BlogFranquias

Como manter o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional?

Quem acha que ao abrir o próprio negócio irá trabalhar menos está muito enganado. A verdade é que a rotina do empreendedor é cheia de compromissos e, geralmente, é necessário ir além do horário comercial e trabalhar por muitas horas. No entanto, a vida não se resume só a trabalho e para não acabar ficando doente — tanto mental, quanto fisicamente — é preciso encontrar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

Conciliar essas duas áreas não é impossível, mas é preciso muito planejamento e organização no seu dia a dia. Ao equilibrar esses dois lados, você terá uma melhor qualidade de vida, aumento de produtividade e menos problemas pessoais e na carreira profissional.

Para te ajudar a alcançar o tão sonhando equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, separei algumas dicas simples que você pode inserir no seu cotidiano a partir de agora. Vamos lá!

4 dicas para manter o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional

Para encontrar e manter o equilíbrio entre essas duas áreas é preciso fazer escolhas e tomar algumas atitudes que resultarão em uma melhor qualidade de vida. Então não tenha medo de tomar decisões difíceis pelo seu bem. Confira nossas dicas:

Saiba dizer NÃO

Apesar de parecer fácil, muitas pessoas tem dificuldades em dizer “não”, principalmente no trabalho. Mas isso pode causar muitos problemas para a produtividade e o gerenciamento de tempo.

Você não precisa aceitar todos os convites de festas, jantares e reuniões. Sempre avalie se é algo realmente importante para você, para sua empresa e se vale a pena seu tempo.

Caso contrário comece a praticar o famoso “não”. Lembre-se, não tenha medo de recusar certas ofertas e demandas, confie nos seus instintos e priorize um tempo livre para cuidar de si mesmo.

Estabeleça horários

Ser o dono do próprio negócio é bem diferente de trabalhar como funcionário em uma empresa. Às vezes são tantas demandas e tarefas que é preciso levá-las para casa. Porém, é muito importante definir os horários para se dedicar ao trabalho, às tarefas pessoais e ao descanso.

Além disso, deixe os e-mails, ligações e afazeres para serem resolvidos somente no horário estabelecido para o trabalho. Essa “separação” é a melhor maneira de se alcançar uma vida equilibrada.

Tenha uma agenda para organizar todos os seus compromissos, tarefas e assuntos relacionados ao trabalho. Desta forma você consegue ter tempo para descansar, relaxar e curtir.

Aprenda a delegar

Há muitos detalhes que só podem ser resolvidos pelo dono do negócio. Mas também há várias atividades que podem ser delegadas com o intuito de otimizar o seu tempo e permitir que possa se concentrar na gestão da empresa.

É normal ter o desejo de resolver tudo sozinho, contudo é muito importante que você transfira algumas demandas para os profissionais responsáveis. Assim você demonstra o quanto confia e valoriza seus colaboradores e não fica sobrecarregado.

Fique um tempo off

Quando se trata de trabalho a internet, geralmente, é nossa melhor amiga. Porém, é fundamental dar um tempo e ficar um tempo offine. Você pode fazer isso desativando as notificações do celular enquanto desenvolve alguma demanda do trabalho ou desconectar o wi-fi nos momentos de lazer.

Aproveite para curtir o momento e deixar a mente descansar, sem pensar em outras atividades ou preocupações. Todas as etapas acima são fundamentais para que você possa cumprir essa, ok?

Trabalhar é muito importante, mas cuidar de você e descansar não tem nenhum problema. Para manter o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional é necessário começar a priorizar o que realmente é importante para você.

Quer receber conteúdos como este diretamente na sua caixa de entrada? Assine nossa newsletter!


Faça um comentário

Postagens relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *