BlogMarketing Digital

Shadowban: O que é e como evitar essa penalização no Instagram?

O algoritmo do Instagram é cheio de mistérios e tentar entendê-lo é complicado, mas se o alcance das suas publicações diminuiu e o número de seguidores também, saiba que ele pode ser o culpado disso. Agora, se você notou que juntamente com esse fatores os seus posts não aparecem em pesquisas por hashtags, o culpado pode ser outro. Isso significa que o seu perfil está sendo afetado por shadowban.

SHADOW O QUE?!

Nada de desespero! Se você nunca ouviu falar desse termo e não sabe se o seu perfil está mesmo sendo afetado, continue a leitura e descubra tudo sobre essa penalização do Instagram.

O que é Shadowban?

O termo shadowban existe desde 2006, mas somente há alguns anos ele acabou se disseminando. No Instagram, essa expressão se refere a ação em que um usuário é bloqueado pela plataforma de maneira que ele nem perceba que foi banido.

Ou seja, o conteúdo deixa de ser exibido no feed de hashtags, na localização ou até mesmo na aba explorar. A conta continua existindo, mas as publicações só aparecem para os seguidores, o que pode diminuir muito o seu alcance e as suas chances de divulgação dentro da rede social, já que ninguém novo será atingido.

Por que o Instagram penaliza alguns perfis?

Tem muito tempo que o Instagram deixou de ser aquela rede social simples em que postávamos fotos do nosso dia a dia. Hoje a plataforma é um meio profissional para muitas pessoas e um recurso para muitas empresas. No entanto, a preocupação com a experiência do usuário é e sempre vai ser a prioridade.

Com isso, o Instagram considera justo punir perfis que utilizam de técnicas impróprias para expandir os números, que não têm relação com o conteúdo postado. Por exemplo, usuários que compram seguidores ou curtidas podem acabar sendo penalizados com o shadowban. Aqueles que usam bots ou hashtags irrelevantes também podem acabar sofrendo as consequências.

Apesar de muitos usuários já terem comentado sobre terem sofrido essa “exclusão”, a plataforma nunca admitiu publicamente que realmente faz isso. Porém, o Instagram reconheceu que existe um problema e já deu dicas para que os perfis não sejam prejudicados (de certa forma acabou admitindo o shadowban, né?).

Como saber se o meu perfil foi afetado?

Para descobrir se o seu perfil do Instagram realmente foi banido da plataforma, você pode realizar esse passo a passo. Olha só:

  1. Publique uma foto no perfil que você desconfia que foi afetado;
  2. Insira uma das hashtags que você costuma utilizar nos posts. Dê preferência para uma que seja pouco utilizada, pois se usar uma hashtag associada a milhões de publicações, será difícil entender se o conteúdo está escondido pelo Shadowban ou devido à grande concorrência.;
  3. Peça para que cinco perfis, que não te seguem, pesquisarem pela hashtag que você usou na publicação;
  4. Se o post não aparecer para essas cinco pessoas, há grandes chances da sua conta ter sofrido punição.

Mas, se um ou dois deles conseguirem visualizar a sua publicação, fique tranquilo. Talvez o baixo engajamento seja devido ao algoritmo do Instagram, por isso é muito importante que você estude-o e tenha estratégias de conteúdo bem definidas.

O que causa essa punição e como resolver o problema?

Como o Instagram nunca assumiu que realmente faz uso dessa punição, é difícil dizer com 100% de certeza quais são os motivos que levam um perfil a ser punido. No entanto, existem alguns fatores que podem fazer com que a sua conta seja afetada pelo Shadowban:

Se você compra seguidores ou usa bots para “crescer” no Instagram

Infelizmente ainda existem muitos usuários que buscam por caminhos mais fáceis para tentar se destacar na rede social. Para isso, usam bots que seguem milhares de pessoas ou partem para a compra de seguidores. Porém essa tática vai contra as diretrizes da plataforma que aconselha os usuários a ter uma estratégia que busque se conectar com o público-alvo e realmente transmitir conteúdos relevantes.

Se você usa hashtags inadequadas

Às vezes uma hashtag muito popular passa a ser usada com conteúdo inadequado, um bom exemplo é a #sextou, que muitos usuários brasileiros utilizam para comemorar a chegada do final de semana. Entretanto, em inglês ela significa “sex to you” e passou a ser usada para propagar pornografia na plataforma. Por este motivo, tome cuidado com as hashtags utilizadas para não ter seu perfil banido.

Se você ultrapassou o limite diário

Poucos sabem que no Instagram existem limites diários. A rede social impõe restrições quanto a frequência que se pode seguir, deixar de seguir, curtir, comentar ou publicar, em uma hora ou dia. Esse controle existe para que a plataforma saiba diferenciar quando é uma ferramenta automatizada ou não. Afinal, se um perfil seguir mais de 80 pessoas em uma hora, existe algo de errado, né?

Geralmente essas práticas ajudam no crescimento rápido dos seguidores. Porém, são usuários que não possuem verdadeiro interesse no que você tem a oferecer. Ou seja, com o tempo eles deixarão de te seguir e o seu perfil voltará para a “estaca zero”. E ao apelar para esses meios, mais cedo ou mais tarde, o seu perfil acabará sendo punido e isso não é nada legal.

Se você já fui penalizado pelo Shadowban e deseja saber se há como reverter essa situação, a resposta é: sim! Basta seguir essas dicas:

Pare de usar ferramentas automatizadas para ganhar seguidores

De nada adianta ter 10.000 seguidores se eles nunca interagem com o seu conteúdo ou compram seus produtos e serviços. Esqueça as métricas de vaidade e concentre-se em conquistar os usuários de forma autêntica e bem planejada, crie uma estratégia de conteúdo que transmita a essência do seu negócio e que realmente se comunique com os seguidores. Assim, as chances de ter um bom engajamento e um crescimento natural na plataforma são muito maiores.

Tenha cuidado com as hashtags

Primeiro remova as hashtags inadequadas dos seus posts e selecione bem as que serão utilizadas daqui pra frente. Não existe uma lista oficial do Instagram, mas alguns sites listam quais são as hashtags banidas pela plataforma, assim, o ideal é que você pesquise e descubra quais são elas para não usar alguma com conteúdo indevido.

Faça um “detox”

Dizem que deixar a conta sem uso por 48 horas faz o sistema reiniciar, e as publicações voltam a aparecer. Apesar dessa informação não ser 100% verídica, dar um tempo das redes sociais sempre faz bem. Aproveite o período afastado para pensar em novos posts e em como melhor aproveitar o Instagram.

Agora você já sabe que o melhor caminho para crescer nas redes sociais é criar conteúdos relevantes e que estejam alinhados com o propósito do seu negócio! 💡

Faça um comentário

Postagens relacionadas

2 comentários

  1. Não sei se fui punido, mas percebi que as curtidas dificilmente passam de 24, antigamente o crescimento era grande publicação após publicação, mas com o tempo parece que se chegou em 24 curtidas o instagram deixa de exibir para outras pessoas.

    1. Olá! Bom, parece que o engajamento diminuiu ultimamente, né? Isso pode ser um sinal de shadowban sim. Mas para confirmar é interessante seguir o passo a passo que indicamos aqui no post. Esperamos que te ajude a reconquistar suas curtidas e a destacar seu perfil no Instagram! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *