica para render bons resultados.

Se você chegou até aqui e o fim dos likes ainda te preocupa em relação ao seu negócio, fique tranquilo, a seguir nós listamos algumas dicas para te ajudar com a sua estratégia:

Marketing digital é mais do que redes sociais

Lembre-se sempre que o marketing digital abrange uma série de canais de comunicação onde você pode inserir o seu negócio, indo além das redes sociais. Por exemplo, faça testes com e-mail marketing, invista em marketing de conteúdo ou nas ferramentas do Google (como Ads e Shopping). No entanto, é importante criar um planejamento para utilizar os canais de forma adequada e assim conquistar os resultados desejados.

Utilize as redes sociais como um complemento

As redes sociais em geral devem servir como um meio, não um fim. Isto é, use o Instagram, o Facebook e as demais redes sociais para conversar diretamente com os clientes, criar publicações que incentivem as visitas no site ou e-commerce e para destacar informações sobre os seus produtos.

Crie conteúdos relevantes

Algo que sempre enfatizamos e que você deve priorizar, seja para conquistar likes ou clientes, é produzir conteúdos de qualidade e que realmente tenham impacto sobre as pessoas. Foque em transmitir informações sobre o seu negócio e o mercado em que ele está inserido, crie uma linguagem pessoal, como se o seu negócio fosse uma pessoa conversando com cada um dos seguidores individualmente. Algumas empresas que podem servir de exemplo são: Do bemNubank e Guia Bolso.

Que tal conquistar bons resultados que vão além dos likes? Conte com a nossa ajuda para alcançar esse objetivo! Entre em contato com a Echosis e solicite um orçamento para a gestão das redes sociais da sua empresa!

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