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SEO on page x SEO off page: domine as diferenças na prática

Como é a presença digital da sua marca? É comum que empresas limitem sua participação online ao uso de redes sociais como Facebook e Instagram. Isso tem seu valor, mas está longe de ser o principal atrativo do marketing digital. Para realmente ser notado na internet é preciso aplicar o conceito de Search Engine Optimization (SEO). Existem dois tipos: SEO on page e SEO off page.

Neste texto vamos explicar as diferenças entre as duas formas e apresentar as suas principais características. Acompanhe!

SEO on page

Trata-se da otimização de conteúdo que ocorre especificamente no site da empresa. O processo tem como objetivo fazer com que os mecanismos de busca percebam o seu site como relevante. Para isso, existem diversos fatores que devem ser considerados na otimização do site, incluindo uma boa escaneabilidade, escolha de títulos e palavras-chave. Vamos conferir alguns a seguir?

Títulos e subtítulos

O  objetivo da otimização de conteúdo é fazer com que a mensagem seja passada ao leitor com maior facilidade. Títulos e subtítulos precisam ser claros, trazer as palavras-chave e obedecer a hierarquia de organização. Simplificando, o título deve estar formatado como header 1, o subtítulo como header 2 e assim por diante.

Essa formatação contribui para que o texto fique visualmente mais agradável e de fácil leitura. Além disso, contribui para que os algoritmos de sites de busca entendam a ordem de relevância de cada tópico dentro do texto.

Meta descrição

Nada mais é do que o resumo da página. Quando você realiza uma busca no Google, você se depara com o nome do site, sua URL e uma breve introdução ao conteúdo. Essa última é a chamada meta descrição e para otimizar o SEO on page, ela deve ser instigante e convincente, atraindo o leitor para o site. Mas não se esqueça, é importante que o texto contenha menos do que 160 caracteres.

URLs amigáveis

Esse é outro elemento visível na busca pelo navegador. Uma URL amigável é aquela que, na medida do possível, descreve o conteúdo da página de forma clara. Portanto, ao criar um site novo, verifique o endereço gerado automaticamente. Na maioria dos casos ele virá cheio de letras e números aleatórios, o que é bem menos interessante do que uma breve descrição.

SEO off page

É a estratégia de otimização utilizada especificamente fora da página da empresa. Essa estratégia é tão importante quanto a primeira, pois aumenta o seu alcance e possibilita um melhor ranqueamento nos sites de busca.

Off page e o on page são estratégias diferentes, mas que se completam. Elas devem trabalhar juntas para aumentar o tráfego da sua página. Vejamos agora algumas características importantes no SEO off page.

Parcerias

Forme parcerias com outros blogs e empresas, de preferência que tenham uma linha editorial parecida com a sua. Essas parcerias são feitas por meio de links em outros sites que levem ao seu e vice-versa.

Comentários em outros sites

Sua participação na caixa de comentários de outros sites pode render frutos! Mas atenção, cuidado para não fazer spam. As interações devem ser contextualizadas de forma que possam agregar valor aos debates e publicações dessas páginas.

Redes sociais

As redes sociais são ótimas ferramentas de SEO off page. Se a sua empresa é atuante nesse meio, não deixe de postar conteúdos que direcionem ao seu site. Para melhorar o desempenho, busque produzir conteúdo de qualidade para suas redes.

Ficou clara a diferença entre SEO on page e off page não é mesmo? São conceitos muito importantes do marketing digital e é importante contar com profissionais capacitados para colocá-los em prática. Hoje em dia existem empresas especialistas nesse tipo de serviço. A utilização correta dessas estratégias é crucial para otimizar a participação digital de qualquer empresa.

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