BlogMarketing Digital

O seu site é user friendly e promove a experiência do usuário?

Avalie esse artigo

​Criar um site requer muito mais do que conhecer a linguagem de programação que vai permitir estruturá-lo. É preciso pensar na melhor forma de oferecer uma jornada agradável para quem vai usá-lo. A experiência do usuário é, portanto, o ponto-chave para criar um site user friendly.

Para chegar ao melhor resultado, é importante ter em mente que é a usabilidade que define o quanto é fácil para o visitante utilizar as funções da página. Basicamente, então, um site user friendly permite que o usuário, ao interagir com o produto, se localize e entenda como tudo funciona rapidamente.

Quer saber que características são essenciais para que a experiência do usuário seja agradável na sua página? Então, continue com a gente e confira a seguir!

Como estruturar um site com boa experiência do usuário?

A interface tem os elementos que permitem que o usuário interaja com a página. São botões, listas, imagens, menus e assim por diante. Veja as características que devem ser consideradas no desenvolvimento de uma boa interface.

Carregamento

Um site rápido torna a experiência do usuário mais agradável. Pesquisas indicam que os visitantes não querem esperar mais do que 3 segundos pelo carregamento de um site: 53% deles o abandonam se tiverem de esperar mais do que isso. Então, fique atento a esse aspecto.

Navegação

É importante que a estrutura do site permita uma navegação fluida. Ou seja, é essencial que o usuário saiba onde está, para onde deve ir e o que tem que fazer no site. Por isso, a navegação deve ser organizada de forma que o visitante tenha interesse em voltar.

Funcionalidade

O usuário deve ser capaz de completar as tarefas sem dificuldades. Afinal, se a audiência não consegue utilizar o site, por que voltaria a visitá-lo? A curva de aprendizagem deve fazer o usuário se identificar e ser capaz de navegar de forma simples.

Acessibilidade

Cada vez mais a internet é usada em dispositivos móveis. Por isso, é essencial que o site seja estruturado de forma a se adaptar à plataforma escolhida pelo usuário para a visita. Quando não consegue ter a mesma experiência em diferentes aparelhos, o usuário perde interesse pelo site.

Conteúdo

O conteúdo é a melhor forma de a empresa criar um vínculo com o cliente. Ele deve trazer o que o usuário busca, em forma de imagens, textos, sons, vídeos ou mídia social, para que ajude a fortalecer a marca e construir a reputação da organização.

Como avaliar se o site é user friendly?

Os olhos humanos buscam o belo — que varia de pessoa para pessoa — e, por isso, é essencial que seja esteticamente agradável. Isso envolve tipografia, ilustrações, leiaute e até o equilíbrio dos espaços em branco. Confira o que avaliar para saber se sua página tem um padrão adequado.

Fonte

A fonte (tipologia, tamanho, cor) deve ser confortável aos olhos. Afinal, a tipografia compõe boa parte da interface e, com o uso frequente de dispositivos móveis, é natural que se leia cada vez mais nesses aparelhos. Além do tamanho adequado, é importante que o contraste entre ela e o fundo seja adequado, pois, se o usuário não consegue lê-la, isso afeta sua experiência global.

Menus

A navegação deve ser a mais simples possível. Por isso, os menus devem facilitar seu acesso enquanto explora a página. Lembre-se de que um bom menu é sempre descomplicado e direto para que o visitante tenha caminho livre para chegar facilmente às informações.

Contato

A área de contato deve ser encontrada facilmente pelo visitante. É isso que vai garantir que a empresa aproveite ao máximo as oportunidades. Formulários devem ser sucintos, pois é comum que o visitante desista quando encontra formulários muito extensos.

Para que no site ofereça uma experiência do usuário agradável, é preciso considerar esses diferentes aspectos da interface. Vale a pena ficar atento a eles para conquistar o visitante com um produto realmente user friendly e que não cause rejeição.

Como é a interface do site da sua organização? Deixe seu comentário para contar sua experiência ou expor sua dúvida e participe desta conversa conosco!

Faça um comentário
Tags

Postagens relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *