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5 tendências tecnológicas e suas aplicações no marketing digital

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Quando falamos em fazer marketing digital é bom termos em mente que as estratégias online, sobretudo com a transformação digital, acompanham a evolução da tecnologia. Logo, é interessante sempre ficarmos atentos às tendências tecnológicas para otimizar os esforços de marketing.

Felizmente, hoje existe uma diversidade de ferramentas específicas que ajudam grandemente a estabelecer um relacionamento mais próximo com o cliente e, também, a melhorar o serviço prestado pela empresa na Internet.

O seu negócio está precisando investir em novas tecnologias? Então aproveite para conhecer as 5 tendências tecnológicas que podem ser aplicadas em suas campanhas de marketing digital. Vamos começar?

1. Chatbot

Uma das áreas que mais tem evoluído nos últimos anos, pelo menos em termos práticos, é a de Inteligência Artificial; a cada dia que passa mais robôs ficam à disposição das empresas para interagir direta ou indiretamente com o público.

O chatbot é um grande exemplo de como a tecnologia em questão está sendo executada. Trata-se de um robô que realiza o primeiro atendimento no site, por meio de chat, orientando o consumidor e conduzindo suas ações.

Para a equipe interna o chatbot traz excelentes resultados, visto que as atividades corriqueiras de atendimento ficam a cargo do robô, enquanto os colaboradores dedicam o tempo ganho realizando tarefas mais importantes.

2. Big Data

A Internet nunca gerou tantos dados como atualmente. São bilhões de dispositivos conectados à web espalhados pelo mundo — o que tende a aumentar com a expansão da Internet das Coisas —, dando origem a informações que podem ser utilizadas pela empresa de várias maneiras.

No entanto, o processo de mapeamento, coleta, monitoramento e refinamento dos dados, inicialmente obtidos na forma bruta, requer uso de tecnologia específica. É justamente isso que as ferramentas de Big Data se propõem a fazer.

Com o auxílio das tendências tecnológicas voltadas ao Big Data e profissionais especializados, a empresa passa a ter condições de coletar dados extremamente valiosos para o desenvolvimento dos serviços e descobertas relevantes sobre o consumidor.

3. Realidade Virtual

Por sua vez, a Realidade Virtual é uma das tendências tecnológicas mais quentes para os próximos anos, pois ela pode ser aplicada em diversos setores do mercado — com destaque para o mercado imobiliário, turístico e gastronômico.

Por meio dessa tecnologia, o seu negócio pode criar experiências que facilitam a vida do consumidor, como, por exemplo, disponibilizar tour virtual 360º pelo ambiente que o cliente pretende conhecer, dando um aperitivo das experiências que o aguarda.

4. Lives

Com a consolidação do Youtube como maior plataforma de vídeos do planeta e a vasta gama de recursos que ele oferece, a exploração desse serviço é constante. De uns tempos para cá, as lives (transmissões online feitas ao vivo no próprio Youtube) têm sido marca dessa mudança.

Para as estratégias de marketing digital, fazer lives é uma oportunidade e tanto para promover conhecimento e, ao mesmo tempo, interagir com o seu público — o que é essencial para construir um bom relacionamento.

5. Automação de Conteúdo

A Inteligência Artificial, conforme dissemos no tópico sobre chatbot, está evoluindo em grande escala e suas aplicações no marketing digital vêm crescendo. Um dos mais recentes sinais dessa evolução é a automatização de conteúdos.

Mas o que isso significa em termos práticos? Um robô escreve artigos para a empresa? Sim, basicamente é disso que estamos falando! No jornalismo, inclusive, já foram realizados testes em que o computador publicou, automaticamente, conteúdos de 500 palavras em questão de segundos.

Vale frisar, contudo, que a automação de conteúdos não conta com os aspectos humanos, como criatividade e estilo, sendo, atualmente, válida para divulgar informações provenientes de relatórios e estatísticas.

Percebeu como as tendências tecnológicas podem mudar significativamente no modo como a sua empresa faz marketing digital? O próximo passo, agora, é identificar quais delas são aplicáveis em sua empresa — caso já o tenha feito, sinta-se à vontade para nos contar!

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